Quinta Coluna

Express Press

Cesar Tadeu

24 de setembro de 2021

Lais Campeiz e Pedro Saad Abud não deixaram por menos e – morram de inveja – tiveram seu casamento realizado numa praia.
Filhos de, respectivamente, Vicente Campeiz/Fernanda e de Sérgio Abud/Cibele Saad, Lais & Pedro tiveram as areias, o mar e o céu da praia de Tabatinga como testemunhas…
dias desses, passados, no litoral de Caraguatatuba/SP


No próximo domingo, 112 anos! No 26 de setembro de 1909 – também coincidentemente, um domingo – por volta das 10h, acontecia in Pas sos um episódio que tem status de épico na história dess’Ardeia e que ficou conhecido como “A Matança do Fórum”. Entre factos, boatos e versões mil, folhetins escritos pelo jornalista Antônio Celestino, tam bém advogado e testemunha dos fatos, entitulados “Os Contratadores da Morte” (posteriormente reunidos pelo historiador multimidia Antô nio Grilo e publicados pela agora his tórica Fundação de Ensino Superior de Passos/FESP) foram a fonte pri mordial do acontecido…

…hoje, 24 de setembro de 2021, faz 25 anos da morte do romancista Má rio Palmério, imortal escritor (com direito à cadeira na Academia Brasi leira de Letras, obviamente) autor de “Chapadão do Bugre”, obra inspirada nesses fatos históricos acontecidos in Passos e que, inclusive, viraram uma série na TV Bandeirantes …a partir do romance de Palmério. Para não deixar as almas dos envolvidos na Matança do Forum descansarem em paz, o mago escritor Marco Túlio Costa fala mais sobre o “Chapadão do Bugre” em seu canal do YouTube, como parte do seu e-batepapo “Li vros, Leitores e Livreiros”.

…Ah, sim, para não se confundi rem, bugrada! A “Matança do Fo rum” NÃO aconteceu – como desco nhecem alguns “istoriadores” – no prédio do Forum, aquele onde é hoje o Palácio da Cultura. Aconteceu, SIM, no prédio do Forum (mais pre cisamente, do lado de fora do prédio do Forum). Um outro prédio, tam bém de dois pavimentos, que existia exatamente onde está o atual Palácio da Cultura, outrora …o Forum.

…Mas porque, então, ora direis, a matança NÃO aconteceu no menci onado prédio. Simples, tapuias de pouca atenção com a História de Pas sos: o prédio majestosamente ergui do ali na esquina do então Largo do Rosário (hoje, Praça Geraldo da Sil va Maia) com a então Rua Direita (a atual Rua Presidente Antonio Car los), só foi inaugurado aos 7 de Se tembro de 1919 – quase 10 anos depo is do acontecido em 1909. Quando foram mortos o famigerado coronel Neca Medeiros, seu BFF (Best Fri end Forever, para os dinossauros”) Juca Miranda. E um dentista, que passava pelo local e, de curioso, quiz saber que tiroteio era aquele. Ga nhou um teco na testa e abotoou o paletó ali mesmo. Estavam lá três corpos estendidos no chão…

…Mais historinhas: a terra aqui en trou em transe, afinal, apesar da “matança” ter dado cabo em (diga mos) só três alminhas, duas delas eram graudíssimas. Juca Miranda era o braço direito do coronel Neca Medeiros. Foi o primeiro atacado (19 “coroneis” eram os cabras marcados pra morrer naquela manhã, sabiam disso, passenses?!?), golpeado na ore lha por uma machadinha, baleado …morreu!

…Neca, por sua vez, era fazendeiro de vastíssimo império (a propósito, monarquista), riquíssimo, um influ encer regional e, de quebra, o princi pal agente político da cidade de Pas sos. Município dos mais populosos, ricos e influentes na Província de Mi nas Geraes, que tinha por presidente, Wenceslau Braz (que tinha uma rus ga, latifundiária, com Neca Medei ros). Neca Medeiros era o presidente da Câmara de Passos e, como todo mundo sabe, naqueles tempos não havia a figura política do “prefeito” – o presidente da Câmara era tam bém o prefeito da cidade. Ohhh!..

