Quinta Coluna

Quinta Coluna

15 de abril de 2020

É Páscoa! Cristo ressuscitou! Aleluia! No anno Domini 2020 o que o Senhor Bom Jesus dos Passos diria ao se deparar com quase que um congestionamento de veículos vindos das mais diversas direções para o centro da cidade. E ali, como num carrocel, contornado a praça e passando todos em frente a Sua casa matriz onde, numa tenda armada na frente do templo, o celebrante em vestes das mais solenes, arrematada por uma máscara hospitalar… Máscara hospitalar??? Sim, bugrada, sinal dos tempos 2020… Enfim, entre incensório & ladainhas, padre Sandro Henrique protagonizava, solenemente, a Benção do Santíssimo aos (motorizados) paroquianos! Centenas de veículos, sempre cheios.

 

 

***

 

  • “A notícia quando ela acontece!” Edição (virtual) #1627 do “Jornal da Franca”, que circulou ontem trouxe uma entrevista com (a francana) Luiza Helena Trajano a respeito disso tudo que está aqui, na vizinha Franca do Imperador e pelo mundo afora. A manchete, na capa do jornal virtual, destaca algumas falas de Luizinha: “Se comércio reabrir agora, não vai ter cliente”. Ela disse também que o Magazine Luiza foi um dos primeiros a fechar e será um dos últimos a abrir suas lojas…

 

  • A presidente do conselho de administração do Magalu defendeu que empresários do país mantenham por ora o nível de emprego ante a crise disparada pelo coronavírus no Brasil. E pediu também que os recursos prometidos por governos federal e estaduais cheguem rapidamente à população, lembrando que o governo federal deverá injetar na economia, nos próximos dois a três meses, 800 bilhões de reais…

 

  • …Luiza pensa que se o comércio reabrir as portas agora, como defendido pelo presidente Jair Bolsonaro e uma série de setores privados do país, “não vai ter cliente, porque as pessoas estão morrendo de medo. O que precisamos agora é de um pouco de previsibilidade (sobre o fim da quarentena)”, disse a poderosa executiva. Que pensa que a crise desencadeada pelo coronavírus é “10% de quando o Collor confiscou a poupança” (em março de 1990, para quem se esqueceu), disse ela.Lembrando que, apesar de todo o caos provocado no início daquele histórico confisco, no final, todos sobreviveram. Que assim seja outra vez, Luizinha!

 

  • A Nova D acredita que um look novo é capaz de dar um pouco de alegria a estes dias bicudinhos, mas que logo, logo irão passar. Neste momento em que a quarentena é ampla e geral, a Nova D vai de frete grátis e também um desconto pra lá de especial, de 20% na coleção “Tempos” que está nas araras e vitrines da loja, na Avenida da Moda. E no E-store Nova D (www.novad.com.br) In vista-se!

 

  • Pelos lados do CPN, babau Baile de Aleluia! E que bailão seria:animando a festa, Edinho Santa Cruz e Banda. Mas, não menos por conta do Covid-19, o que rolou mesmo foi a devolução de valores por quem comprou mesas e/ou convites para o show. A devolução, na verdade, começa hoje e se estende até 27 de abril, das 13h às 18h, na secretaria do CPN. Aos sábado não haverá devolução. Melhor notícia: o baile-show com Edinho Santa Cruz e Banda será remarcado, em breve.

 

  • A propósito do CPN, quando o vermelho-e-branco puder reabrir todo seu complexo de lazer aos associados para, juntos novamente, suar, comemorar títulos e conquistas de seus atletas e equipes esportivas, divertir com os melhores shows e happy hours da região, aproveitar as piscinas, quiosques, sauna, quadras, playground, aulas e tudo mais de um clube que tem um número de associados maior do que a população de algumas cidades da região, vai reabrir carregadinho de novidades…

 

  • …para os tenistas, por exemplo, tem quadra com todas as linhas de marcação trocadas por novas, mais visíveis que nunca. E a correção do piso na área de saque. O piso do CCF, no prédio anexo também foi totalmente trocado e está prontinho para utilização em suas diversas atividades. O fraldário também está novinho em folha, para um banho quentinho na criança, trocar fraldas, esquentar mamadeira entre outros cuidados.

 

  • A academia do CPN vai voltar mais forte ainda! Além dos recém estreados simuladores de escada, foram adquiridos mais 500 quilos de anilhas; conjunto de barras com suporte; duas dezenas de barras montadas (10 retas e 10 em W) de 15 kg a 35 kg; 2 estantes de halteres de 1 kg a 10 kg.

 

  • E para o associado vermelho-e-branco não mofar na quarentena, tem o “CPN Em Casa”, onde mais de 3.000 associadossão atendidos em 120 grupos de Whatsapp, entre os já existentes. Novos criados estão sendo criados, para ampliação do projeto “CPN Em Casa” – recheado de videoaulas para setores como academia, pilates, LesMills, ginástica localizada, hidroginástica, natação, funcional, balé, zumba, alongamento, futsal, judô, jiu-jitsu, muay thai, basquete, vôlei, karatê, futebol society, corrida. O clube Passense de Natação é uma cidade olímpica.

