Dia a Dia

Dê passos para a paz no trânsito – Parte 3 (final)

POR LUIZ GUILHERME WINTHER DE CASTRO

8 de março de 2021

Orientações ou conselhos para uma direção defensiva

01). Dirigir defensivamente significa estar totalmente atento no trânsito, não se distrair conversando, cantando, ouvindo música ou mesmo discutindo com alguém. Tudo isso pode ser feito, mas, sem perder a atenção. Quanto à discussão, nunca, deixar para depois de dirigir, se é que vale a pena discutir! Outros motoristas poderão cometer erros e a pessoa estando atenta, terá oportunidade de evitar um acidente, cujas consequências, nunca sabemos.

02) A maior parte dos erros de motoristas sérios e conscientes é involuntária, portanto, tentar se vingar, passando na frente, simulando uma fechada ou mesmo olhando feio ou xingando o outro, não é atitude aceitável e nem educada. Ou melhor ainda, nada civilizado!

03) O uso do cinto de segurança deve ser constante e inclusive na cidade.

04) Não se deve trocar fitas, CDs, pen drives ou mesmo mudar de estação de rádio com o carro em movimento. Uma leve distração e pronto! Aí, não adianta chorar o leite derramado, se ainda der para chorar, é claro! Defunto, pelo que eu saiba, não chora. Eu, ao menos, nunca vi!

05) Conversar pelo celular só com o veículo parado. Na verdade, é o que mais se vê no trânsito, o desrespeito é vergonhoso!

06) Dirigir sempre com as duas mãos no volante. Só soltar a mão que muda a marcha, quando necessário.

07) Nunca dirigir depois de ingerir bebida alcoólica (já mencionamos antes), é uma regra de direção defensiva. Se fizer uso de medicamentos psicotrópicos, todo cuidado é pouco, pois alguns medicamentos causam sonolência diminuindo os reflexos da pessoa. Consultar o seu médico é o melhor caminho e seguindo os conselhos dele.

08) Crianças sempre devem estar no banco traseiro, com cinto de segurança ou na cadeirinha, conforme a idade. Animais de estimação também.

09) Sendo ciclista ou motociclista, seguir todas as normas e regras destinadas ao condutor. Capacete, luvas e protetores para joelhos são imprescindíveis. É direção defensiva!

10) Revisões periódicas para manutenção do veículo também é direção defensiva, pois, com tais cuidados, a possibilidade de um defeito mecânico torna-se mais remota. Mas, nada é impossível de acontecer, máquina também quebra ou dá defeito. Nós também somos frágeis! No caso humano, até um alimento mal digerido ou um medicamento com efeito colateral poderá nos prosternar.

11) Respeitar os limites de velocidade conforme estipulados pelas regras de trânsito é extremamente importante. São baseadas em estudos científicos de engenharia de trânsito e nas leis da Física. Mas, o que mais nós vemos hoje em dia, principalmente por parte de condutores de motocicletas, bicicletas e um bom número de automóveis, também, é o total desrespeito. Muitos parecem não dar valor nem para a própria vida. Outro problema é que, há alguns anos, as ruas eram bem sinalizadas com placas indicativas de limite de velocidade. Hoje, dificilmente se vê tais placas. Nas estradas ainda existem várias e algumas até desatualizadas. Que bom seria que as autoridades responsáveis dessem uma boa atenção ao assunto.

12) Prestar atenção às placas de sinalização de ruas e estradas é um dever de quaisquer condutores. Placas que indicam a direção permitida, estacionamento proibido, conversão permitida ou proibida, etc, devem ser respeitadas, é claro. Mas, como já dissemos no item anterior, as placas indicando limite de velocidade nas cidades, sumiram!

13) Cruzamentos semaforizados (seria um neologismo?) precisam de muita atenção, pois devem ser respeitados os sinais luminosos gerados pelo semáforo. Como dependem de energia elétrica e estão sujeitos a defeitos, todo cuidado é pouco. Uma simples distração poderá ocasionar problemas desagradáveis.


Telefones úteis

A cartilha do Compass ainda fornece os telefones ligados às situações de trânsito. São telefones da época da cartilha, portanto precisam ser confirmados: Secretaria de Planejamento: 3522-6712 ; Transpass: 3522-6351; Manutenção de Semáforos: 9967-6351, sendo celular, acrescentar mais um nove no início; Polícia Militar: 190; Polícia Civil: 147; Polícia Rodoviária: 3521-0701; Bombeiros: 193; Pronto Socorro: 192; Detran: 3522-7252.
Que sejamos solidários e mantenhamos a paz no trânsito.

LUIZ GUILHERME WINTHER DE CASTRO, professor de oratória e de técnica vocal para fala e canto em Carmo do Rio Claro/MG,  ex-professor do ensino comercial com reg. no MEC, formado no curso Normal Superior pela Unipac.