…Daí o peso histórico da “Matança do Forum”: naquela manhã de do mingo, 26 de setembro, enquanto os passenses na fé se dividiam em mis sas na Igreja do Rosário e na Igreja da Matriz, o chumbo comia entre as duas. A cidade, pra lá de assustada, soube logo que perdera seu maior líder político, bem como o assessor imediato dessa liderança…

…Depois desse ocorrido, muda tu do por aqui. Mas essa história é lon ga, épica, com cenas de poder e gló ria, perdas e danos, verdades e men tiras secretas ou não, mas, decidida mente, muito mais interessante do que a história que os agentes de hoje protagonizam. Até porque foi em meio a tudo isso que a cidade de Pas sos chegou onde está…

…Ainda bem que chegou, ou con seguiu chegar. Porque se dependesse do material humano e político que se apresenta hoje como lideranças lo cais – ruralistas, comerciais, industri ais, políticas, religiosas, folclóricas e/ou até intelectuais – isso aqui não teria passado de uma villa. Vilinha mesmo, daquelas bem vilarejosinho.

Ou, como diria aquele semialfabe tizado no Planalto Central: “Conhe cereis a História escrita pelo teu po vo e a História que está escrevendo para teu povo te envergonhará”.

“Nuances da Natureza” é uma cria ção de Juliana Medeiros, ins pirada em poemas de Portinari. Peças cerâ micas que, muito além do encanto e da beleza, trazem sensibilidade em cada detalhe! Encontre o produto ideal para o seu ambiente, como a li nha Areias Calmas BE Hard 120 x 120. A coleção “Nuances da Nature za” está na Ponto Bello Acabamentos – a primeira butique de pisos e revestimentos da região. Na Lavras, esquina com Dr Manoel Patti. Tam bém pelo 35/9-8899-8600.

Temporada de apresentações espe ciais dos Pequenos Cantores de Pas sos, a partir de amanhã, próxima semana afora. Amanhã, ás 15h, o coral se apresenta durante o Chá Pri mavera, preparado para ser servido pela Igreja Presbiteriana do Muara ma, em evento que vai ter ainda a participação da médica dermatolo gista Telma Dias Faria Reis em pales tra, mais louvor e adoração com as irmãs ThreeSis. Nas próximas terça 28 e quarta-feira 29, os Pequenos Cantores de Passos abrilhatam as “Noites Marianas” que acontecerão na Paróquia Nossa Senhora Apareci da.

Pelos lados da sala de Exposições Temporárias do Palácio da Cultura as exposições estão de volta! Pra (re)começar, o photógrapho e indige nista carmerlitano Renato Soares mostra parte de sua obra reunida em “Povos Ameríndios”, fotografias. De hoje a 16 de outubro de 2021, no Palácio da Cultura, aberta das 9h ás 17h, com entrada franca.

O mais carioca dos passenses, o escritor Alexandre Brandão faz rasante – de participação especial, co mo mediador -, na segunda edição do “Viver de Escrever” que acontece amanhã. Passarão por ela Milton Ha toum, Rogério Pereira, Ítalo Morico ni, Nuno Rau , Stella Maris Rezende , Márcia Cristina Silva, Marçal Aqui no, João Paulo Vaz , Laura Gossman (da Amazon, com quem Xandão con versará sobre a plataforma KDP) e Viviane Mosé. Tudo sob a coordena ção de Suzana Vargas, numa emprei tada do Instituto Estação das Letras! A quem se interessar http://www. sympla.com.br/iel.

