Colunas Sociais Quinta Coluna

Quinta Coluna

29 de abril de 2020

  • Santo coronavírus, a nobre edilidade passense não consegue acertar uminha só! Com a Ardeia entrando no quinquagésimo dia de quarentena light, pero quarentena!, a nobre vereança reunida sob o teto da refrigerada Câmara Municipal perdeu a oportunidade histórica, única mesmo, de celebrar um 14 de Maio – do aniversário da cidade amada – com um dia de não-feriado. Mais até: com todo mundo nem ligando pra causa e trabalhando felizes da vida. Perderam a oportunidade de entrarem para a História …pela porta da frente.

 

  • Enquanto isso a campanha é “Compre do Comércio de Passos. Ao preferir os produtos e serviços da nossa cidade você ajuda a economia local a girar e minimizar os impactos da crise provocada pela pandemia Covid-19”. Cada passo conta. Todos por Passos! (menos os 9 da refrigerada Câmara).

 

  • Turistas profissionais, viajantes a trabalho ou a passeio, ou passageiros passageiros que tiveram que apertar o “pause” na viagem dos sonhos ou de negócios, por conta do coronavírus, isso não significa o fim da viagem! Como o Covid-19, tudo é passageiro (menos o condutor e o pessoal do serviço de bordo!)

 

  • …Então não cancele: remarque suas passagens, hospedagens e passeios. Aproveite esta escala não programada, para replanejar a oportunidade de viver uma experiência incrível. Sua viagem dos sonhos só foi adiada! Qual é o primeiro destino que você quer conhecer depois que passar tudo isto? Conta pra Munditur: ela tem a viagem de seus sonhos. Pelo e-mail [email protected]

 

  • A temporada de lives de montão – musicais, esportivas, educacionais, interativas, ecléticas & eclesiásticas – não está dando mole. Tem/teve/terá live pra todo mundo, bugrada! Com transmissão pelo Facebook, Instagram, YouTube, sinal de fumaça, tambor e tudo mais.

 

  • Professor livre-docente de Neurocirurgia da Faculdade de Medicina da USP, colunista de Saúde @vivabem_uol doutor Fernando Gomes recebeu ontem seu amigo e não menos doutor Matheus Schmid para um especial em sua série de lives #coronasemneura. Fernando & Matheus abordaram o “Coronavírus: prevenção em trauma de crânio raquimedular em idosos na quarentena”. Porque em tempo de isolamento em casa, o risco de ocorrerem esses acidentes aumentam.

 

  • Ilustríssimo escritor, poeta e etc, da mais fina inteligentzia passense, Gilberto Abreu – sim, ele mesmo, o próximo homenageado pela FLiPassos 2020, seja lá quando a FLiPassos 2020 acontecer! – também é do mundo das lives. No almoço do sábado, Abreu pilotou uma “GibaLive” tratando do tema “Pandemia: Da China ao Moro” acerca de variados fatos que estão impactando nossas vidas verdeamarelas…

 

  • A chairwoman da San Francisco Boutique Amanda Esper, mais Marcela Salomão e a personal’n’fashion stylist Ana Paula Lima (como convidada especial) também pilotaram uma live pra chamar de sua sobre Moda, consumo consciente, a importância de um personal stylist e de um closet limpo – no sentido de menos carregado de roupas e acessórios, bugrada incauta!

 

  • Nos Estados Unidos – onde Tio Sam tá pulando miudinho porque o império do Norte não sabe o que significa saúde pública – Edelweiss Lemos estreou um live de contação de histórias para crianças brazucas, pelo webchannel Negócio Fechado. A “Tartaruga e a Lebre” foi a história inaugural. Pra agora mesmo tem “Os Três Porquinhos”.

