Colunas

EXPRESS PRESS

Cesar Tadeu

20 de Maio de 2022

criado e produzido pela artista plástica Rosely Barbon, como um presente à cidade de Passos, onde rosely - que é de tambaú - cria, trabalha e vive há 26 anos. a considerar a data da nota de compra das primeiras tintas para o painel, foram 2.555 dias até sua finalização. ou pouco mais de 39 dias para pintar e queimar cada uma das 65 placas de cerâmica porcelanizadas que compoem o painel (que mede 1,65m x 5,85m). a Obra de Rosely Barbon, colocada ao lado da entrada da pediatria, marcou o lançamento do Hospital da Mulher e da Criança - o hmc - na santa casa de passos


  • Terra de devoção e riquezas cul-turais, a vizinha cidade de Cássia tem agora o maior Santuário do mundo dedicado à Santa Rita – de Cáscia. O empresário Paulo Flá vio de Melo Carvalho é o doador integral da obra desse Novo San tuário Diocesano de Santa Rita de Cássia que, de tão grande, preci sará de um tríduo para sua inaugu ração. Tudo começa hoje, ás 20h, com apresentação da banda “Ma estro Godofredo Barros” no pátio gigantesco do santuário; seguido pela benção e abertura da área comercial; após, apresentação de uma fanfarra de veteranos (?)…
  • …o corta-fitas de inauguração do Novo Santuário continua ama nhã quando, ás 9h acontecerá a missa solene de Sagração do No vo Santuário, presidida pelo bis po da Diocese de Guaxupé dom José Geraldo Lanza e concelebra da por dezenas de padres de Cás sia e da região..
  • …No alto onde foi plantado o novo santuário de Santa Rita em Cássia, a partir das 12h rola um show com Edinho Santa Cruz e banda. Ás 15h é hora de Adoração ao Santíssimo Sacramento, com benção solene; ás 19h outra missa com bênção dos voluntários. En cerrando a festança no sábado, ás 21h show com Adriana Arydes…
  • …no domingo, 22 de Maio, dia da Padroeira Santa Rita (e dia do aniversário de Cássia) a programa ção começaás 5h da madrugada, com a Missa dos Peregrinos, a ser rezada no Santuário Matriz, no centro da cidade. Ás 9h acontece a esperada Missa das Rosas, a ser concelebrada e presidida pelo bispo diocesano dom José Geral do, agora no Novo Santuário…
  • …Ás 11h, também no imenso novo santuário, o empresário cas siense Paulo Flávio de Melo Car valho assina, solenemente, toda a papelada referente a doação inte gral de todo o complexo do novo santuário, bem como de seus bens anexos, para a Diocese de Guaxu pé. A cerimônia de doação terá a participação do tenor Bruno Bioza…
  • …seguem missas a serem cele bradas ás 15h no Novo Santuári o; e ás 17h, no Santuário Matriz (no centro da cidade). Logo após, ás 18h em cortejo com procissão luminosa saindo do Santuário Matriz para o Novo Santuário se gue, em carro do Corpo de Bom beiros, a imagem do corpo de Santa Rita – que também serve co mo Relicário da Santa. Na chega da ao Novo Santuário acontece a última missa do Dia da Padroei ra, neste 2022 – da inauguração do maior Santuário do mundo dedicado à Santa Rita – em Cássia.
  • Sangue Azul – butique multi marcas masculina. Na Avenida da Moda, 3092.
    A caminho de todas estas soleni dades, missas, procissões e que tais, milhares de passenses de vem bater o ponto nos próximos três dias em Cássia. Amanhã por exemplo, faça frio, geada, friaca ou nevasca, cerca de 300 pessoas se dirigem – a pé, saindo de frente à centenária Capela da Penha, no alto da Penha – ao novo Santuário de Cássia. Vão pela estrada velha Passos-Cássia, que é de terra. Qual a distância??? Da frente da Capela da Penha à ftente do Novo Santuário, exatos 44 quilôme tros! Voltam de ônibus, porque eles são devotos, não são loucos…
  • …às 12h (do domingo) será a vez da partida de um verdadeiro comboio de ônibus levando (e tra zendo) passenses ao Novo Santu ário em Cássia. A propósito, já não há mais ônibus nem de linha, nem particulares, disponíveis pa ra o trecho Passos-Cássia, ida e volta, neste final de semana.
  • Mas preocupem não, devotos, devotas, peregrinos e bugrada em geral com destino ao maior San tuário dedicado à Santa Rita no mundo: o santuário de Cássia é enorme, a área de estacionamen to é gigantesca. No oficial, a igre ja comporta 5 mil fiéis assenta dos. Sem espremer, dá pra colo car lá dentro uma 7 mil almas de votas. Se apertar, dá pra alocar aí, por baixo, umas outras quase 300 mil pessoas…
  • …considerem que na área de abrangência, por exemplo, da poderosa AMEG – ou Consórcio AMEG – suas quase 30 cidades afiliadas (Cássia, do Novo Santu ário, inclusive) somam algo como 470 mil habitantes. De mamando a caducando, a propósito, Cássia – a cidade anfitriã – tem popula ção estimada (em 2021) de 17.741 habitantes (no oficial a população no último Censo, em 2010, con tou 17.412 pessoas)…
  • …De modos que, como está es crito no convite oficial da inaugu ração “A Diocese de Guaxupé e o empresário Paulo Flávio de Melo Carvalho, doador integral da obra, convidam para a inaugura ção do Novo Santuário Diocesa no de Santa Rita de Cássia, o ma ior dedicado a ela no mundo, que acontecerá nos dias 20, 21 e 22 de maio de 2022, na cidade de Cássia, Minas Gerais. Contamos com a sua presença. Obs: Não será necessária a confir mação de presença.” Como num coração de mãe, no Novo Santuário Dio cesano de Santa Rita de Cássia cabem todos!

