Quinta Coluna

Quinta Coluna: Enquanto você estava aí, sem saber se sim, se não…

Por César Tadeu

8 de abril de 2020

Enquanto você estava, aí, sem saber se sim, se não…

 

  • Em meio a este pandemônio todo acerca da pandemia do Covid-19, bugrada, talvez tenha passado pouco percebido que aqui, ali, acolá, bem como no mundo inteiro, a ordem mundial para enfrentamento do novo coronavírus (o de número 19) é regida por normas e decretos, com todas as suas variações – aqui, ali, acolá, bem como no mundo inteiro; afinal, cada caso é um caso.

 

  • Aqui na Ardeia, por exemplo, toda esta situação de exceção – pode não parecer aos mais incautos – está sob a vigência do já histórico Decreto nº 1.541, datado de 20 de Março de 2020, aquele que “Consolida normas do Município de Passos em razão do surto da doença Novo Coronavírus – COVID-19 – SARS-Cov-2 – 1.5.1.1.0, ratifica medidas adotadas para seu enfrentamento, conforme Lei Federal nº 13.979, de 6 de Fevereiro de 2020 e dá outras providências…”

 

  • Tal decreto, composto por extensíssimos 44 artigos, foi datado e assinado pelo Prefeito Municipal de Passos/MG, Carlos Renato Lima Reis, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo art. 72, incisos VIII e art. 153 da Lei Orgânica Municipal. Diga-se, ainda, que o Decreto nº 1.541 também vem abaixo assinado pelo Procurador Geral do Município, o advogado Marcelo Oliveira Vasconcelos.

 

  • O Decreto nº 1.541 em seu Artigo 1º manda ver que “Fica ratificada a declaração de SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA (assim mesmo, em letras maiúsculas) em Saúde Pública no âmbito do Município de Passos, em razão de epidemia de doença infecciosa viral respiratória Covid-19, etc. etc. etc. Daí que em seu Artigo 8º “Para efetivo enfrentamento da crise instalada, nos moldes do Decreto no 1.532/2020, fica ratificada a criação no âmbito do Município de Passos, do Comitê Gestor para elaboração e acompanhamento do Plano Municipal de Prevenção e Contingenciamento em Saúde do Covid-19”…

 

  • …que em seu parágrafo1º designa como membros de tal Comitê Gestor, para conduzir todos os munícipes, preferencialmente sãos & salvos até o fim de tudo isso, como presidente o Secretário Municipal de Saúde, Antônio Donizete Lopes; o médico infectologistado Sistema Municipal de Saúde, Sérgio Silveira Júnior é o coordenador dos trabalhos; a médica infectologista/SMS, Rosa Porto Viana Teixeira é a Referência em Infectologia/SMS, enquanto que a médica infectologista/SMS, Priscila Freitas das Neves é a referência em Infectologia pela Santa Casa de Misericórdia de Passos…

 

  • …o diretor e epidemiologia do SMS, Thiago Agnelo de Souza Salum, é a referência em Epidemiologia/SMS; o médico e diretor técnico da UPA, Bruno Borges Reis, a referência técnica pela UPA; a enfermeira/epidemiologia da Prefeitura de Passos, Paula Tavares Freitas é a referência epidemiologia/SMS; a enfermeira do Hospital São José-Unimed, Thaís Cristina Ramos, responde como referência hospitalar São José-Unimed; a enfermeira Priscilla Corrêa Rabello, como referência da CCIH da Santa Casa de Misericórdia de Passos; o médico e diretor t écnico da Santa Casa, José Ronaldo Alves, como referência técnica/SCMP; a enfermeira/Atenção Primária, Sandra Renata da Silva é a referência em Atenção Primária do SMS; a enfermeira da UPA/SMS, Aline Oliveira Russi Pereira, referência em Urgência e Emergência/UPA; o diretor, biólogo/Média Complexidade do Sistema Municipal de Saúde, Maxuell Messias Ribeiro é o cara na referência em Gestão e Logística pela Prefeitura Municipal de Passos.

 

  • Calma, que ainda não acabou! Conforme reza o parágrafo 2º tem também os consultores externos, para assessoramento do Comitê Gestor; composto pela Superintendência Regional de Saúde, no quesito Suporte Técnico; pelos advogados Marcelo Oliveira Vasconcelos e Rômulo de Oliveira Fraga, no Suporte Jurídico; Gilberto Vieira de Oliveira, no Suporte Administrativo e Felipe Lobato Borges, no Suporte em Comunicação
    Entre um tanto de outros tantos, é responsabilidade do poderoso Comitê Gestor, a elaboração do “Plano Municipal de Prevenção e Contingenciamento em Saúde do Covid-19”, para, também entre outras ações, “a adequação de medidas, protocolos, atendimentos e gerenciamento de crise no combate da infecção e tratamento dos pacientes com suspeita de infecção e com resultado positivo para a doença”, por exemplo. Ou o contingenciamento social. Ou qual comércio abre, qual comércio fecha.
  • Os integrantes do Comitê, através de seu presidente, é quem organiza as reuniões técnicas necessárias para estudos, elaboração de planos e medidas, mesmo não havendo vinculação de participação mínima dos integrantes em razão da situação existente e da necessidade de permanência, também, nos postos de trabalho.
    O vasto Decreto nº 1.541 em seu Artigo 14 ratifica “a criação no Município da Brigada de Enfrentamento para acompanhamento das medidas de prevenção e contingenciamento em saúde do Covid-19 no município de Passos…

