S. S. PARAÍSO – Pelo segundo ano consecutivo, o Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas de São Sebastião do Paraíso (Comad) realizou o fórum para debater ações e realizações propostas para o setor.
O evento foi realizado na quinta-feira,25, no plenário da Câmara e contou com a presença de representantes de vários municípios da região. Norberto Silva Nunes, presidente do conselho local demonstrou preocupação com avanço do uso de substâncias psicoativas que tem assolado a juventude.
Na abertura dos trabalhos estavam participaram o prefeito Marcelo Morais, o vice-prefeito Daniel Tales, vereadores e representantes de municípios da região como Itamogi, Caconde (SP), Alpinópolis e Ribeirão Preto (SP). Morais e Daniel destacaram os avanços realizados pela prefeitura na área da saúde. O prefeito comentou em relação ao fortalecimento da rede de saúde mental em Paraíso e sua integração para que o paciente possa ter todo o atendimento de que ele precisa, bem como a ampliação dos Caps e a criação da Residência Terapêutica, tornando o Município referência no atendimento psicossocial.
O evento teve a presença da subsecretária estadual de Políticas Sobre Drogas, Cláudia Gonçalves Leite, que fez a palestra inicial do encontro. Ainda na parte da manhã foi realizada mesa redonda com abordagem sobre as estratégias de prevenção. Na oportunidade também foram debatidos temas referentes ao tratamento e reinserção social. A primeira parte dos trabalhos foi concluída com uma mesa redonda.
No período da tarde os trabalhos foram abertos com palestra ministrada pelo médico psiquiatra, da UFMG, Frederico Garcia, que abordou o tema vacina Calixcoca. Em seguida ocorreu a segunda mesa redonda, com tema Segurança Pública, Prevenção e Estratégias sobre Políticas Públicas sobre drogas. Os debates foram mediados por Dilermano Augusto de Souza Júnior e participação da subsecretária Claudia Leite; do defensor público, Edson Vander Assunção; Élcio Machado representante do Proerd; do delegado de polícia, Carlos Brazil; e do secretário municipal de Segurança Pública, Trânsito e Transportes, João Paulo Bueno.
Segundo o presidente do Comad, Norberto Silva Nunes, a situação da dependência química ou substâncias psicoativas é preocupante, pois, atinge cada vez mais adolescentes e jovens. Ele comentou que durante o foram tratados temas relacionados a estratégias na prevenção, tratamento e reinserção social, dessas pessoas. Abordou-se inclusive sobre a vacina terapêutica. Conforme os especialistas apesar dos investimentos o uso do medicamento traz esperanças para o tratamento, mas requer cautela quanto a sua utilização.