Colunas Sociais Quinta Coluna

Quinta Coluna

24 de abril de 2020

Cabeceira

Enquanto estão (nem todos) reclamando de tudo isso que está aí, bugrada, saibam que das quatro maiores cidades do imenso Sul/Sudoeste das Minas Geraes, Passos é a que apresenta o maior número de casos suspeitos, confirmados e curados da Covid-19. Mas não é a que registra o maior número de óbitos.

***

Em comparação Poços de Caldas, Pouso Alegre e Varginha – as 3 maiores cidades – no dia 20 de março Passos possuía o maior número de casos suspeitos. Naquela mesma data teve início no município as medidas restritivas do fluxo de pessoas, funcionamento de prédios públicos e estabelecimentos comerciais, a antecipação das férias na rede municipal de Ensino, entre outras providências.

***

Ou a intensificação na fiscalização dos preços de itens de higiene pessoal e outros, o amparo/isolamento social ás pessoas em situação de rua, a construção de um hospital de campanha – no caso, a readequação das instalações do Hospital Otto Krakauer, que será o maior hospital de campanha entre as quatro maiores cidades da região. A criação da Brigada de Enfrentamento, a divulgação de boletins diários sobre o avanço (ou não) da epidemia na cidade, carros-volantes orientando as pessoas em toda a área urbana, o isolamento da cidade através do fechamento (provisório, é claro) do Terminal Rodoviário, ou do trânsito em ruas onde se concentram bancos e postos bancários, a higienização das principais ruas comerciais e das vias no entorno de todos os hospitais e postos de saúde da cidade. Diga-se que, no caso de algumas entre as outras cidades mencionadas, providências que só foram tomadas há 10 dias passados, ou menos!

E tem eles…

***

Paralelo a toda essa mobilização, lá na ponta está todo o trabalho que vem sendo executado pelo pessoal da área médica a postos e de plantão permanente na Santa Casa de Passos, no Hospital São José-Unimed, na UPA, no pronto atendimento do SAMU e no pronto socorro dos Bombeiros.

***

A estratégia surtiu efeito: Passos achatou a curva dos números de casos e o resultado positivo deste trabalho, executado em conjunto com o poder público, o setor privado e com a cooperação da população, pode ser visto e, sim, comparado (a favor da Ardeia) com o realizado em Poços de Caldas, Pouso Alegre e Varginha. Enquanto elas registram uma curva ascendente nos casos do novo coronavírus, por aqui a curva se estabilizou. O que não significa que esta guerra acabou e que o risco de transmissão e contágio pela Covid-19 passou. Ainda não!

A hora ainda é de manter os cuidados rigorosos de higienização das mãos, usar máscara de proteção ao sair de casa, evitar ficar por aí circulando de bobeira nas ruas e manter distância segura nos contatos sociais.

***

Como a Ardeia está bem lá na frente no que diz respeito ás ações de enfrentamento do coronavírus-19, deu até pra dar uma aliviada, por exemplo, na questão do funcionamento do comércio.

Lembrando que, em contrapartida, o comércio tem horas específicas de abertura e fechamento; que o acesso ao interior dos estabelecimentos comerciais é limitado ao tamanho da loja, entre otras cositas mas.

Ah, sim: e que o uso de máscara é obrigatório nos estabelecimentos comerciais e prédios públicos no município de Passos enquanto durar a pandemia; a mesma obrigatoriedade imposta por lei municipal, antes, aqui, também ocorre em todo o Estado das Minas GeraIs, pela lei estadual 1.661/2020

***

Olha a máscara!

