Colunas Sociais Quinta Coluna

Quinta Coluna

1 de Maio de 2020

Pan demônios

Rei/Capitão/Soldado/Ladrão…
Padre/Coroinha/Pastor/Ovelhinha…

***

Como a coisa não tá nada fácil pra ninguém – sem exceção -, ali entre o quadragésimo e o quinquagésimo dia da nossa quarentena oficial, eis que de repente o gabinete #1 da cidade, ancorado na Praça do Rosário, recebe a visita de, entre outras delegações & corporações, uma dezena de religiosos. Digamos que religiosos cristãos, mas nada católicos!
A ladainha era aquela mesma:precisamos reabrir os templos, as igrejas, os santuários, os terreiros, os congás e até as encruzilhadas, oras, porque não!?!

***

A resposta da oficialidade à causa também não foi muito diferente da ladainha-padrão rezada atualmente na casa: os gestores municipais do enfrentamento ao novo coronavírus disseram que, sim, tudo há de ser reaberto na cidade. Mas que para cada caso, um caso, um estudo de impacto quanto a uma eventual facilitação na propagação do Covid-19; a reabertura dos locais mediante algumas regras e tratados etc. etc. etc. e que assim procedendo, de pouco em pouco a Ardeia volta ao seu funcionamento mais amplo e geral. Mas tudo com o cuidado de quem dá um passo em cima de ovos de casca mole.

***

Vade retro!

Explanações feitas, um pastor mais exaltado entre a dezena de pastores mais mansos se alevantou, subiu o tom da voz e invocando Javé, Jeová, Alá, Buda, Krishna, Maomé, Alá & Oxalá entre outros bons deuses com mando de campo no altíssimo, mandou ver a praga: que façam arder e ser consumado em chamas toad a prefeitura e os que dela dependam para o sagrado pão de cada dia.

A exaltada entidade religiosa disse também que o sangue dos deuses tem poder e sua praga (do pregador) também.
Contou ele que, num passado mais recente, foi ele próprio quem também rogou uma praga e por conta dessa praga o então alcaíde – balela! – foi parar no xilindró. Por curta temporada, mas foi!

***

Só faltou dizer que foi ele, num passado bem menos recente, teria invocado os céus e de lá desceram bolas de fogo que chamuscaram, churrasquearam mesmo, aqueles pacatos cidadãos de Sodoma. E que na ocasião, quem não virou churrasco, virou pedra de sal. Sabe como é que é: sal grosso tem tudo a ver com um bom churrasco!
E segue a quarentena, que atrás vem gente, gente!

***

Rito final

Por essas e por outras tais & quais, vale ouvir a sábia madre superiora, que inclusive diz ter passado por – e sobrevivido à – Gripe Espanhola: “em tempos de pandemia, se a farinha é pouca, minha sacolinha primeiro”.

***

  • A Prefeitura de Passos, por meio da sua Secretaria de Fazenda, dá conta de que o salário dos servidores municipais, referente ao mês de abril de 2020, foi em toda a sua integridade, disponibilizado em conta bancária dos servidores, hontem! De acordo com informações da Secretaria capitaneada pelo engenheiro Clever Nascimento, a receita total de pagamentos soma mais de R$ 5.000.000,00 que serão injetados na economia do município.

 

  • Esta não é a primeira vez que a atual gestão faz pagamento dos salários dos servidores municipais dentro do mês trabalhado. Enquanto a quase regra geral em curso na maioria dos municípios tupiniquins e de alguns estados da Federação é pagar seus servidores quando der. Se possível, em parcelas. O contribuinte e, principalmente, alguns servidores municipais, nem sempre se dão conta disto. Ou preferem dizer que a administração pública municipal não se mais que a obrigação. No que não estão errados. Mas falem isso para o governador do Estado, por exemplo, em relação a outros servidores públicos.

 

  • Em dias em que as notícias nem sempre são as melhores… para o pessoal com dinheiro na caixinha, “Comprem do Comércio de Passos. Ao preferir os produtos e serviços da nossa cidade você ajuda a economia local a girar e minimizar os impactos da crise provocada pela pandemia Covid-19”. Cada passo conta. Todos por Passos!

 

  • Aproveite o Dia das Mães que vem raiando e presenteie! Com força! Fornecedores como doceiras, floriculturas, buffets e até bartenders com serviço delivery ou fotógrafos que têm com sessões-studio especiais para as mães! Ou as boutiques e as incomparáveis e luxuosas lojas de confecções que fazem a (boa) fama da Ardeia, todas as lojas da Avenida da Moda e de outras ruas comerciais da cidade. O comércio local se sentirá agradecido, um pouco do dinheiro volta a circular, todos ganham um certo alívio!

 

  • Turistas profissionais, viajantes a trabalho ou a passeio, ou passageiros passageiros que tiveram que apertar o “pause” na viagem dos sonhos ou de negócios, por conta do coronavírus, isso não significa o fim da viagem! Como o Covid-19, tudo é passageiro (menos o condutor e o pessoal do serviço de bordo!)