A Primavera-Verão 21/22 em rou pas, acessórios e calçados masculinos já está na Sangue Azul. Sociais, espor tivas, estilosos e confortáveis, como pedem os looks das próximas esta ções. Conheça as novas coleções San gue Azul – butique multimarcas mas culina – na Avenida da Moda, 3092. Ou via Whatsapp 35/9-9141-3312.

Depois da loja matriz na Rua Coim bras, outra loja na rua da Escola São José e mais uma, enorme, na Ave nida Poços de Caldas, Diego Pereira de Souza – com sua Natália – cortou as fitas de inauguração da loja de número 4 dos Supermercados São Francisco. A rede da família Odete Pereira & Filhos chegou hontem ao Bairro Santa Luzia/Canjeranus, an corada no número 760 da cada dia mais comercialmente movimentada e surtida Rua Goiás.

O Escritório Regional 09 do Siste- ma FAEMG/SENAR/INAES/Sindi catos em Passos acaba de capacitar novos mobilizadores para atuarem nos municípios de Alterosa, Bote lhos, Alterosa e São Roque de Minas. Aprovados em capacitação realizada no início do mês e já inseridos nas atividades da regional do Sistema em Passos, eles participaram de reunião online com a equipe do escritório, para conhecimento das ações do dia …São eles Cintia da Costa Faria Santos, do Sindicato de São Roque de Minas, que assume a função de mobilizadora em apoio ao executivo sindical Joyter César Costa. Vanessa de Fátima Marques, do Sindicato de Alterosa, que substitui Alice Vieira. E, em Botelhos, o também presiden te da entidade, José Silvano Garcia, assumiu a mobilização substituindo Dario Alexandre Machado Lopes.

Enquanto isso, a cinquentenária APAE de Passos poe no ar sua cam- panha para a Semana das Crianças. Como participar? É só entrar em con tato (pelo Whatsapp 9-9849-2501 ou pelo fone 35/3529-1710) e fazer uma doação em espécie. O valor será rever tido em cesta básica para as famílias dos usuários.Praticar a solidariedade é uma forma de amor que não tem preço, lembra a APAE Passos.

Acupuntura como tratamento, mas sagem como relaxamento, com aten dimento a domicílio e com todos os procedimentos de segurança, confor me os dias atuais. Pela fisioterapeuta e acupunturista Mayna Elias. Agen damentos pelo 9-9119-8690 ou 9-9946-0881.
A Faculdade Atenas Passos realiza amanhã sua II Jornada Temática de Odontologia. Em mais um evento científicodestinado aos acadêmicos e aos profissionais de Odontologia, proporcionando a oportunidade de expandir conhecimentos…

…No line up da jornada palestran-tes confirmados como o professor Renato Assis Machado, mestre e dou tor em Estomatologia, além de professor nos cursos de Odonto e Medicina da Universidade de Santo Amaro. Renato é o palestrante das 9h, abordando “Fissuras Orais – uma abordagem clínica e biomolecular”…

…na sequência, ás 9h50, será a vez da palestra do professor Evandro Sil veira de Oliveira, mestre e doutor em Clínica Odontológica pela UF VJM e professor do curso de Odonto do Centro de Universitário Católica do Leste de Minas Gerais, em Ipatin ga. Evandro vai falar sobre “Cárie dentária em cri anças e o impacto na saúde bucal”…

…A jornada será encerrada pela pro fessora e mestra Lady Paola Aristiza bal Arboleda, cirurgiã-dentista gra duada pela Universidad Autónoma de Manizales, na Colombia. A pales tra de Lady Paola, ás 10h30, aborda rá a “Distribuição e frequência do câncer de cabeça e pescoço em paci entes pediátricos”. A jornada da O donto da Faculdade Atenas Passos é on-line e gratuita, aberta aos acadê micos da Atenas e também aos estu dantes de outras instituições. Com direito a certificado.