O uso de máscara não representa 100% de garantia de impedir a passagem do vírus, mas o uso coletivo da máscara tem efeito positivo em reduzir a epidemia. Estudo científico realizado na Universidade de San Francisco/California dá conta de que “se 100% das pessoas usarem máscaras, mesmo que cada máscara tenha uma efetividade baixa (por exemplo, 50%), o valor do ‘número básico de reprodução’ da epidemia pode ficar abaixo de 1, ou seja, a epidemia é estancada. É o chamado efeito de rede. A minha máscara te protege e a sua máscara me protege.
***

Como forma de manter a bugrada bem informado acerca dos trabalhos de bastidores (a-queles, de decisões ás vezes pou-co ortodoxas, necessárias para manter a cidade – e a região – de pé), o poder público e a sociedade civil organizada de Passos põem pra circular o “InfoVida”#3 – boletim informativo semanal, resumindo as ações de servidores públicos, voluntários e a socieda-de civil d’Ardeia, atuando (e até agora, vencendo) no combate à pandemia lá fora.

O “InfoVi da” á conta de que “não bastasse o combate a ameaça real, as autoridades de saúde têm que combater outra ameaça igualmente importante: a ‘pandemia infodêmica’ – o bombardeio de desinformação via internet.”

***

Manda ver que as fake news que se espalham pelos grupos de WhatsApp e quetais causam mais confusão e até o risco real à saúde de pessoas que acreditam cegamente nas muitas bobagens propagadas nas redes (como as receitas curativas ‘mila-grosas’ ou o pouco caso quanto as recomendações preventivas dos órgãos de saúde).

***

O “InfoVida” adverte: não confie em qualquer informação. Busque informações de fontes oficiais.
***

EXPRESS PRESS

  • Ah, sim: pra começar e/ou para quando tudo isso tiver passando – ou for passado – o aqui mencionado “InfoVida” sugere: “Compre do Comércio de Passos. Ao preferir os produtos e serviços da nossa cidade você ajuda a economia local a girar e minimizar os impactos da crise provocada pela pandemia Covi-19”. Cada passo conta. Todos por Passos!

 

  • Na dinâmica Avenida da Moda a Hulla Hoop – de moda infantil – está em campanha para arrecadação de alimentos não perecíveis a serem doados para a APAE de Passos, como uma forma de amenizar a situação da instituição e daqueles por ela atendidos.As doações podem ser feitas na loja Hulla Hoop. E rendem até descontos nas compras feitas na loja!

 

  • Mais uma ação pela Saúde: o estadual Cássio Soares informa que já está na conta da Santa Casa de Misericórdia de Passos o recurso de R$ 1.000.000,00 para enfrentamento ao novo coronavírus. O montante foi destinado por meio de emenda parlamentar do senador Antonio Anastasia, a pedido do estadual Cássio Soares para um “hospital (que) necessita desse reforço, pois é referência na região e atende a pacientes de 24 municípios. Neste momento, todos os esforços são necessários para preservar a vida da população.”

 

  • A Faculdade Atenas-Passos de Medicina poe nas redes mais uma edição de sua publicação científica “Atenas Higeia”. A revista de Volume 2-Número 2 traz novos artigos sobre temas da saúde. O acesso à leitura é gratuito, pelo www.atenas.edu.br/revista

 

  • Turistas profissionais, viajantes a trabalho ou a passeio, ou passageiros passageiros que tiveram que apertar o “pause” na viagem dos sonhos ou de negócios, por conta do coronavírus, isso não significa o fim da viagem! Como o Covid-19, tudo é passageiro (menos o condutor e o pessoal do serviço de bordo!) Então não cancele: remarque suas passagens, hospedagens e passeios. Aproveite esta escala não programada, para replanejar a oportunidade de viver uma experiência incrível. Sua viagem dos sonhos só foi adiada! Qual é o primeiro destino que você quer conhecer depois que passar tudo isto? Conta pra Munditur: ela tem a viagem de seus sonhos. Pelo e-mail [email protected]

 

  • Saudade da festas? O Buffet Varanda, de Lourdes Esper, disponibiliza desde segunda-feira o melhor cardápio dos eventos, agora em sua casa. Pratos elaborados com qualidade, sabor, muito carinho pelas chefs de cozinha da casa, para levar até sua mesa o queo Varanda tem de melhor. Pedidos e encomendas podem ser feitos pelo 35/ 9-9256-2100 ou pelo 35/3521-1727.