 

  • …Então não cancele: remarque suas passagens, hospedagens e passeios. Aproveite esta escala não programada, para replanejar a oportunidade de viver uma experiência incrível. Sua viagem dos sonhos só foi adiada! Qual é o primeiro destino que você quer conhecer depois que passar tudo isto? Conta pra Munditur: ela tem a viagem de seus sonhos. Pelo e-mail munditur@munditur.com.br.

 

  • A temporada de lives de montão – musicais, esportivas, educacionais, interativas, ecléticas & eclesiásticas e afins – continua bombando! Com transmissão pelo Facebook, Instagram, YouTube e tudo mais, tem live pra todos…

 

  • …than (“então”, para os puristas) “live …or let die”. Mas, peraí, bugrada! São Louis Marie Willen Frans Driessen van Dijk valei-nos e confirma aí: nesses tempos de quarentena, essa nova onda global, pronuncia-se “laive”? Ou é mesmo “live”?

 

  • Professor van Dijk, aquele, que iniciou e formou mais de 20 mil passenses na língua inglesa a bordo de seu antológico Passos Curso de Inglês, não vacilaria em nem um átomo de segundo e responderia: “pronuncia-se “live”, com som de “i” (como “tive”, em português, bugrada). Não existe a pronúncia “laive” em inglês. Tem alive – aí, sim, pronuncia-se “alaive”, por tradução “ao vivo”. Ainda estão duvidando, manés?!?..

 

  • Então tomem lá a música “Live or Let Die”. Que vem a ser uma canção escrita pelo britânico sir Paul McCartney (e o grupo Wings), composta por Paul e sua esposa Linda McCartney para o oitavo filme de James Bond, “Live and Let Die”. Lançada em 1973, a música chegou ao segundo lugar nas paradas americanas e o sétimo nas britânicas; foi indicada ao Oscar de “Melhor Canção” (perdeu a estatueta para “The Way We Were”). Então! Todo esse pessoal aí fala inglês desde que nasceram e, interessante, quando cantam “Live or Let Die” pronunciam “live”… “or lét dái”. Que chato, não?!?

 

  • Ah, sim: o inglês Paul McCartney compôs a canção-tema do filme de mesmo nome (“007 – Live or Let Die) em apenas uma tarde de sábado/parte do domingo. A patroa Linda escreveu o trecho “what’s the matter to ya”, em ritmo de reggae. Além de tema para a clássica vinheta de abertura desse 007, durante o filme (que no Brasil foi exibido como “Com 007, Viva ou Deixe Morrer”), outra versão da música é cantada por Brenda Arnau enquanto James Bond está em um clube; mas essa versão não consta do álbum da trilha sonora do filme. O compacto dos Wings com “Live and Let Die” foi lançado há quase 47 anos, num 1º de junho de 1973 no Reino Unido; duas semanas depois, nos Estados Unidos. A música também já apareceu na trilha de outros filmes como “Shrek III”, “Grosse Pointe Blank” (no Brasil, a comédia “Matador em Conflito”) e “The In-Laws” (na tradução local outra comédia “Até Que os Parentes nos Separem”). E tem um episódio da série de televisão “Life on Mars”. Ah, sim: o “Guns N’ Roses” também gravou “Live or Let Die”. Onde, coincidência, também pronunciam “live” como live, não como “laive”! Ah, esses músicos…

 

  • Depois do domingo, 3 de Maio, o outro próximo domingo é um domingo 10, do “Dia das Mães”. Porque, sim, vai ter “Dia das Mães” em 2020! Mesmo que em mais um dia de quarentena. Como a vida continua se tem “Dia das Mães” tem que ter um presentinho. E se tem que ter presente para as mães, tem que ter Preto & Branco Calçados na parada!

 

  • Sem desculpas: a Preto & Branco tem lojas na Avenida da Moda, em dois endereços: no 3065 e no 3104. E tem ainda a Preto & Branco Conforto, com produtos exclusivos da Usaflex, em uma loja voltada para o cuidado e o conforto dos pés. No #3079 da mesma Avenida da Moda. #apoieocomerciolocal

 

  • De volta ás lives, com tudo isso exposto, pronunciem “live” como quiserem, tupiniquins. “E daí?” diria o bugre, aquele!
    Daí que a +Educa Claudia Arouca reuniu praticamente uma seleção de saudáveis d’Ardeia:Deivid e Carol, do Espaço Fit Mais; Karina Maria, da Specialita Clínica; Ednardo Barros, da Corporalle Pilates; Reginho, da Ativa Fisioterapia e Academia; Daniel Crisfe, da CrossFit Passos; Lilian Silveira, da Workout Studio Treinamento Funcional e Marcel Cardoso, gestor do CPN. Numa live para discutir a reabertura das academias, com segurança!

 

  • O gospel passense Thalles Roberto Silva está na contagem regressiva e não vê a hora de raiar o sábado, 2 de maio, para fazer sua internet pegar fogo. Em tempo de pressão total numa live todinha dele, Thalles. Em momento de isolamento Thalles convida para “juntos, cada um, de sua casa, fazer uma grande festa, um culto ao nosso Deus. Vamos também apoiar um projeto super sério chamado @transforma.brasil. Junte-se a nós nesta celebração a vida” manda ver o cara. Nos bastidores da live o apoio da @picpay. Thalles Silva alive rola amanhã a partir das 18 h, no Facebook, Instagram e YouTube.