De volta ao quase normal, a Mundi tur orgulhosamente anuncia que os musicais estão voltando à cena cul tural paulistana e a Munditur está de volta aos musicais. “Venha conos co ao espetáculo que promete fazer todo mundo dançar com os hits de Donna Summer, diva do disco mu sic. Ou divirta-se com a comédia mu sical “Silvio Santos Vem Aí!”, que conta a trajetória deste ícone da tele visão brasileira. Escolha seu espetá culo, ou todos eles, e embarque com a gente nesse roteiro imperdível!

…Serão 3 noites de hospedagem no Hotel Meliá Jardim Europa – um 4 estrelas, com café da manhã incluso; mais um almoço e um jantar; passei os culturais no domingo e na segun da-feira com guia acompanhante Munditur, mais assistência Seguro Viagem (Seguro Saúde). Saída no próximo feriadão prolongado do dia 2 de Novembro. Mais informações, no presencial, com o pessoal da Mun ditur na Rua Santo Antônio, 79.Ou pelo 35/3521-6373. Ou [email protected] munditur.com.br Ou ainda @mun diturviagens

…Porque o novo normal é voltar ao normal sem esquecer de uns cuida dos básicos para tempos de Covid-19. De preferência, vacinados e ain da assim usando uma máscara bási ca, se lambuzando de álcool gel e tu do mais dos protocolos de combate ao novo coronavírus.
Cineclube ha 22 anos em cartaz, “Sessão Pipoca & Bala Pipper” está de volta à cena cultural d’Ardeia, a-presentando “Operação Valquíria”. Com Tom Cruise como protagonista de um mezzo drama/mezzo históri co mezzo suspense produzido em 2008. Conta uma história que tem como cenário a II Guerra Mundial. Tom Cruise é um coronel que retorna à Alemanha gravemente ferido nu ma outra guerra, na África. Ao che gar o cara já se envolve em uma cons piração para acabar com o governo local, que tá a fim de matar Hitler…

…O objetivo é pôr em prática a “O peração Valquíria” do título do fil me, conspiração que teria mudado a história a partir de um plano já exis tente que previa um outro governo que conduzisse os destinos da Alema nha quando eles dessem cabo em Hitler. Aos poucos (na trama) o coro nel Cruise ganha destaque na orga nização e acaba sendo o escolhido pa ra assassinar o kaiser nazista. A ve lha e boa “Sessão Pipoca & Bala Pip per” está de volta às noites de terça-feira – ás 20h -, no Anfiteatro da Casa da Cultura, com entrada franca. E, como é uma tradição da sessão, com pipoca e bala Pipper para os especta dores.


O aniversário natalício da advogada Iane Noronha Freire aconteceu na Casa Buffet by Frederico Amorim, para um petit comité. Passaram por lá, entre os seletos convivas, Daniela Cristina de Sousa, Gustavo César Sant’ana/Márcia Sant’Ana, Luiz Carlos Cardoso Negrão/Thaciane Aparecida Ramos Negrão, o veterinário Edson Figueiredo da Costa/Nazeli Santos de Andrade Figueiredo da Costa, mais o médico Pedro Savino/ Eliene Ferreira Silva


blazer cropped + wide leg formam o conjunto perfeito!
O novo mood work vem com muito estilo e bossa! Soul FLOWERS – a nova coleção Nova D para a primavera/verão 21/22 está na flagship store nova d – na avenida da moda. ou no site NOVAD
porque todo poder emana da alma das flores!


a photo de murilo marcos é a tradução do significado do projeto “Valorizando Raízes”, da multidançarina nathany frança. e, segundo ela, “o significado de amor a arte”. As lentes de Murilo captaram, numa das esquinas com sinal de trânsito na Praça da Matriz em Passos, a arte de petrus – palhaço, malabarista, ator, entre otras cositas Y habilidades – que veio de Córdoba/Argentina, trabalha e vive da arte nos sinais de trânsito aí do mundo. e Nathany, uma artista do interior, que um dia começou a descobrir a imensidão do mundo. “A arte tem valor! Respeitem o artista!”, conclama nathany