Quinta Coluna

Express Press

Cesar Tadeu

5 de novembro de 2021

Ana Clara Barbosa Costa Rocha Catanha & Flavio Catanha fazem a linha muertos, pero que vivos!
mortícia addams se divirte muito, travestida de lu ricardino…
noite dessas, de halloween lá fora!


Sem programa para o final de semana, cara-pálida?!?
amanhã rola uma roda de conversa com Toquinho – ele mesmo, o cantor – às 17h30. às 21h, este clássico da mpb apresenta seus maiores sucessos em palco armado na fervilhante praça do rosário. No Domingo será a vez de outro ícone da mpb, o cantor Renato Teixeira, participar de roda de conversa a bordo da v FLIPASSOS, às 17h. também às 21h renato teixeira faz o show na praça. bate-papos & apresentações dos dois dois cantores acontecem na Tenda Cultural armada em frente ao Palácio da Cultura e são parte dos eventos – todos gratuitos e abertos ao público – da FliPassos


 

nem parece, mas rita de cássia borges bastos brinda seus 80 anos de vida, no domingo, 7 de novembro


Gisely Costa Sales, Juliano Carlos de Andrade, Larissa Pádua Pereira Silveira, Maria José de Castro Silva, Neusa Penha Pereira Razanauskas de Barros, Pedro Henrique Severino Ferreira. Rosália Lemos Barbosa, Sérgio Donizetti Marques, Ricardo Lucciane Abreu Denúbila, Sheila Oliveira Rafael e Francisca Bezerra Vieira são os onze educadores homenageados na refrigerada Câmara Municipal de Passos…
noite dessas, de reunião especial da casa, para a entrega do galardão “Expoente da Educação” a.d. 2021


é o Mood da semana!
A Coleção Soul FLOWERS tráz à tona versatilidade e muita moda,
irradiando luz e cor em cada movimento, dando vida a cada desejo, com qualidade e estilo no melhor da alfaiataria feminina.
viva a experiência de vestir um look Nova D. Aproveite! na flagship store nova d, na avenida da moda. e no site NOVAD
………………………………………………………………………………………………………………………………………
Ah, sim, luluzinhas: Começou a Black November Nova d – a black mais colorida da temporada!
peças cheias de estilo, com ate 70% de desconto


“Oh! Minas Gerais” – o hino-não-hino-oficial das Minas Geraes – foi a canção escolhida para emba-lar o ato de filiação do presidente do Senado, o passense Rodrigo Pa checo, ao PSD do ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab. A ban cada mineira no Congresso compa receu em peso na solenidade reali zada no Memorial JK em Brasilia/DF. Que também não foi só no “por acaso” o local escolhido para oficializar tal filiação. Juntar os mineiros não é fácil, mas é possí vel, em torno de um projeto naci onal…

…E aí o presidente Bossa Nova Juscelino Kubitschek é o cara a ser imitado na tal missão de juntar os mineiros – difícil, mas não impossí vel -, em torno do projeto de unir Minas para catapultar a candida tura de Pacheco à Presidência. Em nível nacional ainda é um longo caminho a percorrer e, o pessoal do setor sabe disso, tal união precisa começar por Minas com seus quase 16 milhões de eleitores – ou o segun do maior colégio eleitoral do país. Ninguém ganha a eleição à Presi dência da República sem o voto da maioria dos mineiros. Aécio Neves (PSDB) que o diga: ganhou em São Paulo, mas perdeu para Dilma Ro usseff aqui em Minas, no sufrágio eleitoral de 2014…

Aos olhos dos observadores de plantão, a política mineira tem ho je duas, digamos, forças – a do go vernador Zema (Novo), eleito em segundo turno com 72,80% dos votos válidos; e o prefeito de Bea gá, Alexandre Kalil (PSD), em se gundo mandato e potencial candi dato ao governo das Geraes. Consi dere-se aí a força do senador e ex-governador Antônio Anastasia, hoje no PSD, adversário de Zema em 2018, e aliado de Pacheco…

…Observadores calculam que a saída de Pacheco do DEM – agora partido extinto – muda o sistema de alianças no estado e o coloca em oposição ao governador Zema. Que, calculam, é o cara a ser ree leito. E uma oposição á essa candi datura não fortaleceria a candida tura de Pacheco, pelo contrário. Não é fácil juntar as Minas, que são muitas – já disse o filósofo – em tor no de uma causa.

E por falar no presidente do Senado, à beira de carimbar seu pas saporte na COP 26, em Glasgow/Escócia, o conterrâneo Rodrigo Pacheco capitaneou sessão na casa a qual preside, onde foi aprovado o PL 6539, de 2019, que visa adap tar a Política Nacional sobre Mu dança do Clima ao Acordo de Paris – firmado em 2015 e assinado pelo Brasil -, que busca reduzir as emis sões de gases de efeito estufa limi tando assim o aumento da tempe ratura global. De autoria da Comis são de Meio Ambiente do Senado, o PL agora vai para apreciação na Câmara dos Deputados.