O ator passense Danton Mello dá conta de que tem novo trailer de “Predestinado” – segundo danton, um dos personagens mais difíceis da sua carreira: o medium mineiro zé Arigó! o filme tem estreia marcada para 1º de setembro, nos cinemas


  • Torneiras, bicas, chuveiros, pi as, cubas, bacias, acessórios para cozinhas, banheiros e áreas exter nas. A Ponto Bello Passos – a pri meira butique de pisos e reves timentos da região – agora tam bém é a casa chique das louças e metais sanitários da Deca…
  • …Deca é sinônimo de alto padrão de durabilidade, qualida de e beleza para a sua casa. Com uma grande linha de produtos voltados para o uso em cozinhas, banheiros e área de serviço, Pon to Bello/Deca oferece uma série de objetos fundamentais no dia a dia de uma casa, ou comércio, com qualidade e resistência, além de um visual que faz toda a dife rença. E produtos que são exclusivos para as lojas Deca Red, que é o caso da Ponto Bello Acabamentos. Na La vras, esquina com Dr Mano el Patti.
  • Os chuviscos ao longo do dia de domingo passado aca baram por fazer água na volta do esperado Piquenique da Estação. A água secou, a fria ca chegou e o coletivo Ocupe Estação Cultura de Passos já avisou: próximo domingo 22 vai rolar a edição 23 do Pique nique da Estação. Sem chan ce para o frio! Ainda em tempo de festejar o 164º ani versário da Ardeia amada, o Piquenique da Estação aconte-ce por conta do trabalho de mui tas mãos e mentes…
  • …Vem todo mundo. O piqueni que é, antes de tudo mais, um grande encontro de diferentes em torno de uma cidade possível, ocupando a Estação Cultura com arte!..
  • …na retaguarda de auê multi-étnico-social-cultural tem a Se cretaria de Cultura e Patrimônio Histórico da Prefeitura de Passos e o Conselho Municipal do Patri mônio Cultural, salve! salve!
  • Acupuntura como tratamento, massagem como relaxamento, com atendimento a domicílio e com todos os procedimentos de seguran ça, conforme os tempos atuais. Pela fisioterapeuta e acu punturista Mayna Elias. Agenda mentos pelo 9-9119-8690 ou 9-9946-0881.
  • A poderosa, feliz & vibrante diretora pedagógica da APAE Passos, Terezinha de Lourdes Pereira (atuante também como coordenadora do setor escolar da casa) vem, com muita alegria, anunciar que está de volta a tradicional festa junina. De forma presencial, a 18ª Festa Junina APAE Passos será realizada nos dias 2 e 3 de Junho, a partir das 19h, no ginásio de esporte da APAE. Também de volta com a festa vem o estrelado leilão, aquela fartura toda de muitas comidas típicas, a decoraçãoda quadra que é sempre pra lá de impactante, a animação. De quebra a entrada é gratuita!
