Dia a Dia

O mistério da Cachoeira do Fundão

GUSTAVO FERREIRA DE OLIVEIRA

18 de junho de 2021

Em um belo dia, dois amigos combinaram de andar de bicicleta. Acordaram cedo e nem se preocuparam com o pedido das mães para que não fossem. O tempo estava bem fechado e armando várias nuvens de chuva.

Eles combinaram de ir até a Cachoeira do Fundão, uma das localidades de difícil acesso do Parque Nacional da Canastra. Depois de horas pedalando, estavam muito cansados e resolveram deitar-se debaixo de uma mangueira que ficava no pomar abandonado de uma casa em ruínas situada no caminho da cachoeira.

Não se sabe quanto tempo dormiram, mas se levantaram muito assustados, escutando grande estrondo. Não era nada demais, era apenas um trovão. Os dois resolveram dar mais um cochilo. Não se sabe se devido ao vento, de repente, caiu uma manga na cabeça de um dos meninos, que acordou as[1]sustado, pois não viu seu amigo ali por perto. Gritou muitas vezes. Andou em todo o pomar, no meio do capinzal, nas moitas de bambu e nada de encontrá-lo.

Com a certeza de que o amigo estava querendo lhe assustar, ele foi procurar as bicicletas. Estranhamente, as duas bicicletas estavam no mesmo lugar onde haviam deixado. Foi até a margem do rio e não viu sinais do amigo. Com um pouco de medo, resolveu ir até a Cachoeira, pois talvez o amigo estivesse lá e tudo não passasse de uma brincadeira.

Sem encontrar nenhum rastro, voltou à tapera. Já estava escuro e chovendo muito. Ele estava com medo e cansado. Bebeu um pouco de água da chuva e dormiu de novo. No outro dia, acordou com um barulho de galo cantando. Estranhou, pois ali não havia nenhum sinal de habitantes. Sem saber o que fazer, voltou ao pé de manga, onde no dia anterior ele e o amigo descansaram. O pior aconteceu: ele viu uma cova com uma cruz antiga e, por incrível que pareça, nela estava escrito o nome de seu amigo, com data de cinquenta anos atrás.

Apavorado, e sentindo dores pelo corpo, ele foi lavar o rosto no rio e viu seu reflexo. Ele agora era um homem de quase 70 anos. Na cidade, ninguém mais o conhecia… Mais tarde, soube da antiga história de dois rapazes que se perderam na Serra da Canastra e pelos habitantes soube também que, deles, acharam duas bicicletas e nada mais…

GUSTAVO FERREIRA DE OLIVEIRA faz parte de um grupo de alunos do 3º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, que no ano de 2018, integrando um grupo organizado pela escritora Maria Mineira, com o apoio da Cooperativa Educacional de São Roque de Minas lançou em 2019: “ Letras da Canastra- Cooperativa Educacional Escrevendo História”. Para adquirir um exemplar entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Presença nacional

‘El Presidente’, série do Prime Video, contará com Eduardo Moscovis e Maria Fernanda Cândido na segunda temporada. Intitulada ‘Jogo da Corrupção’, a nova leva de episódios abordará o início da trajetória da FIFA para se tornar uma potência comercial e política. Serão oito episódios, com uma hora cada. No entanto, ainda não há data de estreia definida

Em família

Com chegada ao Brasil no próximo dia 29, o serviço de streaming HBO Max terá Robin Thede e London Hughes como protagonistas de um reboot de ‘Primo Cruzado’, sitcom que fez sucesso entre os anos 1980 e 1990, na Globo. A trama original mostrava um homem de cidade grande que recebia em casa um primo distante.

Política animada

Lizzy Caplan, Christian Slater e Clark Duke estão entre os artistas que dublarão ‘Inside Job’, série de animação da Netflix. A história fala de um governo fantasma e sua equipe disfuncional. Mas, pelo menos por enquanto, ainda não foi batido o martelo sobre quando os episódios serão disponibilizados no catálogo do serviço de streaming.

Dose dupla

João Vitor Silva estará em duas produções importantes com lançamento para breve. Além de voltar a interpretar o conturbado Bruno na continuação de ‘Verdades Secretas’, que está sendo produzida para o Globoplay, ele participará da quarta temporada de ‘Sob Pressão’, da Globo.