 

  • Quer aprender mais sobre grandes eventos? Tem live para tal causa, na terça-feira 5. Marco Rodrigues – que além de CEO da Arquitetura de Eventos é também engenheiro Civil e engenheiro de Segurança do Trabalho – convidou o chegado Alisson Ricardo, não menos engenheiro Civil e diretor técnico da AMEI, que vem a ser a Associação Mineira de Engenharia de Incêndio. Em pauta, um alive (pronuncia-se “alaive” – de “ao vivo”) acerca de detalhes de projetos para eventos temporários e um pouco da nova IT 33, do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. A partir das 19h, nas redes pelo @marcoarquiteturadeeventos

 

  • A Pontobello está de portas abertas para a sua casa nova! Recheada de novidades e lançamentos, além da exclusividade em Passos e na região, dos produtos e das novas coleções – como Canova e Gales -, da Cerâmica Portinari. Pontobello Acabamentos, ao vivo, a cores, em 3D, com todos os procedimentos de segurança e normas estabelecidas nesses tempos de novo coronavírus está esquina com Dr. Manoel Patti. Atendimento também via WhatsApp pelo 35/9-8899-8600.

 

  • Pelos lados da AESA – a Associação Espírita Santo Agostinho – é tempo de agradecer. No caso e imensamente, á rede Unissul de Supermercados pela ação solidária da loja de Passos, que doou 90 cestas básicas a serem destinadas à preparação do jantar dos moradores de rua. E também destinadas às famílias carentes cadastradas no Programa Pão Nosso, onde a AESA tem mais de 150 famílias cadastradas que, mensalmente, recebem esta ajuda. “A solidariedade é um combustível para mudar o mundo!”

 

  • Enquanto isso, urbi et orbi, a Santa Casa de Misericórdia de Passos – “12º Melhor Hospital do Brasil” no ranking 2020 da revista americana “Newsweek” – publica mensagem de gratidão. Dessa vez ao Sicoob Saromcredi/Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de São Roque de Minas, pelo gesto de solidariedade e apoio pela causa da instituição: o SicoobSaromcredi acaba de doar para o hospital 20 bombas de infusão.

 

  • Na Paróquia São Benedito continua a campanha de caridade através da doação de alimentos a serem destinados às famílias carentes daquela paróquia. A campanha tem por mote a “Virtude dos Cristãos, repartir o pão com alegria e singeleza de coração”e se estenderá até 9 de maio. Doações podem ser entregues na secretaria paroquial, das 8h ás 16h. No Centro de Pastoral Cônego José Timóteo (na Rua Joaquim Piantino, 150). Para quem preferir, voluntários podem buscar as doações. É só agendar pelo 3522-3047. Ou pelos whatsapp 9-9103-5742 ou 9-9981-2786.

 

  • Acupuntura para reequilibrar o corpo e a mente, nesses tempos de stress por conta de quarentena, stress viral, por conta de marido, filhos, gatos, papagaios ou sogros em geral, tudo sob o mesmo teto 24h por dia, semanas a fio. Acupuntura como tratamento, massagem como relaxamento, com atendimento a domicílio e com todos os procedimentos de segurança no atendimento nestes dias de Covid-19. Pela fisioterapeuta e acupunturista Mayna Elias. Agendamento pelo 9-9119-8690 ou 9-9946-0881.

 

  • Parece que a experiência de fazer da movimentada Rua João Teixeira Mendes – que atravessa os jardins Flamboyant, Canadá e cercanias – uma rua de mão única não deu muito certo. Daí a João Teixeira Mendes volta a ser mão dupla, por pelo menos um período de 60 dias, enquanto um novo estudo mais amplo e geral, dessa vez solicitado pelo prefeito Carlos Renato Lima Reis, seja feito…

 

  • …Considerando aí a liberação de novos empreendimentos imobiliários e comerciais que vêm sendo elaborados para aquela região.

 

  • O prefeito de Passos pediu a seus técnicos que considerem o impacto urbanístico que tais empreendimentos devem provocar na região e proponham melhorias efetivas e duradouras para os bairros Jardim Canadá, Flamboyant, Nossa Senhora Aparecida, Jardim Itália e outros.

***

Nem só de novo coronavírus se faz a movimentação no 12º melhor hospital do brasil e único no ranking da “Newsweek” que não está numa capital de estado, sim, a Santa Casa de Misericórdia de Passos.

Agora mesmo a instituição acaba de por em funcionamento suas novas dependências para mais unma unidade de Ressonância magnética.

Mais moderna, melhores imagens , melhores funções… e muito mais humanizada, com direito até a janelas virtuais para amenizar a sensação de ambiente fechado!

***

A moda não está apenas no vestir: está muito mais em usar aquilo que faz você se sentir única, com um estilo só seu. Kollok “sentidos” no dia das mães!

A kollok TE ESPERA NA AVENIDA DA MODA!