Ícone do site Folhadamanha

Com 14,2 mil habitantes, Cohab é o bairro mais populoso de Passos

Além da Cohab, o município tem grande concentração populacional nos bairros Santa Luzia, Califórnia e Penha / Foto: Reprodução

Carlos Renato

PASSOS – O bairro Cohab é o que tem o maior número de moradores em Passos, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) extraídos no Censo Demográfico de 2022 e divulgados na semana passada. São 14.280 habitantes.

De acordo com o instituto, o bairro tem 5.472 residências e média populacional de 2,9 moradores em cada domicílio. A média da população urbana de Passos ficou em 2,63 habitantes.

A maior média populacional em uma localidade no município foi registrada no Califórnia, com 3 habitantes por domicílio. No bairro há 2.999 residências.

Em número total de habitantes, atrás da Cohab, aparecem os bairros Santa Luzia (8.257 habitantes), Califórnia (7.893) e Penha (7.584).

O órgão considera para fins estatísticos os domicílios particulares (casas e apartamentos) e domicílios coletivos (pensões, presídios, penitenciárias, quartéis, postos militares, asilos, orfanatos, conventos, hospitais e clínicas com internação, alojamento de trabalhadores).

O bairro Belo Horizonte possui o maior número de domicílios coletivos, com nove unidades, seguido pelo bairros Centro e Santa Casa, com quatro unidades cada. O bairro São Francisco possui três unidades coletivas e o bairro Muarama duas.

Segundo informa a coordenadora regional do IBGE em Passos, Christiane Ávila, o instituto considera como bairros apenas as divisões ou zoneamentos internos aos municípios legalmente instituídos pelo poder municipal, ou seja, respeitando a Lei de Bairros.

“Há cidades, que por serem menores, não possuem nenhuma legislação que cria e delimita bairros. Nestes casos, a divulgação de dados é realizada somente a nível municipal”, destacou.

Em relação a Passos, Christiane ressalta que o município possui legislação sobre zoneamento interno, com a divisão específica de bairros. “O IBGE divulga as informações até o nível de bairro, exatamente como consta em lei”.

“Ocorre que dentro de um bairro podem existir vários ‘loteamentos ou localidades’, que podem ser popularmente conhecidos como ‘bairros’, mas não são legalmente constituídos assim, fazendo parte ou sendo incorporado por um outro bairro”, explica a coordenadora.

“Como exemplo, em Passos temos o ‘bairro Vila Rica, que é instituído por lei. Mas dentro dele existem diversos loteamentos como o Novo Mundo I e II, Condomínio das Nações, Condomínio Vale Verde, Villagio D’Itália, Recanto do Bosque, entre outros. Estes loteamentos são considerados como bairros pela população para fins de localização, no entanto, não podem ser divulgados em separado por não haver essa delimitação em lei”, afirma Christiane.

Outros exemplos encontrados no município são o bairro Belo Horizonte, que pode ser desmembrado por Novo Horizonte e Monsenhor Messias; a Aclimação que é desmembrada pelos loteamentos Jardim Canadá, Jardim Itália, Jardim Flamboyant, Recanto da Teka e Serra Verde. Já no bairro Colégio de Passos ainda consta o loteamento Jardim Casarão. O bairro Coimbras também é dividido por Nossa Senhora de Fátima, Jardim Helaine, Jardim Florença, Portal das Palmeiras, Recanto dos Pinheiros, dentre outros exemplos existentes em toda a extensão do perímetro urbano.

Sair da versão mobile