Dia a Dia

A arte de hospedar

11 de Maio de 2020

Foto: Divulgação (Site EBC)

Trabalhar com estabelecimentos de hospedagem é atender à indústria de turismo. Portanto, falar em turismo nos leva a falar em hospedagem. Existem vários tipos de turismo, vários segmentos da prática turística. Eu acredito que uma pessoa deixando seu lar e viajando para outra cidade a quaisquer pretextos, ela já estará fazendo um tipo de turismo.

Então, temos o turismo mais conhecido que é o turismo de lazer (férias, passeios), mas, outras inúmeras atividades e segmentos da sociedade também praticam o turismo e fomentam tal indústria.

“Para que haja um desenvolvimento turístico de quaisquer tipos ou modalidades é preciso que uma cidade tenha uma estrutura que atenda essa demanda, para suportar o fluxo de viajantes”.

Cada tipo de estabelecimentos citados a seguir tem suas características próprias e suas maneiras de trabalhar. O nível de categoria, de atendimento, varia desde os mais simples até os mais sofisticados, nos quais o cliente paga pelo luxo. Mesmo entre iguais tipos de estabelecimentos, cada um tem a sua “cultura, o seu modus operandi”. Vamos aos tipos conhecidos de hospedagem.

Um hostel é um tipo de hotel, “um filho” dos antigos albergues. Sua principal característica é a simplicidade, o preço acessível, a hospedagem compartilhada em um mesmo quarto com camas ou beliches e instalações sanitárias e para banhos. Oferece um café da manhã, pode oferecer um lanche ou refeição, dependendo do tipo de trabalho do estabelecimento.

O fato de ser simples não significa que não tenha suas normas de civilidade, de asseio e higiene. Pode não ter o luxo, mas tem um bom serviço e conforto. É uma modalidade de hospedagem com excelente aceitação, pela praticidade. Já há empresários apostando no hostel e se esmerando para atender muito bem. O compartilhamento pode ajudar na socialização das pessoas. De um provável novo relacionamento entre clientes até novos negócios poderão surgir!

Um hotel recebe hóspede com serviço de quarto ou apartamento e café da manhã. Alguns servem refeições ou têm restaurante conjugado.

Uma pousada oferece quartos, apartamentos, chalés ou bangalôs. Os serviços são praticamente os mesmos do hotel. Existem na cidade e zona rural também.O resort é mais espaçoso, com piscina, área de lazer, academia, recreações, trilhas, passeios a cavalo e na natureza. A palavra em português significa: “recorrer”. Existem alguns em nossa região.