Coleções de pisos, revestimentos e acabamentos que combinam com qualquer estilo de projeto – dos me lhores projetos! Como a coleção Downtown, a arte de bem viver, em forma de revestimentos sofisti cados da Portinari, que você só en contra na Ponto Bello Acabamen tos – a primeira butique de pisos e revestimentos da região. Na La vras, esquina com Dr Manoel Pa tti. Também pelo 35/9-8899-8600.

Rolou um litero-papo entre o es critor passense ancorado no Rio/RJ Alexandre Brandão e o dublê de escritor/apresentador César Manzolillo, no canal YouTube do ArteCult. Xandão diz que César tem se mostrado ótimo entrevista dor, tanto em entrevistas escritas quanto nas lives. Pelo seu crivo já passaram Antônio Torres, Luís Pimentel, César Cardoso, Ana Maria Machado, entre outros literatos.

Antes, em vídeo postado no 31 de outubro em canal próprio, Mel Ferraz fez uma resenha inspirado ra da obra “Domingo” da escritora passense filha de Arlte Porto & Marco Tulio Costa, Ana Lis Soa res. Mel contou aos seus seguidores um pouco sobre sua experiência de leitura de um “livro singelo, ge nuíno e muitas vezes poético, por mais que seja um romance em pro sa…” O “Domingo”, da Ana Lis.

Por aqui, a Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Se cretaria de Cultura e Patrimônio Histórico, estreia amanhã a quinta edição da FLiPassos – a Feira Lite rária de Passos. Marcada para acon tecer em agosto de 2020 – aquele ano que não existiu – a quinta FLi Passos chega ao vivo e no presen cial, tendo como patrono o escri tor/compositor/professor/político passense (com passagem por vários cargos públicos na cidade de Ribeirão Preto, inclusive como vereador – em dois mandatos – e as sessor do então prefeito de Ribei rão Preto, Antonio Palocci) Gil berto Andrade de Abreu.

…a V FLiPassos vai aterrissar na sempre movimentada Praça do Ro sário e a comunicação oficial da Feira Literária anuncia, entre qua se uma centena de eventos, lança mentos de livros, bate-papo com autores, oficinas de artes, Dança, Teatro e Música. Entre as atrações estão rodas de conversa com Rena to Teixeira e Toquinho, dois ícones da Música Popular Brasileira. E a Feira Popular do Livro, com livros a partir de R$ 5,00. Tudo com aces so gratuito, tudo acontecendo na congestionada e multicultural Pra ça Geraldo da Silva Maia – a Praça do Rosário.

… Ah, sim: a V Feira Literária de Passos terá entre suas atrações um big “Concurso Cultural de Pro dução de Texto, Desenho e Foto”. Que vai ter como tema “O Senhor das Palavras e o Jardineiro” – poe ma do professor, escritor e político José dos Reis Santos. Como todos se lembram, ‘The Lord of the Wor ds and the Gardener’ (ou “O Se nhor das Palavras e o Jardineiro”- o poema foi originalmente escrito em Inglês) de Zé Reis, conquistou uma medalha de bronze num re cém acontecido concurso interna cional, concorrendo com partici pantes de Portugal, Itália, Dina marca, Romênia, Japão e Brasil.

De volta ao “Concurso Cultural de Produção de Texto, Desenho e Foto” o evento foi destinado aos estudantes das escolas municipais, estaduais e particulares de Passos. Os trabalhos vencedores serão conhecidos em Cerimônia de Premiação, no dia 10 de novembro. Passem por lá!

Acupuntura como tratamento, massagem como relaxamento, com atendimento a domicílio e com todos os procedimentos de seguran ça, conforme os tempos atuais. Pela fisioterapeuta e acupunturista May na Elias. Agendamentos pelo 9-9119-8690 ou 9-9946-0881.

Na véspera do Halloween a bruxa fez escala nos domínios do Teatro Rotary de Passos e sem pagar in gresso furtou a fiação – ou parte da fiação pesada do teatro. O pessoal da Trupe e o espaço mal se recupera ram dos danos sofridos e, tragédia! (ou, dessa vez, seria Comédia?!?) furtaram o restante da fiação do te atro…

…Talvez pra comemorar uma se mana do furto anterior, talvez para mandar um Salve! para o pessoal da “Operação Eletroplessão” execu tada pela Polícia Civil – também na semana passada. O fato é que na madrugada do finado 3 de novem bro de 2021 furtaram novamente o Teatro Rotary de Passos. Os ami gos do alheio dessa vez nem deram tempo ao serralheiro contratado para executar uma grade de prote ção do quadro da elétrica do teatro; nem para a empresa que iria colo car a consertina na casa…

Segundo Maurílio Romão “tudo muito vertiginoso! Desta vez capri charam mais um pouco. Prejuízo maior! Polícia Militar, Prefeitura Municipal, vereadores, juízes, pro motores, deputados: SOCORRO!”