 

  • Um preto clássico, de salto alto, para quem gosta do salto alto. Uma bolsa em cores e detalhes sóbrios; um mood street ou um mule em versão com salto chunky, tiras em vinil e acabamento full color, que confere mais modernidade ao visual…

 

  • Mas pode ser um tênis, estiloso e para todos os gostos. Ou, para transformar qualquer look, a sandália com salto e recortes, ideal para o dia a dia. Mesmo que dia a dia seja mais um dia de quarentena. Porque a vida continua e tem um sol brilhando lá fora. Se produza! Na Preto & Branco Calçados, na Avenida da Moda, em dois endereços: no 3065 • 35/3521-8439. Ou no 3104 • 35/3521-3061. E tem a Preto & Branco Conforto, com produtos ortopédicos da Usaflex, em uma loja voltada para o cuidado e o confortodos pés. Também na Avenida da Moda, 3079 #todosjuntos #apoieocomerciolocal

 

  • Sindicatos rurais de Claraval, Ibiraci e Capetinga, bem como os paulistas dos municípios de Franca, Pedregulho, Ribeirão Corrente, Jeriquara e Cristais Paulista apostam numa safra – e tanta! – de café para 2020. Por conta disso, a contratação de mais de 30 mil trabalhadores nas lavouras da região, uma das melhores produtoras de café no Brasil. As contratações acontecem entre maio e agosto, segundo a Cooperativa de Produtores de Café de Franca e Região, a Cocapec. Por se tratar de um ano de bienalidade alta, a expectativa é que a região produza cerca de 3 milhões e 200 mil sacas de cafés de 60 quilos cada – com base observada pela cooperativa nas médias de produção da área.

 

  • Apesar do banzé todo por conta do novo coronavírus, o mercado futuro do café – ainda não afetado pela pandemia – mantem preços interessantes nas bolsas norteamericanas, com valores acima dos praticadosem 2019. Incertezas no embarque do café nos próximos meses e eventual falta do grão no mercado, na entressafra, sustentam os preços em Nova York – onde falta um pouco de café no mercado; na Cocapec o estoque do produto está na marca dos 10%, aguardando os grãos da nova safra.

 

  • Há vagas! A panha do café nos municípios de Claraval, Ibiraci, Capetinga e da Alta Mogiana é, em sua maior parte, mecanizada; mas a mão de obra dos trabalhadores rurais é indispensável em outra parte da colheita, que vai até o final de agosto. A partir de setembro, vem a florada e a desbrota dos cafezais. Para este pandêmico 2020 a Cocapec está orientando os produtores quanto às normas de higienização e medidas de proteção, para que todos possam trabalhar com segurança.

 

  • O clássico mármore Calacata Machiavechia foi reproduzido em porcelanato apresentado pela Coleção Canova/Cerâmica Portinari. Com veios dourados marcantes, a pedra carrega consigo anos de história. Já a Coleção Gales traz peças singulares de pedras distintas. Seu acabamento natural e antiderrapante possibilita a integração de ambientes internos e externos com a beleza e o fascínio das pedras. As novas coleções da Portinari, com exclusividade para Passos e região, você confere na Pontobello Acabamentos. Ao vivo, com todos os procedimentos de segurança e normas estabelecidas, na Lavras, esquina com Dr. Manoel Patti. Atendimento também via WhatsApp pelo 35/9-8899-8600.

 

  • Pelos lados da Prefeitura de Capitólio, de sua Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável, mais o Conselho Municipal de Turismo de Capitólio tem vídeo novo nas redes sociais, dirigido ao público de turistas, com a mensagem de que quando a pandemia de Covid-19 passar, o município estará de portas abertas para recebê-los. Até lá, a recomendação é de que os turistas fiquem em casa, para prevenção ao contágio e transmissão do novo coronavírus.

 

  • Neste momento as atividades turísticas envolvendo hospedagem, aluguel de imóveis de temporada, funcionamento de atrativos turísticos, ônibus de excursão, passeios náuticos e similares estão suspensas em Capitólio, como medida de combate e prevenção ao contágio pelo novo coronavírus. Para “Quando tudo isso passar…” tem o video no https://youtu.be/lvXR-VvPn6c

 

  • Por aqui a Paróquia São Benedito, sem as missas e com a queda de doações, faz campanha de alimentação para as famílias necessitadas. É a Campanha da Caridade, sob o lema “Virtude dos Cristãos, repartir o pão com alegria e singeleza de coração”. A campanha iniciada semana passada se estenderá até o dia 9 de maio…

 

  • …Doações podem ser entregues na secretaria paroquial, das 8h ás 16h. No Centro de Pastoral Cônego José Timóteo (na Rua Joaquim Piantino, 150) e na Capela Perpétuo Socorro (na Rua Goiás, 1701) vai rolar um sistema drive-thru para receber doações. Para quem preferir, voluntários podem buscar as doações. É só agendar com a secretaria paroquial pelo 3522-3047. Ou pelos whatsapp 9-9103-5742 ou 9-9981-2786.

