Destaques Geral

Com 8,2 pontos, Escola Francina lidera no Ideb

17 de agosto de 2024

Índice contabiliza a qualidade da educação das instituições / Foto: Reprodução

Leonardo Natalino

 

PASSOS – A Escola Municipal Professora Francina de Andrade teve a melhor nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica 2023 (Ideb) entre as instituições de ensino de Passos na categoria de Ensino Fundamental – Anos iniciais, que abrange do primeiro ao quinto ano.

O Ideb é o índice que mede a qualidade da educação no Brasil. O indicador foi criado em 2007 com metas para cada estado brasileiro e cada unidade escolar. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Com índice de 8,2 em 2023, a Escola Municipal Professora Francina de Andrade subiu 0,7 ponto em relação ao índice de 2021, quando registrou 7,5. Em Passos, é a única com nota superior a oito.

No Sul de Minas, a Francina de Andrade teve a segunda melhor nota nos anos iniciais, atrás do Colégio Tiradentes da PMMG de Lavras, que registrou 8,3. O Colégio Tiradentes da PMMG de Passos, com 7,7, e a Escola Municipal Carmelia Dramis Malaguti, de Itaú de Minas, também com 7,7, estão entre as dez melhores no Sul de Minas.

A Francina, o Tiradentes, a Escola Estadual Nazle Jabur e a Escola Municipal Professora Luzia de Abreu Silva são as únicas instituições de ensino com nota superior a sete para os anos iniciais do ensino fundamental em Passos. O pior índice foi registrado na Escola Estadual Professor Jair Santos.

Anos finais

Entre as 20 instituições analisadas nos anos finais do ensino fundamental (sexto ao nono ano) listadas pelo Inep, o Colégio Tiradentes teve o maior índice (6,7), o mesmo da pesquisa anterior, de 2021, sendo o único com nota superior a seis. No Sul de Minas, é o terceiro colocado, atrás da unidade de Pouso Alegre (6,9) e da Escola Estadual José Franco (7), de Caldas.

Na sequência aparecem as escolas municipais Coronel Azarias de Melo e Professor Hilarino Moraes; as escolas estaduais Nazle Jabur e Nossa Senhora da Penha; e a municipal Dr. Manoel Patti. A escola com pior índice nessa categoria é a estadual Neca Quirino.

Ensino Médio

O Colégio Tiradentes teve o maior índice no ensino médio (4,6), mas não foi o suficiente para aparecer entre as dez melhores escolas do Sul de Minas. Em relação ao índice de 2021, a instituição teve queda de 1,3 ponto na nota.

Figuram atrás do Tiradentes a escola Nazle Jabur, Nossa Senhora da Penha, Lourenço de Andrade, Dulce Ferreira de Souza, Deus Universo e Virtude, São José e Doutor Tancredo de Almeida Neves. A Caetano Machado teve a pior nota.