Quinta Coluna

Express Press

Cesar Tadeu

22 de setembro de 2021

De alpinopolense para alpinopolense …para alpinopolenses!
Diretor de teatro & trupe Ventania, maurílio romão – o cara por trás do festival nacional de teatro de passos – e região – divide holofotes com o prefeito de sua alpinópolis natal, rafael freire.
em cena da entrega do “troféu Clélia Monteiro” (cidadã passense nascida em boa esperança) ao prefeito, pela colaboração da municipalidade de alpinópolis com a realização do 5º Festival Nacional de Teatro de Passos.
Ah, sim: o Dionísio, que enfeita o “Troféu Clélia”, é carmelitano!


A outrora gerente de negócios Vanderli dos Reis Amaral e a também outrora agente de atendimento Vânia Freire de Oliveira Espíndola ensanduicham o preclaro jornalista Ezio Joele Filho, nos bastidores festivos de duas promoções conquistadas: A passense Vanderli foi alçada a diretora executiva operacional do Sicoob Nossocrédito – diga-se, a primeira mulher a ocupar um cargo de diretoria da instituição com matriz in São Sebastião do Paraíso. por Consequência, a também passense Vânia foi promovida a gerente de agência do Sicoob Nosso crédito, instalada ali mais no alto da sempre renovada avenida da moda

 


Sueli de Medeiros Frias fez balançar os domínios do condomínio das nações, dia desses, de comemorar seu feliz aniversário com churrascão by jaime churrasqueiro

 

 

 

 

 

 

 


O fotógrafo e indigenista Renato Soares lança nesta quinta-feira, 23 de setembro, às 20h, o livro ‘Yawalapíti’, na Casa da Cultura de Passos. logo em seguida o pessoal se debanda para o prédio em frente, no palácio da cultura, onde renato abre a Exposição ‘Povos Originários’ – que fica em cartaz até dia 16 de outubro. São 12 photos de 70 x 100 centímetros, feitas pelo carmelitano em suas incursões ao longo de mais de 30 anos pelos territórios indiígenas brasilis

 

 

 

 

 


Prefeitos e representantes dos municípios da renovada e fortalecida Associação Pública dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande – o poderoso Consórcio AMEG – reunidos em Alfenas, cobraram providências dos representantes de Furnas Centrais Elétricas, Clóvis Torres e da Eletrobras, na pessoa de seu presidente Rodrigo Limp Nascimento, quanto aos baixíssimos níveis dos reservatórios de Furnas e Peixotos – Mascarenhas de Moraes para os íntimos…

…O encontro foi armado pela co-irmã Associação dos Municí pios do Lago de Furnas/Alago, com o apoio amplo e geral da AMEG, Consórcio AMEG. E arti culado pelo diretor jurídico do Senado Federal, Alexandre Sil veira, a pedido do presidente do Congresso Nacional, o senador passense Rodrigo Pacheco…

…Em dia de encontro de graúdos e bambambãs da política nacional, estadual & regional, também estiveram em Alfenas o presidente da Assembleia Legis lativa de Minas Gerais, Agosti nho Patrus; o presidente da Frente Mineira de Prefeitos e prefeito de Beagá Alexandre Ka lil; os deputados federais Charles Evangelista, Diego Andrade, Emidinho Madeira e Mauro Lo pes. Além dos estaduais Cás sio Soares, Antônio Carlos Arantes, Professor Claiton, Dalmo Ribei ro, Sávio Souza Cruz e Ulysses Gomes…

…entre os 52 prefeitos presen tes. Da região do Consórcio AME G estiveram em Alfenas gestores e representantes de Alpinópolis, Carmo do Rio Claro, Delfinópo lis, Guapé, Ibiraci, Itaú de Minas, Passos, São João Batista do Gló ria, São José da Barra e São Ro que de Minas…
…A pauta do dia tratou do baixo nível (das águas) dos reservató rios da região e da crise hídrica pela qual o país já atravessa, se vamos poder acender as luzinhas nas árvores do próximo Natal, a manutenção da cota mínima de 762m para o reservatório de Fur nas e de 663m para o reservatório de Mascarenhas de Moraes. E, sim, de medidas compensatórias para ressarcir os municípios que vêm acumulando prejuízos por conta da redução do volume de águas nos lagos mencionados…

…Só faltou São Pedro – as chu vas são responsabilidade dele, co mo todos sabem! Mas, entreou- vido na reunião em Alfenas, São Pedro não foi convocado porque santos não podem mentir. E São Pedro teria que acabar dizendo que as chuvas ele tem mandado. O que tem faltado – e muito – é um mínimo de competência do alto oficialato tupiniquim para gerenciar a questão hídrica. Daí seca tudo!