 

  • …o Artigo15 diz que, entre as atribuições da Brigada de Enfrentamento, estão a realização do acompanhamento e vistorias nos estabelecimentos comerciais com imposição de modificação de posturas, horários e modelo de funcionamento, por normativa vinculada à prevenção e contenção da disseminação do Covid-19; o acompanhamento de pessoas cujo isolamento ou situação de quarentena tenha sido imposta ou orientada; a fiscalização da prática de delitos contra consumidores, com apoio do Procon Municipal e Estadual; e outras medidas que se fizerem necessárias…

 

  • Para o cumprimento das atribuições conferidas pelo Art.15 a Brigada de Enfrentamento poderá contar com apoio das Polícias Militar e Civil, dos Bombeiros Militares, do Exército, através do Tiro de Guerra, do Ministério Público, da Secretaria de Estado de Saúde, e demais autoridades municipais, estadual ou federal, que se disponibilizarem no auxílio do acompanhamento.

 

  • Para estes dias de um certo abrandamento verificado na Ardeia, em relação ao cumprimento do isolamento social, o penúltimo e Artigo 43 do Decreto nº 1.541 diz que “A desobediência às regras dispostas no presente Decreto, inclusive a desobediência à orientação de isolamento ou quarentena acarretará a incidência de multa
    diária, sem prejuízo das demais providências cabíveis, acionamento judicial e comunicação das autoridades, bem como, nos demais casos, as multas previstas na legislação municipal, que deverão ser aplicadas por ato de desobediência, sem prejuízo das demais providências cabíveis”…

 

  • …lembrando que no último e Art. 44 está escrito que “este decreto entra em vigor na data de sua publicação. Passos, 20 de março de 2020.” Valendo até o Senhor dos Passos sabe quando!

 

  • Tradição, mas com um pé na mudernidade! Assim sendo, no Domingo de Ramos, A.D.2020 um tanto quanto apocalíptico e mesmo com a cristandade em quarentena, valeu mesmo o rito. As celebrações ao vivo (em igrejas vazias) nas paróquias, transmitidas via redes sociais ou rádios tiveram público bastante respeitável. Uma das missas celebradas na Paróquia Matriz Senhor Bom Jesus dos Passos, por exemplo, registrava bem mais de 1.000 visualizações em tempo real. Para um templo que, presencialmente, comporta cerca de 800 pessoas assentadas.

 

  • que marcaram o início da Semana Santa, pendurando ramos e folhas de palmeiras nas janelas e fachadas das casas…

 

  • Ramos e folhas de palmeiras nas janelas e fachadas das casas também fizeram parte da paisagem da Ardeia em Domingo de Ramos de isolamento social… mas com padre Sandro Henrique percorrendo as ruas da paróquia, em procissão motorizada de um veículo só. Assim, nem nas histórias de realismo fantástico latinoamericano de Gabriel Garcia Marques.

 

  • E a Semana Santa, carregadinha de eventos não para: todas as principais celebrações em torno da data nas 9 paróquias da cidade e também direto do Santuário Santo Anibal Maria de França – o Educandário, fariseu! – têm transmissão em tempo real, nas páginas das paróquias nas redes sociais (Facebook, Whatsapp e quetais) pela web TV Passos, pela TV OK, pelas ondas da Rádio Nossa Missão FM 87,9.

 

  • Guaxupensis: a celebração da Missa dos Santos Óleos, presidida pelo Bispo da Diocese dom José Lanza Neto também vai ter transmissão em tempo real, direto da Catedral Nossa Senhora das Dores. Amanhã, reunindo on line os padres das 87 paróquias, presentes em 36 municípios do sul/sudoeste das Minas Gerais.

 

  • Não, ovelha desgarrada: não vai haver lava-pés virtual durante a celebração da Santa Missa da Ceia do Senhor, na Quinta-feira (no Educandário, ás 18h30; na Matriz dos Passos, ás 19h, com vigília em seguida).

 

  • Professor, engenheiro agrônomo, agroambientalista, escritor, articulista do jornal “O Estado de São Paulo”, com mais de 127.300 seguidores, Xico Graziano encontrou um tempinho num final de semana para postar nas redes sociais que a “Soja quase toda colhida. Milho 100% plantado. Arroz e feijão garantido. Bezerrada toda nascida, granjas lotadas. Cana, café e laranja seguem firmes. O agricultor brasileiro não parou de trabalhar nenhum minuto. Nem pessimista, nem otimista: o agro deve ser realista. Quando passar essa crise, o agro estará mais forte do que quando nela entramos.” Então, que assim seja!