  • A Munditur programou Saída Extra Munditur/Cirque Du Soleil-Bazzar. De 23 a 25 de Setembro, saindo de Passos, com luga res limitados! O espetáculo “Bazzar” celebra a volta da trupe do Cirque Du Soleil ao Brasil. “Bazzar” é um show completa mente alegre, colorido, animado, repleto de luzes – para encantar famílias e visitantes da atração, com todo o fascínio dos espetácu los do Cirque du Soleil…
  • …A Saída Extra Munditur/Cir que Du Soleil – saindo de Passos – inclui transporte em ônibus executivo de turismo; 2 noites no Renaissance São Paulo Hotel (5* na região da Paulista, com café da manhã); ingresso para Cirque du Soleil setor Gold (½ entrada), com transporte ida e volta; 1 refeição; passeio cultural no sábado; Seguro Saúde e guia acompanhante Munditur duran te todo percurso. E pagamento em até 6 vezes. Reserve seu lugar. Mais informações com a Mun ditur pelo 35/9-8856-4558 ou 35/3521-6373. Ou na Rua Santo Antonio, 63.
  • Loucura, loucura, loucura! A tela prateada do Cine Roxy vai se dividir nesse fim de semana entre “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura” (em terceira semana de exibição) e Tom Cruise, vi ven do o retorno de “Top Gun-Mave rick”. Ingressos para esta pré-es treia já estão disponíveis e para os cinéfilos de plantão, o Roxy manda ver um verdadeiro crono grama de horários da semana (do final de semana). Se liga no esque minha, pra não se confundir, bu grada: hoje tem Doctor Strange dublado, ás 18h30 e ás 21h20…

Esfriou, não?!?
hora de se aquecer com os looks da Nova D, coleção “Refúgio Urbano” para o outono-inverno 2022. na avenida da moda


  • …Amanhã é o dia! Ás 15h30 e ás 18h30 rolam as primeiras exibições de “Top Gun” com Ma-verick dublado. Ás 21h:20 tem Doctor Strange. Os mesmos ho-rários valem para o domingo. Na segunda e terça-feira, em sessões ás 18h30 e 21h20 (em multiverso dublado) tem mais “Doutor Es-tranho no Multiverso da Loucu-ra”. No oficial, Tom Cruise estre-lando “Top Gun- Maverick” tem estreia mundial no dia 26 de maio. Não pegue frio na fila. Compre seu ingresso na bilhe-teria do Roxy hoje mesmo, a partir das 17h30.
  • Próxima “Sessão Pipoca & Bala Pipper” apresenta “Imitação da Vida”. No Anfiteatro da Casa da Cultura, na próxima terça-feira, ás 20h, com entrada franca.

O novo santuário de santa rita de cássia, na vizinha cássia – de santa rita – em números: mais de 50 mil sacos de cimento – ou 2 milhões e 500 mil quilos de cimento – foram utilizados durante a construção. Foram 6 mil metros cúbicos de concreto; 25 mil toneladas de pedra e areia; 500 mil blocos de tijolos; 500 mil bloquetes; 100 quilômetros de cabos elétricos; 15 mil metros quadrados de piso; 60 mil metros quadrados de asfalto. Mais de uma centena de empresas fizeram parte do trabalho, que empregou mais de 500 pessoas, ao longo dos últimos 4 anos.
na Realização de um sonho-promessa idealizado pelo empresário cassiense Paulo Flávio de Melo Carvalho: um novo santuário para Santa Rita, em Cássia