“Nuances da Natureza” é uma criação de Juliana Medeiros, ins pirada em poemas de Portinari. Peças cerâmicas que, muito além do encanto e da beleza, trazem sensibilidade em cada detalhe! Encontre o produto ideal para o seu ambiente, como a linha Areias Calmas BE Hard 120 x 120. A coleção “Nuances da Na tureza” está na Ponto Bello Aca bamentos – a primeira butique de pisos e revestimentos da região. Na Lavras, esquina com Dr Ma noel Patti. Também pelo 35/9-8899-8600.

Evoezinho!!! Ou, como confun diria aquele candidato a candida to a deputado em 22, “Avô, Ezi nho?” Vem aí a oitava edição do “Festival da Criança no Teatro” -projeto realizado pela ADESC Cultural em parceria com a Tru pe Ventania e que não conta com nenhum aporte público para sua execução…

…Desde sua primeira edição, sempre na intenção de estabele cer as primeiras pontes da cri ança com o mágico universo do Teatro. A oitava edição do “Festi val da Criança no Teatro” vem reforçar esse compromisso, prin cipalmente com as crianças com menor, ou nenhum, acesso às artes e à Cultura na cidade. As apresentações serão abertas aos infantes, gratuitamente! A pro gramação oficial sai daqui a pou co. O “VIII Festival da Criança no Teatro” entra em cena de 4 a 6 de outubro. Evoezinho!

Mas antes (ou durante) o mul tidiretor Maurílio Romão está pronto para mais uma outra atua ção: também a partir do dia 4 de outubro, Maurílio se desdobra no papel de professor de uma nova turma do Curso de Teatro da Trupe Ventania…

…Em aulas que acontecerão sempre às segundas-feiras, das 18h30 ás 20h, ao longo de 6 me-ses. Mensalidades de R$ 120,00 a quem possa se interessar e des de que tenha idade acima de 12 anos. Matrículas estão abertas. Mais informações pelo whatsapp 3021-3606 (das13h às 17h).

A Primavera-Verão 21/22 em roupas, acessórios e calçados mas culinos já está na Sangue Azul. Sociais, esportivas, estilosos e confortáveis, como pedem os loo ks das próximas estações. Conhe ça as novas coleções Sangue Azul – butique multimarcas masculina – na Avenida da Moda, 3092. Ou via Whatsapp 35/9-9141-3312.

O Centro de Memória Social da UEMG Passos recebeu, no contexto da “15ª Primavera dos Museus”, a já-em-fase-de-tomba mento presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Cultu ral de Passos, a araraquarense A driana Beatriz Polez Rocha, para falar de patrimônio e insti tuições culturais; e Soraia Garabini, mes tre e doutora em Arte da Ima gem-UFMG e Tecnologia, abor dando o patrimônio sonoro e au diovisual. Em video-palestra pe lo canal do Centro no You Tube.

Acupuntura como tratamento, massagem como relaxamento, com atendimento a domicílio e com todos os procedimentos de segurança, conforme os dias atuais. Pela fisioterapeuta e acupunturista Mayna Elias. Agendamentos pelo 9-9119-8690 ou 9-9946-0881.

Artista plástica francana – mas figura íntima aqui dess’Ardeia – Atalie Rodrigues, a esposa do ar quiteto e professor Fespiano, Mauro Ferreira, participa com uma gravura de sua lavra da expo sição ‘El jaguar como símbolo de la cultura americana’, aberta agora mesmo no Museo Juan Ma noel Blanes, em Montevidéu/Uru guai…

…A mostra presta uma homena gem às mais diversas representa ções em gravura do animal onça (jaguar), na visão de 95 artistas das Américas e é também uma denúncia contra a extinção de várias espécies de onças/jaguares pela ação predatória do animal homem no continente.

