Ícone do site Folhadamanha

Com Paraíso, Ameg amplia para 22 as cidades consorciadas

Foto: Arquivo FM.

PASSOS – A Associação Pública dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (Ameg) alcançou um marco histórico ao atingir o total de 22 municípios consorciados na última semana. Essa conquista foi possível após aprovação da Câmara de São Sebastião do Paraíso, que autorizou o retorno da cidade ao consórcio.

“Como presidente da Ameg em exercício, só tenho a agradecer ao prefeito Marcelo Morais e todos os vereadores de São Sebastião do Paraíso, que reconheceram a importância da nossa associação para o desenvolvimento regional”, destacou o prefeito de Passos Diego Oliveira.

Segundo a Ameg, associação foi fundada em 30 de novembro de 1984, como uma das 41 associações criadas em Minas Gerais com o objetivo de descentralizar ações e subdividir as macrorregiões em microrregiões, levando em consideração critérios como bacias hidrográficas, identidade regional e entroncamentos rodoviários.

De acordo com a associação, apenas nove cidades fizeram parte em sua fundação. Ao longo dos anos, devido a questões diversas, houve uma rotatividade de municípios participantes, com alguns entrando e saindo do consórcio conforme as mudanças de dirigentes municipais.

Entre 2007 e 2009, a Ameg chegou a ter 19 municípios associados, mas esse número diminuiu nos anos seguintes, chegando a apenas oito em 2019. Nesse momento, já se discutia a possibilidade de transformação da associação em um consórcio público, o que permitiria à Ameg ofertar mais serviços.

Após a apreciação do projeto pelas câmaras municipais, a Ameg foi transformada em um Consórcio Público no final de 2019. Com essa mudança, serviços como licitações conjuntas, serviços de engenharia, patrulha motomecanizada, castramóvel e serviço de inspeção municipal passaram a ser oferecidos aos municípios, que viram vantagens em retornar ao consórcio e o valor de rateio entre os municípios diminuiu à medida que mais cidades aderiram, tornando a participação ainda mais vantajosa.

Segundo a Ameg, a adesão de São Sebastião do Paraíso ao consórcio resulta em uma nova redução no valor de rateio dos serviços para os municípios, possibilitando mais serviços pela associação. Um exemplo, é o serviço de engenharia, muito demandado pelos municípios, que deve contar com mais profissionais.

Conforme informações da Ameg, a intenção é buscar ampliação da frota da patrulha motomecanizada, que realiza a manutenção das estradas rurais em todas as cidades da região. Já o serviço de inspeção municipal, além de mais acessível, permiti aos produtores de alimentos de origem animal comercializarem seus produtos em todos os estabelecimentos comerciais dos 22 municípios consorciados. Além disso, em parceria com o Instituto Federal de Minas Gerais (IF Sul de Minas) campus Passos, serão oferecidos cursos de qualificação profissional para os servidores da administração pública, contribuindo para o aprimoramento dos colaboradores das prefeituras.

Para a Ameg, a ampliação para 22 municípios consorciados é um passo importante para o desenvolvimento regional. Assim, a união e cooperação entre os municípios demonstram a importância da associação na busca por soluções conjuntas para os desafios enfrentados pela região, com a expectativa de ampliar e fortalecer ainda mais a atuação da associação em prol do desenvolvimento sustentável e integrado dos municípios consorciados.

Fazem parte do Consórcio – Ameg os municípios de Alpinópolis, Capetinga, Capitólio, Carmo do Rio Claro, Cássia, Claraval, Delfinópolis, Doresópolis, Fortaleza de Minas, Guapé, Ibiraci, Itaú de Minas, Passos, Pimenta, Piumhi, Pratápolis, São João Batista do Glória, São José da Barra, São Roque de Minas, São Sebastião do Paraíso, São Tomás de Aquino e Vargem Bonita.

Sair da versão mobile