 

  • Lá, como cá! Para sofisticar geral a quarentena nossa de há vários dias 2020 afora o poderosíssimo, estreladíssimo e porque não, caríssimo Fasano – sim , o restaurante paulistano, bugrada – também se rendeu ao serviços do delivery. É a alta cozinha, agora na caixinha. Caixinhas by Fasano, bien sûr. Com sugestões mais simples do que as encontradas no cardápio do restaurante da Oscar Freire. Em geral, os pratos são 30% mais baratos do que quando servidos no restaurante. O que não impede de uma frugal saladinha custar quase o preço de um prato principal, por exemplo. Ou, no quesito “sobremesa”, entre as quatro opções apresentadas, uma singela “fatia de abacaxi”. Por merrecas R$ 15,00. Servidos?!?

 

  • Um preto clássico, de salto alto, para quem gosta do salto alto. Uma bolsa em cores e detalhes sóbrios; um mood street ou um mule em versão com salto chunky, tiras em vinil e acabamento full color, que confere mais modernidade ao visual. Mas pode ser um tênis, estiloso e para todos os gostos. Ou para transformar qualquer look, a sandália com salto e recortes, ideal para o dia a dia.

 

  • Mesmo que dia a dia seja mais um dia de quarentena. Porque a vida continua e tem um sol brilhando lá fora. Se enfeite! Na Preto & Branco Calçados na Avenida da Moda, em dois endereços: no 3065 • 35/3521-8439. Ou no 3104 • 35/3521-3061. E tem a Preto & Branco Conforto, com produtos ortopédicos da Usaflex, em uma loja voltada ao cuidado e conforto dos pés.Também na Avenida da Moda, 3079 #todosjuntos #apoieocomerciolocal

 

  • Teve visita técnica e guiada, ontem, nas obras do hospital de campanha contra o novo cornavírus em Passos, nas instalações do velho Hospital Otto Krakauer. Passaram por lá o prefeito Carlos Renato Lima Reis, membros da Justiça Comum e Justiça do Trabalho, do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil, do Corpo de Bombeiro, da Anvisa/Agência Nacional de Vigilância Sanitária e imprensa.Foram definidas medidas a serem adotadas visando a conclusão das obras do hospital de campanha nos próximos 15 dias.

 

  • Semana passada o hospital recebeu a visita da Anvisa, do Corpo de Bombeiros e da Secretaria de Saúde, que analisaram as instalações e solicitaram algumas intervenções no projeto, para garantir a segurança e comodidade, como uma rampa de acesso e melhorias nos banheiros. Os reparos estão sendo feitos com recursos destinados pela Justiça do Trabalho e Ministério Público do Trabalho, mais a mão de obra de assistidos da Associação de Proteção e Apoio aos Condenados/APAC. A coordenação e execução da reforma estão sendo exercidas gratuitamente pela Construtora Engetop, e por uma equipe de profissionais supervisionados pelo Engenheiro Ubiratan Bernardes.

 

  • A readequação do Otto Krakauer foi reconhecida como o primeiro hospital de campanha aprovado em Minas Gerais. Inicialmente serão 38 leitos para acompanhamento médico de baixa e média complexidade. Com direito a Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), onde foi denominado como Hospital de Campanha COVID-19 – Passos/MG, classificado como hospital de apoio, para atender pacientes com suspeita da Covid-19. A aquisição de materiais médicos hospitalares para o inicio dos trabalhos também vai para a conta dos recursos destinados pela Justiça Estadual.

 

  • Acupuntura para reequilibrar o corpo e a mente, nesses tempos de stress por conta de quarentena, stress viral, por conta de marido, filhos, gatos, papagaios ou sogros em geral, tudo sob o mesmo teto 24h por dia, semanas a fio. Acupuntura como tratamento, massagem como relaxamento, com atendimento a domicílio e com todos os procedimentos de segurança no atendimento nestes dias de Covid-19. Pela fisioterapeuta e acupunturista Mayna Elias. Agendamento pelo 9-9119-8690 ou 9-9946-0881.