Enquanto isso, sob o mesmo teto, o arquiteto e professor fespi ano Mauro Ferreira – esposo da também arquiteta e artista plásti ca Atalie Rodrigues – faz a revisão no livro-piloto de sua lavra “Vila Franca D’el Rey – 200 Anos de Arquitetura e Urbanismo”. Que vem a ser uma homenagem à cida de da Franca e aos seus constru tores. Revisão feita, “Vila Franca D’el Rey” já está nos prelos da gráfica.
Visto, corrigido e já impresso, por aqui o mago escritor Marco Túlio Costa está na contagem re gressiva para o lançamento – qua se que espacial – de sua nova obra “Marte Manda Lembranças”…

…Enquanto Marte não ataca, Marco Tulio, pilotando “Livros, Leitores e Livreiros” – prosa lite rária no YouTube – conta aquela, daquela vez em que ele foi conver sar com o Ziraldo, num encontro Maluquinho em Salvador. Túlio lembrou, entre outras coisas, de uma notinha que ele – Ziraldo – publicara no antológico “Pas quim”, a respeito de um grupo de jovens escritores marginalizados do interior de Minas que publica vam uma revista literária – a histórica “Protótipo”. Toda made in Passos. Sim, bugrada, nós já fomos bem, bem menos caipiras; tínhamos inclusive uma revista literária!

Mais contagem regressiva: para os brazucas e os não-brazucas por acaso gravitando nas cercanias de Boston/Massachusetts, um “Save the date” para o 17 de Outubro. Que é a data na qual enfim, final mente, Edelweiss Lemos – ou Edel Holz – espera estreiar a sua versão para a história do “Casa mento da Dona Baratinha”. Com o pessoal do teatro Brasileiro em Boston, no palco do Art at Armo ry, pra comemorar in Somerville o “Dia das Crianças” (crianças brazucas, bien sûr. Porque na America, o 12 de Outubro não é a data oficial do Dia das Crianças norteamericanas).

De volta ao quase normal, a Munditur orgulhosamente anun cia que os musicais estão voltan do à cena cultural paulistana e a Munditur está de volta aos musi cais. “Venha conosco ao espetácu lo que promete fazer todo mundo dançar com os hits de Donna Summer, diva do disco music. Além disso, divirta-se com a co média musical “Silvio Santos Vem Aí!”, que conta a trajetória deste grande ícone da televisão brasileira. Escolha seu espetácu lo, ou todos eles, e embarque com a gente nesse roteiro imperdível!

…Serão 3 noites de hospedagem no Hotel Meliá Jardim Europa – um 4 estrelas, com café da manhã incluso; mais um almoço e um jantar; passeios culturais no do mingo e na segunda-feira com guia acompanhante Munditur, mais assistência Seguro Viagem (Seguro Saúde). Saída no próxi mo feriadão prolongado do dia 2 de Novembro. Mais informações, no presencial, com o pessoal da Munditur na Rua Santo Antônio, 79.Ou pelo 35/3521-6373. Ou [email protected] Ou ainda @munditurviagens

…Porque o novo normal é vol tar ao normal sem se esquecer de uns cuidados básicos para esses tempos de Covid-19. De preferên cia, vacinados e ainda assim usa ndo uma máscara básica, se lambuzando de álcool gel e tudo mais dos protocolos de combate ao novoi coronavírus.

A fonoaudióloga Jhennifer Ga- bão Martinho, mais Rubens Lang Klaussner e Adriana Calix- to, fisioterapeutas; a terapeuta o-cupacional Milena da Silva Souza Cerqueira e a enfermeira Sissi Rossi fizeram participações pra lá de especiais durante debate acerca dos “Mitos e verdades so bre a paralisia cerebral”…

…No Canal Professores APAE, no YouTube, hontem, em tempo de debate online capitaneado pe la cinquentenária APAE de Pas sos, por ocasião do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiên cia.

Bombando nas redes, desde sá bado, a quarta edição do “Mais Educa Fitness” termina hoje. Ainda todo online – e gratuito -, este evento +Educa/Claudia Aro uca reune atrações como pales tras, mesas redondas, rodadas de negócios e a Mostra Mineira de Pilates. Realizado em plataforma digital e direcionado à empresas e profissionais do segmento do bem-estar, fitness, educação, pro jetos e esportes. Com apresenta ção de novos produtos e serviços, além de metodologias para inte ressados em novas possibilida des de parcerias e negócios.


Peças modernas, com rendas, bordados, sianinhas e passamanarias são um mergulho retrô na re-visita ao passado.
vai por aí também a nova coleção Nova D – Soul FLOWERS para a primavera/verão 21/22.
Visite a flagship store nova d – na avenida da moda. ou acesse o site NOVAD
porque todo poder emana da alma das flores!

 

 

 

 


self made man no departamento de supermercados na ardeia, Jeronimo Pereira Machado, em pessoa, passa para as meninas do grupo de apoio ao paciente oncológico de passos e região, um big cheque com fundos no valor de R$ 4.000,00 arrecadados na campanha “Troco Solidário” dos Supermercados São Jerônimo em prol do GAPOP-r