 

  • Acupuntura para reequilibrar o corpo e a mente, nesses tempos de stress por conta de quarentena, stress viral, por conta de marido, filhos, gatos, papagaios ou sogros em geral, tudo sob o mesmo teto 24h por dia, semanas a fio. Acupuntura como tratamento, massagem como relaxamento, com atendimento a domicílio e com todos os procedimentos de segurança no atendimento nestes dias de Covid-19. Pela fisioterapeuta e acupunturista Mayna Elias. Agendamento pelo 9-9119-8690 ou 9-9946-0881.

***

Dia das Mães Nova D, com preços especiais.

ENVOLVA SUA MÃE COM AMOR, onde quer que ela esteja. Para o Dia das Mães – porque, sim! vai ter um domingo, dia das mães – a nova d preparou uma seleção de peças com descontos especiais: Presentes à partir de R$ 59,90.

E tem ainda toda a leveza da coleção “TEMPOS” para o outono/inverno Nova D. em sua loja matriz, na avenida da moda.

***

Seria a concentração do “bloco das burcas”? Um set de gravação de alguma ficção científica?!?
Ou o contato imediato com o ET de Varginha!?

Nada disso, apocalípticos!

A cena acima é tão somente o pessoal da clínica de ortodontia, ortopedia facial, aparelhos dentais e afins de doutora Patrícia Andrade, novamente a postos e operantes, pra ver o que não faz uma temporada de isolamento social:

Os pacientes estavam com tanta saudade daquela cadeira odontológica que praticamente não tem tido ausências nos horários marcados. e, sim, os pacientes foram tratar de seus sorrisos usando máscaras. Como? perguntem para doutora Patrícia!

***

digital designer, Wagner thiago dias está desenvolvendo caricaturas personalizadas, cartões de visita Digital e Interativo – uma imagem e um link, para o freguês divulgar no WhatsApp e nas redes
sociais quetais – entre outras digital arts afins.  Mais pelo 35/9-8803-7043

***

VASTAFALAs amigas – não importa o tamanho do virus de carona lá fora -, Arlete Porto, Gilda Parenti, Graça Garcia e Sandra parenti foram para a frente do prédio de clélia monteiro. nestes dias de isolamento social, cantaram parabéns e declamaram poesia no meio da rua, para a amiga aniversariante. de quebra as atrizes preferidas de clélia rechearam este sarau ultramoderno com um impagável bolo de banana – um handmade by Gilda Parenti. dia desses, daqui para as crônicas de amizade e amor nos tempos do córona

***

A CEO da Yellow Maker Flávia Zaparoli (em photo-colagem da Amiga artista Helena Barbieri)
e o multimidia sandro Fidélis podem comemorar… e muito! Com a com a certeza de que a arte conecta, transforma e transborda, a dupla pôs nas redes sociais o clip estrelado por 83 músicos de Passos, mais uma intérprete/tradutora de língua brasileira de sinais /Libras; todos interpretando a música “A paz”, do Roupa Nova. a colagem de 30 videos gravados e enviados pelos artistas se transformou num videoclipe de 5 min 28 s que enfeita uma campanha proposta por Sandro & Flavia para trazer um pouco da paz da música para os lares d’ardeia nesses dias de #fiqueemcasa. O Clip está bombando! Já na marca das 4 mil visualizações, centenas de comentários e quase 500 compartilhamentos.

“Deixe que esse canto lave o pranto do mundo”, convidam Flávia Zaparoli e sandro Fidélis. conectem-se no convite!