Quinta Coluna

Express Press

Cesar Tadeu

29 de setembro de 2021

a arteira roseymar zaroni, a jornalista-pau-pra-toda-obra adriana dias e a também jornalista e photógrapha Lucíola Zvarick, noite dessas, de palestra, autógrafos do livro “Yawalapíti”, cachaça nobre destilada no carmo do rio claro e, é claro, exposição de photos do fot´gtrafo e indigenista renato soares, reunidas na mostra “POVOS ameríndios”. no palácio da cultura


A Bailarina passense Julia Beatriz conquistou Medalha de Ouro,
na categoria Dança do Ventre, em festival realizado pelo Studio Malika, domingo passado, em Itapevi/SP


a Artista plástica francana Atalie Rodrigues leva gravura de sua lavra para exposição ‘El jaguar como símbolo de la cultura americana’, no Museo Juan Ma noel Blanes, em Montevidéu/Uruguai. A mostra é uma homenagem às diversas representações, em gravura, da onça (ou jaguar), na visão de 95 artistas das Américas. e é também uma denúncia contra a extinção de várias espécies de onças/jaguares pela ação predatória do animal homem no continente.


A Secretaria Municipal de Educa ção, em parceria com a Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico, dá tratos para, enfim, fazer acontecer a quinta edição da FLiPassos – a Feira Literária de Passos. Marcada para acontecer em agosto de 2020 – aquele ano que não existiu – a quinta FLi Passos teria por patrono e homenage ado o professor, escritor e político Gilberto Abreu. A saber…

…Por ora, a divulgação oficial acer ca da V FLiPassos é que a feira terá entre suas atrações um big “Concur so Cultural de Produção de Texto, Desenho e Foto”. Que vai ter como tema “O Senhor das Palavras e o Jar dineiro” – poema do professor, escri tor e político José dos Reis Santos…

…a justificativa é que “tendo em vista o que o mundo viveu nesses quase 2 anos de pandemia, o tema escolhido tem por objetivo embasar os trabalhos desse concurso cultural, tanto nos desenhos quanto nas fotos e nas produções textuais, visando também homenagear e reconhecer o trabalho do jornalista, professor, es critor – alguém aí disse, político??? – José dos Reis Santos, que enaltece o nome de Passos nacional e interna cionalmente”.

…Como todos se lembram, o poe ma ‘The Lord of the Words and the Gardener’ (ou “O Senhor das Pala vras e o Jardineiro”- o poema foi originalmente escrito em Inglês) de Zé Reis, conquistou uma medalha de bronze no recém acontecido Concur so Literário Internacional da Nature za, acerca da impotência do ser huma no ante os impactos da pandemia. Zé Reis, que sempre participa de con cursos literários em português, desta vez arriscou a rima em inglês, e foi o terceiro classificado concorrendo na categoria Poesia, com participantes de Portugal, Itália, Dinamarca, Ro mênia, Japão e Brasil.

De volta ao “Concurso Cultural de Produção de Texto, Desenho e Fo to”, o evento é destinado aos estudan tes da Educação Infantil (Pré de 5 anos), Ensino Fundamental I e II (anos iniciais e anos finais) das Escolas Municipais, Estaduais e Particulares de Passos, correspon dendo a três categorias: Desenho, para alunos da Educação Infantil (pré de 5 anos) e 1º ano do Ensino Fundamental I, anos iniciais. A Cate goria II-Foto é para alunos do En sino Fundamental I – anos iniciais (2º ao 5º ano). Finalmente, na Cate goria III, de Produção textual em conto, prosa ou verso (poesia) con correm os alunos do Ensino Funda mental II, anos finais (6º ao 9º ano)…

…Os trabalhos nas escolas, visando a realização do concurso já começou. O prazo final para entrega dos traba- lhos é o dia 21 de outubro. A divul- gação dos resultados e a Cerimônia de Premiação movimentarão a Ten da Cultural da V FLiPassos, na aber-tura da feira, no dia 10 de novembro … ah, sim: a comunicação oficial não divulgou, mas a V FLiPassos – a Feira Literária de Passos – vai rolar de 10 a 13 de novembro próximo. Também por parte da comunicação oficial da V FLiPassos, explicou, explicou, não divulgou e confundiu: afinal, o patrono da feira literária continua sendo Gilberto Abreu? Ou seria agora José dos Reis Santos!?!

“Nuances da Natureza” é uma criação de Juliana Medeiros, inspira da em poemas de Portinari. Peças ce râmicas que, muito além do encanto e da beleza, trazem sensibilidade em cada detalhe! Encontre o produto ideal para o seu ambiente, como a linha Areias Calmas BE Hard 120 x 120. A coleção “Nuances da Nature za” está na Ponto Bello Acabamentos – a primeira butique de pisos e reves timentos da região. Na Lavras, esqui na com Dr Manoel Patti. Também pelo 35/9-8899-8600.