 

  • #ficaemcasa, mané! Tem lives de montão pra passar os tempos do córona: musicais, esportivas, educacionais, interativas, ecléticas & até eclesiásticas. Amanhã, por exemplo, tem live”Em louvor ao Senhor dos Passos” marcada para ás 20h30 (horário de Brasília), direto do imponente presbitério (que a patuleia tem por costume chamar de “altar”) da Igreja Matriz Senhor Bom Jesus dos Passos…
    …mais uma live da Santíssima Trindade? Não, fariseu! Dessa vez, hinos, canções de louvor, orações e músicas divinas, interpretadas ao vivo, ao vivo mesmo! por padre Sandro Henrique, acompanhado por Jackson Tadeu. Com transmissão pelo Facebook, Instagram e também no YouTube.

 

  • Não menos amanhã, 25 de abril, será a vez dos mineiros-francanos Rionegro & Solimões. Em live a partir das 19h, transmitida pelo Youtube da dupla, direto do estúdio de Toninho Mesquita, que é o mesmo estúdio onde são montados os clipes da dupla. Durante a live será reforçada a campanha de doações para as famílias necessitadas e frentes que estão fazendo campanhas de solidariedade nesse momento de coronavírus. Conecte-se!

 

  • O clássico mármore Calacata Machiavechia foi reproduzido em porcelanato apresentado pela Coleção Canova/Cerâmica Portinari. Com veios dourados marcantes, a pedra carrega consigo anos de história. Já a Coleção Gales traz peças singulares de pedras distintas. Seu acabamento natural e antiderrapante possibilita a integração de ambientes internos e externos com a beleza e o fascínio das pedras. As novas coleções da Portinari, com exclusividade para Passos e região, você confere na Pontobello Acabamentos. Ao vivo, com todos os procedimentos de segurança e normas estabelecidas, n loja na Lavras, esquina com Dr. Manoel Patti. Atendimento também via WhatsApp pelo(35) 9-8899-8600.

 

  • Quem não chora, não mama! Pelos lados do Departamento de Trânsito da Prefeitura de Passos os técnicos ouviram o chororô do pessoal da congestionada Rua João Teixeira Mendes, atenderam a solicitações de moradores e comerciantes na área e efetivaram as pedidas mudanças nos sentidos do trãnsito naquela via…

 

  • …respeitando o código brasileiro de trânsito e algumas observações in loco, o setor determinou a rua como mão única no sentido bairro Jardim Canadá e retorno sentido cidade. Assim sendo, a partir do CEMEI “Pioleti Piassi” o tráfego na João Teixeira passa a ser proibido para veículos que vêm do bairro Aclimação, sentido cidade (a opção é seguir à direita para a rua Ana Cândida de Jesus, depois pela Bariris, saindo na avenida Juca Stockler). Simples, não?

 

  • O Departamento Municipal de Trânsito dá conta de que, nesta primeira semana, a mudança está em caráter educativo, mas já com toda a sinalização necessária. E que a partir da próxima semana começam a valer as multas aos infratores e/ou para os mais distraídos.

***

Para o Dia das Mães – porque, sim! vai ter um domingo, dia das mães – a nova d preparou uma seleção de peças com descontos especiais: Presentes à partir de R$ 59,90.

E tem ainda toda a leveza da coleção “TEMPOS” para o outono/inverno nova d. na loja matriz, na avenida da moda.

***

Onde você estava, bugre, por esses dias de abril …em 1960???

A artista plástica Roseymar Zaroni estava lá se empoeirando toda, mas estava lá, na recém inaugurada capital federal, Brasília.

Meninota que era, roseymar foi conduzida, na ocasião, pela prima Maryara Almeida, a irmã Deyne Marinello, mais as primas Marilda Almeida Silva, Silvana Almeida Alvarenga e a prima Heyde Ceccon de Almeida – na photo, agachada, ao lado de Roseymar. Com a catedral nacional (ainda sem os vidros e a cruz no topo) por testemunha, direto, do fundo do baú achado no túnel do tempo.

Porque nesses dias de quarentena dá tempo – de sobra – pra revirar o passado, por mais que no passado o passado esteja