…“O Teatro já está superando u ma pandemia, danos causados por chuvas e roubos, mas não consegue operar na ausência absoluta de políticas públicas para a juventude, políticas de segurança, Educação e Cultura. Quem são os receptado res???” pergunta Romão!

O Verão e as férias de Verão estão voltando. Dias de fazer nada ou …embarcar numa viagem. Ou, em viagens. Para saber de próximas saídas Munditur, roteiros naciona is e internacionais ou os próximos destinos Munditur – e para não fi car de fora deles -, informe-se, pre sencialmente, na Rua Santo Antô nio, 79. Ou pelo 35/3521-6373. Ou [email protected] com.br

Enquanto a tragicomédia tomava conta do Teatro Rotary, numa ou tra ribalta… O espetáculo “Cordel do Amor sem fim – ou A Flor do Chico”, da dramaturga Claudia Barral, estreiou hontem no teatro do SESI Ribeirão Preto. A peça dirigida pelo carmelitano Gabriel Villela – reconhecido nacional e internacionalmente como um dos maiores nomes do teatro brasileiro – fica em cartaz até amanhã, com entrada gratuita…

…A produção em parceria com o SESI é a oitava do grupo “Os Ge raldos”(que existe em Campinas há 14 anos) e chega à Ribeirão depois de temporada com ingres sos esgotados em Itapetininga/SP.

Mais de Biel Villela: o Teatro Ruth Escobar, in São Paulo/SP, é o palco da estreia, hoje, de mais um espetáculo dirigido pelo carmelita no, com tradução, adaptação e pro dução de Claudio Fontana. Trata-se de “Proto Henrique IV”, do ori ginal de Luigi Pirandello. O ator Chico Carvalho interpreta Henri que IV. O espetáculo vai ter apre sentações ao vivo e online, com ingressos gratuitos, na plataforma Sympla.

A Primavera-Verão 21/22 em rou-pas, acessórios e calçados mascu linos já está na Sangue Azul. So ciais, esportivas, estilosos e con fortáveis, como pedem as estações. Conheça as novas coleções Sangue Azul – butique multimarcas mascu lina – na Avenida da Moda, 3092. Ou via Whatsapp 35/9-9141-3312.

É para semana que vem! Na quar ta-feira 10, o Colégio São Francis co/COC manda ver sua prova para a distribuição de bolsas de descon to para os que desejam estudar com a galera COC, – é a hora do Conc COC. Prova para interessados, a partir do 6° ano, às 18h. Para as demais séries, às 19h30. O descon to é atribuído de acordo com o desempenho do aluno na prova do ConcCOC…

…Inscrições já, pelo www.cocpas sos.com.br No WhatsApp 35/9-9971-4978. Pelo fone fixo 35/3521-6024. Ou ao vivo e a cores no pró prio Colégio São Francisco/COC, na Rua Lourenço de Andrade, 550.

A Paróquia Matriz Senhor Bom Jesus dos Passos – em Passos, bu grada! – foi a anfitriã do Primeiro Encontro dos Padres Eméritos da Diocese de Guaxupé. O encontro, realizado pela Pastoral Presbiteral da Diocese de Guaxupé, reuniu pa dres que por 40, 50 anos prestaram serviços e se dedicaram à frente de paróquias diversas e hoje vivem seus ministérios descansando e au xiliando nas paróquias que preci sam. Como o padre Luiz Gonzaga Lemos – quase que um anfitrião desse encontro -, padre emérito, monsenhor e pastor à frente da Matriz do Senhor Bom Jesus de Passos por cerca de 47 anos, hoje padre emérito no Carmelo São José…

Em tempo: padre Luiz celebrou hontem seu feliz ano novo!

Participando da Super Copa Paulista & Sul de Minas de Futsal, a equipe Sub-14 do Colégio Imacu lada Conceição, dirigida pelo técni co campeão mundial Vicente Cam peiz, ficou com o vice-campeona to. Disputando a partida final em Batatais/SP em jogo super disputa do, que terminou empatado em 2 a 2. Uma equipe de Ribeirão Preto ficou com a vitória nos pênaltis (7×6). A Super Copa Paulista & Sul de Minas de Futsal reuniu cerca de 25 equipes de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Espírito Santo, distribuídas em cinco categorias.