Agora como Associação Pública dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande, o natipoderoso Consórcio AMEG retoma amanhã suas reuniões itinerantes. Em 180ª Assembleia Geral Ordinária, que vai reunir na vizinha cidade de Cássia, os atuais prefeitos da região…

…Tradição da entidade, as reuniões em municípios associados foram suspensas em março do ano passado por conta no novo coronavírus, fican do os últimos encontros da entidade restritos aos prefeitos ou reuniões de forma remota por videoconferência. Ainda que a reunião presencial de amanhã em Cássia não signifique a retomada das plenárias com a presen ça de público geral…

…na pauta da 180ª Assembleia Ge ral Ordinária – a primeira presencial do Consórcio AMEG – entre outros assuntos, se destacam a finalização do processo de transição entre asso-ciação privada e consórcio público; alternativas para a aquisição de uma usina de asfalto; doação e transfe- rência aos municípios de botijões de armazenamento de sêmen utilizados em programa de melhoramento gené tico de rebanhos bovinos, etc. etc…

…Aproveitando a oportunidade de reunir colegas gestores municipais da região, o prefeito anfitrião da 180ª AGO do Consórcio Ameg, Reminho Carvalho Pinto, se desdobrará em guia turístico numa visita às obras do Santuário de Santa Rita de Cássia, já em fase de acabamento. O Santuá rio plantado no Alto do Taquaral será o maior do mundo dedicado à Santa Rita de Cássia e um dos maiores templos católicos do Bra sil, com capacidade de receber até 5 mil fiéis sentados. Inauguração em 22 de maio de 2022, dia de Santa Rita…

…Outros numeros do santuário: o- cupa uma área de 75 mil metros quadrados, sendo 10 mil metros qua drados construídos, incluindo a igre ja.Sua área comercial contará com 48 lojas, área de alimentação, sanitários, fraldário, uma réplica da casa de San ta Rita (a original está na Itália) e um velário. O estacionamento terá 765 vagas para carros e 155 vagas de ônibus. A obra é uma iniciativa do empresário cassiense Paulo Flávio de Melo Carvalho, devoto de Santa Rita. Após concluído, o empreendi- mento será doado para a Mitra Dioce sana de Guaxupé, que ficará respon sável pela administração da igreja e do seu entorno.

Enquanto isso, aqui n’Ardeia, Co-missão de Fiscalização Financeira e Orçamentária a bordo da refrigerada Câmara Municipal de Passos capita- neou na tarde de hontem Audiência Pública de apresentação do “Relató rio de Gestão do 2º quadrimestre de 2021 da Prefeitura Municipal de Pas sos”. Com a participação (um pouco rala) da comunidade passense, no não menos refrigerado Plenarinho.

Acupuntura como tratamento, mas sagem como relaxamento, com aten dimento a domicílio e com todos os procedimentos de segurança, confor me os dias atuais. Pela fisioterapeuta e acupunturista Mayna Elias. Agen damentos pelo 9-9119-8690 ou 9-9946-0881.

Também hontem, a Secretaria de Estado da Cultura e Turismo, através de seu Instituto Estadual do Patri- mônio Histórico e Artístico de Mi- nas Geraes – o Iepha-MG – apresen tou “Caminhos do Patrimônio: con temporaneidade e novos horizontes”, tema da 8ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais 2021. O auê aconteceu na Sala de Exposições Temporárias do Palácio da Cultura (aos que estão chegando e/ou não têm/tiveram muita intimidade com o local, o outrora Salão do Juri do Fórum de Passos, onde hoje está lo-calizado o Palácio da Cultura não é “anfiteatro”;..

…ainda que já tenha recebido ma-nifestações artísticas típicas e pró-prias desses espaços. Assim exposto, aquele espaço é, desde a sua instala-ção, o local destinado à exposições artísticas temporárias). Qualquer e-ventual discussão acerca só revelará o pouco conhecimento dos gestores em relação ao espaço gerenciado!

De volta a programação da 8ª Jor-nada do Patrimônio Cultural de Mi-nas Gerais 2021 acontecida hontem, capitaneada pelo Conselho Munici-pal do Patrimônio Cultural de Pas-sos, o evento serviu para o lança mento do Guia do Patrimônio Histó rico de Passos e também de um ca lendário comemorativo aos 100 Anos da Chegada do Trem à Passos – ou os 100 Anos da inauguração da Esta ção Ferroviária Mogyana, a serem celebrados em Dezembro de 2021…

…a “Estação Cultura” é nova nessa história. Ela foi efetivamente e ofi cialmente inaugurada, ocupando os espaços da antiga estação ferroviária, aos 6 de Agosto de 2001, na então primeira gestão do prefeito José Hernani Silveira…