 

  • Peixe é do agro. Semana Santa sem peixe é pecado! Pelos lados do Pintado D’Ouro, o outro nome da Semana Santa é “semana do peixe”. Com os clássicos e fartos pratos da casa, agora servidos by delivery! Tem a tilápia à moda, pintado na brasa, tilápia no queijo, moquecas de pintado e camarão, isca de filé de tilápia, isca de filé de dourada, porções de camarão, camarão à grega entre outros pratos à base de peixes…

 

  • …Para os menos ortodoxos o Pintado D’Ouro serve ainda seus pratos à base de carne vermelha, como filé mignon e a picanha na brasa. Tudo pelo delivery: 35/3521-2261. Se pedir, vai até o chopp. Experimente!

 

  • Marco Tulio Lemos capitaneou – virtualmente, nas redes sociais – no domingo, o lançamento oficial do Projeto “Passos no Século XXI”. A presentação do projeto diz assim: “A cidade de Passos, localizada no Sudoeste de Minas Gerais, agora começa a direcionar o seu renascimento através de sua fênix (sic) rumo ao Século XXI, com novas idéias, novos ideais e um novo e diferenciado projeto.

 

  • No video exibido no Youtube, tem lá imagens do HRC, das cachoeiras & cascatas que desaguam nos lagos de Peixotos e Furnas, dos queijos, do Bloco Deixa o Cuca Aí, do Passos Motorcycles e de ilustríssimos como Edinho Santa Cruz, Hebert Mendonça, padre Sandro, Maurício Silveira Coelho, Negão da Sanfona, Juliano Cezar (in memorian) e Vivaldo Soares Neto.

 

  • Para quando tudo isso aí passar… Professor, engenheiro agrônomo, agroambientalista, escritor, articulista do jornal “O Estado de São Paulo”, com mais de 127.300 seguidores, Xico Graziano encontrou um tempinho num final de semana para postar nas redes sociais que a “Soja quase toda colhida. Milho 100% plantado. Arroz e feijão garantido. Bezerrada toda nascida, granjas lotadas. Cana, café e laranja seguem firmes”…
    …Graziano continua: “O agricultor brasileiro não parou de trabalhar nenhum minuto. Nem pessimista, nem otimista: o agro deve ser realista. Quando passar essa crise, o agro estará mais forte do que quando nela entramos.” Então, que assim seja!

 

  • São mais de 800 litros de hipoclorito de sódio diluidos em cada carregamento daqueles caminhões-tanque gigantes que a Prefeitura de Passos tem usado na lavação/purificação de espaços públicos da cidade, a fim de diminuir o risco de transmissão do novo coronavírus.

 

  • A pulverização com a substância popularmente conhecida como água sanitária – que é importante aliada na higienização de ambientes e na destruição do virus – já foi feita nas ruas no entorno da Santa Casa de Passos, da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), do Hospital São José-Unimed, nas avenidas Arouca, Francisco Avelino Maia, Expedicionários, Liquinha Coimbra, na Poços de Caldas, na Antonio Carlos e continua.

 

  • Enquanto isso, o mundo ficou mais silencioso e o planeta Terra está tremendo menos, é o que explicam os sismólogos de plantão. A diminuição do ruído sísmico provocado pela queda na circulação de pessoas e, principalmente, de veículos, fez com que as vibrações na crosta terrestre diminuissem. Até isto???

 

  • Com o isolamento obrigatório decretado em vários países em resposta à pandemia da Covid-19, não foi só a poluição que diminuiu. Cientistas fizeram uma outra observação menos perceptível ao ser humano: a Terra está tremendo menos. O fenômeno foi observado pela primeira vez em Bruxelas, por geólogos e sismologistas do Observatório Real na Bélgica, registrando uma redução de 30% a 50% do ruído sísmico desde meados de março, quando a Bélgica implementou medidas de distanciamento social e fechamento do comércio. Por lá o nível de ruído sísmico durante o dia é agora semelhante ao registrado à noite.

 

  • Nos Estados Unidos, também foi observada a diminuição das vibrações terrestres. Na Califórnia houve uma quebra do ruído especialmente acentuada em Los Angeles, ao longo de março. Para os sismólogos de plantão, gráficos que registram a diminuição de vibração na crosta terrestre são uma prova de que as pessoas estão cumprindo os conselhos das autoridades, evitando sair de suas casas.

 

O domingo de ramos em sua versão fim do primeiro quinto do século XXi teve ramos presenciais, em meio a celebrações virtuais…
Mas isso aqui é minas geraes, corona, onde o vírus que pega é o da tradição!

Galeria dos ramos:

 

são mais de 20 anos de experiência como Condutor de Mountain Bikers na região da Serra da Canastra e cercanias.
Para o instrutor de ciclismo, Attilio Meloni Neto

Quarentena é um tempo para se dividir com os pedais, só no speed. sem trepidações!