 

  • Turistas profissionais, viajantes a trabalho ou a passeio, ou passageiros passageiros que tiveram que apertar o “pause” na viagem dos sonhos ou de negócios, por conta do coronavírus, isso não significa o fim da viagem! Como o Covid-19, tudo é passageiro (menos o condutor e o pessoal do serviço de bordo!) Então não cancele: remarque suas passagens, hospedagens e passeios. Aproveite esta escala não programada, para replanejar a oportunidade de viver uma experiência incrível. Sua viagem dos sonhos só foi adiada! Qual é o primeiro destino que você quer conhecer depois que passar tudo isto? Conta pra Munditur: ela tem a viagem de seus sonhos. Pelo e-mail munditur@munditur.com.br

 

  • Foi um verdadeiro “Vale a Pena Ver de Novo”. E, talvez pelas circunstâncias, com uma audiência que rivalizou com as edições ao vivo. Assim sendo, se não tivemos Paixão ao Vivo – em espetáculo ao vivo, a cores e em tempo real em 2020 – habemus o acervo do videorama Itamar Bonfim. Que na Sexta-feira Santa mandou ver logo duas encenações da Paixão made im n Passos: a versão 1989, apresentada indoor, na ribalta do Teatro Rotary…

 

  • …e, logo em seguida, a exibição de “Jesus – a Paixão ao Vivo”, encenada no antigo Porto Passos/Glória, com o então vencedor do Big Brother Brasil, o passense André Fontes – ou Dhomini, para a galera. E teve ainda a participação de um ícone do Teatro nas Minas Geraes, o (então octagenário) ator Ezechias Marques. Em 2003, arrastando milhares de veículos para a Rodovia Passos-Glória. Histórico aquilo!

 

  • Na tela da web TV Passos, a Sexta-feira da Paixão passada também teve “A Paixão de Cristo”, em sua versão 2011, com a participação de Gustavo José Lemos em praticamente sua cena final. Thales Di Carmo e Felipe Terra dirigiram o espetáculo produzido pelo Departamento de Cultura da então Secel. No elenco, Helder Garcia, como Jesus; Sérgio Machado foi João Batista; Natany França interpretou Salomé; Aline Nascimento foi a Samaritana e a Verônica; o diretor Felipe Terra foi Anás; Judas: Hebert de Oliveira; Job Gonçalves foi o Anjo da Ressurreição. E Gustavo José Lemos interpretou Herodes. “A Paixão de Cristo” pela web TV Passos teve mais de 12.000 visualizações, bugrada!

 

  • Enquanto reprises da “Paixão ao Vivo” povoavam as telinhas por aqui, pelos lados de Boston/Massachusetts – onde a quarentena já vai para um mês – Edelweiss Lemos era a convidada do Projeto “Mostra sua Cara”, programa de entrevistas para uma web TV para os brazucas na America. Ao vivo, pelo canal ZOOM, a atriz, escritora, diretora teatral e artista plástica Edel Holz (a Edelweiss Lemos, irmã de Gustavo) foi falar como “Num País Capitalista Onde Todos Falam Inglês, Como Sobreviver de Teatro falado em Português”.

 

  • A freguesia – porque ele já tem até uma freguesia -, quer saber: quando toda a pandemia passar o Projeto Vitrolinha fica? Quem tem a resposta é Wilson Crivelin Jr, que não é poste, por isso não fica parado nem que a quarentena seja eterna. Crivelin juntou o melhor do mundo da música em vinis & CDs que povoam sua coleção, mais todo o aparato de som pra lá de profissional que ele tem em casa, mais um tempinho de sobra no isolamento social, mixou tudo e pôs nas redes o “Projeto Vitrolinha”…

 

  • …De Yes, The Velvet Under ground, trilhas sonoras de filmes e novelas, boleros, o Dance Fe ver (um CD mixado por Wilson para uma festa antológica que rolou no Reino AiA), o som dos Anos 1970, 1980. Teve a trilha de Godspell e Jesus Cristo Superstar na Sexta-feira da Paixão… O Projeto Vitrolinha está no ar, via Facebook, diariamente por volta das 13 h. Conecte-se!  “Bem-aventurados os que andam passeando à toa, em breve eles verão o Senhor”. (Teimosos 1.1)

 

  • Colocada numa sinuca de bico, a diplomática e sábia madre su periora foi inquerida, ao mesmo, tempo pelo pessoal a favor e pelo pessoal contrário a abertura do comércio, por agora. Em meio à inflamada polarização, a superio ra mandou ver: “quem quiser trabalhar e pegar o vírus, vai; quem quiser ficar em casa e perder o emprego, que fique. Aí, depois, quem ficou em casa e perdeu o emprego, pega a vaga de quem foi trabalhar …e morreu. Pronto, resolvido.”

***

 

ENIO MODESTO NA GUITARRA E VOZ; ROSOEL, NA GUITARRA SOLO; KAIBE, NO BAIXO E JULIANO, NA BATERIA SÃO OS CARAS E AS CARAS DA NOVA BANDA DELTA BROTHERS – QUE FEZ UMA LIVE DE ESTREIA NO SÁBADO, CONTABILIZANDO MAIS DE  450 VISUALIZAÇÕES (ACIMA) PORQUE OS DIAS (AS TARDES, AS NOITES E ATÉ AS ALTAS HORAS) SÃO DE LIVE: DIRETO DO WOODSTOCK BAR, MAGRÃO & CIA REABILITARAM A CLÁSSICA SANTÍSSIMA TRINDADE,EM DUAS LIVES (DIREITA). POR ENQUANTO!

ENQUANTO ISSO, MARCÍLIO E MATHEUS LEITE – OS BROTHERS M-2 MANDAM AVISAR QUE VEM AÍ UMA LIVE COM A BANDA TEQUILA (NO ALTO, À DIREITA), PARA ENTRAR PARA A HISTÓRIA

 

 

 

 

***

 

A moda não está apenas no vestir: está muito mais em usar aquilo que faz você se sentir única, com um estilo só seu.
“Sentidos” – a coleção outono/inverno da Kollok te espera na Avenida da Moda!