…Que, diga-se, em cerimônia acon tecida menos de 3 meses antes, na noite de 13 de Maio de 2001, no An fiteatro da Casa da Cultura, assinou os termos do decreto que destinou aquela área da Estação Mogyana à Cultura (inicialmente eram cerca de 26 mil metros quadrados, pertencen tes a Fepasa e que foram adquiridos pelo município). Constam do com-plexo a Estação Cultura e o Centro de Memória “Antonio Theodoro Grilo”. Além de toda aquela imensa esplanada e as polêmicas ex-Casas dos Ferroviários…

…Então, não confundam: o prédio da Estação Ferroviária (sem aquele galpão anexo) vai completar 100 a-nos em dezembro. A instituição “Es-tação Cultura” que ocupa aqueles es-paços mencionados completou, sem festança alguma – nem o Festival de Raias, Pipas e Papagaios tradicional e anualmente realizado ali na área – 20 anos em agosto passado.

A Primavera-Verão 21/22 em rou pas, acessórios e calçados masculinos já está na Sangue Azul. Sociais, espor tivas, estilosos e confortáveis, como pedem os looks das próximas estaçõ es. Conheça as novas coleções San gue Azul – butique multimarcas mas culina – na Avenida da Moda, 3092. Ou via Whatsapp 35/9-9141-3312.

Semana que vem tem um dos maio res sucessos no departamento de Te-atro Infantil na Ardeia: animando a oitava edição do “Festival da Crian ça no Teatro”, vem aí mais “História de Piratas”, o espetáculo. O “Festival da Criança no Teatro” é um projeto realizado pela ADESC Cultural em parceria com a Trupe Ventania, sem nenhum aporte público para sua exe-cução, sempre na intenção de estabe lecer as primeiras pontes da criança com o mágico universo do Teatro. O festival entra em cena de 4 a 6 de ou tubro e as apresentações são gratui tas. Evoezinho!

Não menos no 4 de outubro, o multidiretor Maurílio Romão se des dobra no papel de professor de nova turma do Curso de Teatro da Trupe Ventania. As aulas acontecerão às segundas-feiras, das 18h30 ás 20h, ao longo de 6 meses. Mensalidades de R$ 120,00 a quem possa se interessar e desde que tenha idade acima de 12 anos. Matrículas e informações pelo whatsapp 3021-3606 (das13h às 17h).

Pelos lados da Sala de Exposições Temporárias do Palácio da Cultura – aquela! – as exposições estão de vol- ta. Pra (re)começar, o photógrapho e indigenista carmerlitano Renato Soares mostra parte de sua obra reu-nida em “Povos Ameríndios” – foto-grafias. Até 16 de outubro, aberta de segunda a sexta-feira, das 9h ás 17h, com entrada franca.
Embarque com a Munditur em grupo cultural com destino a São Paulo/SP, de 31 de outubro a 2 de novembro – feriado de Finados. No pacote, 3 noites de hospedagem no 4 estrelas Hotel Meliá Jardim Euro-pa, com café da manhã, 1 almoço, 1 jantar, mais passeios culturais com guia acompanhante Munditur du-rante todo percurso e Seguro Via-gem. Uma das sugestões Munditur, entre os vários musicais de volta à cena paulistana, é a comédia musical “Silvio Santos vem aí!”, contando a trajetória desse ícone da televisão brasileira desde sua infância, quan do era camelô no Rio de Janeiro, até a década de 90 e a consolida ção do SBT; tudo em meio a músicas que marcaram décadas e animaram os programas de auditório. “Silvio Santos vem aí!” é espetáculo para agradar todas as gerações. Mais informações, no presencial, com o pessoal da Munditur na Rua Santo Antônio, 79. Ou pelo 35/3521-6373. Ou [email protected]


Vestido midi com movimento e caimento perfeito e a volta dos pompons em seu closet. Toda a elegância desta peça está disponível na coleção “Soul Flowers” – a nova coleção Nova D.
Venha conhecer e se surpreender!
“Soul Flowers” está na flagship store nova d – na avenida da moda.
ou no site NOVAD


Elas não deixam pra mais ninguém!
O Futsal feminino de Passos é mais uma vez o Campeão da Liga São Paulo/Minas – série Prata, categoria livre.
em Jardinópolis/SP, a equipe comandada pelo técnico campeão mundial Vicente campeiz venceu o time de Taquaritinga/SP por 3 x2 e conquistou o título. simples assim!

Na retaguarda da equipe campeã de futsal feminino de Passos, a Secretaria de Esportes da prefeitura de Passos e o Instituto Dona Oilda. mais os patrocinadores: Supermercado das Nações, Unimed sudoeste de minas, Alvorada Pneus, Pintado D’ouro, BLT Engenharia, ACIP, CQV Academia, Churrascaria Gaúcha, CPN, Buteco do Atleta, a polivalente Escola estadual “Dulce ferreira de Souza” e o Colégio Status/Poliedro