Quinta Coluna

Express Press

Cesar Tadeu

3 de setembro de 2021

ZÉ REIS, BILINGÜE E EM TRADUÇÃO SIMULTÂNEA. o QUê???
EXPLICANDO, MONOGLOTA: O poema “The Lord of the Words and the Gardener”, de autoria dO PROFESSOR, JORNALISTA E MAIS ALGUMA COISA, José dos Reis Santos, ACABA DE conquistAR UM HONROSo terceiro lugar no “Nature Internacional Literary Contest” – O “Concurso Literário Internacional da Natureza”.
A obra poética – cujo título em português é “O Senhor das Palavras e o Jardineiro” – tem como pano Sempre participaNdo de concursos literários em português, desta vez ZÉ REIS SE SUPEROU, arriscaNDO FILOSOFAR EM inglês (já que os dois primeiros versos vieram DO CONCURSO nesta língua). zÉ REIS FEZ a tradução e SUA a professora de inglês na Faculdade de Letras – Larissa Pádua Silveira – O orientou.
………………………………………………………………………………………………………
o “Nature Internacional Literary Contest” teve duas categorias: poesia e conto. jOSÉ REIS DOS SANTOs participou apenas da categoria “poesia”, concorrendo com poetas de vários países, entre os quais, Estados Unidos, Reino Unido, Portugal, Itália, Dinamarca, Romênia, Japão e Brasil.
Segundo os organizadores, além da versão em PDF, as obras vencedoras deverão ganhar uma versão impressa, com Os poemas e contos publicados em Portugal, nos Estados Unidos e na Romênia


em tempo de celebrar seus
15 anos de vida, Nicolas Bernardes da Silveira sorri

 

 

 

 

 

 

 


diamante puro!
entre seus amores, tania medeiros, 75 anos, é paparicada pelo pet e pela filhotona samira farah.
dia desses, de brindar a data querida

 

 

 

 

 


Com novena iniciada em 30 de agosto, lá pelos altos da Penha é tempo da mais tradicional entre as festas & quermesses d’Ardeia: é tempo de Festa da Penha. Ou, nes te anno Domini 2021, ainda sem a presença de todos os devotos, mui to menos a quermesse, a festa será em forma de “Novena de Nossa Se nhora da Penha”. Até 7 de Setem bro tem Terço da Aurora (ás 5h30), saindo das populosas comunidades do Alto Penha e seguindo em direção à sesquicentenária Capeli nha, onde a reza é encerrada com uma Santa Missa…

…ás 19h, no imponente Santuá rio da Penha, outra Santa Missa e novena, com participação de pa- dres especialmente convidados para a ocasião. Superior geral dos Monfortinos e residente em Roma, padre Luizinho – em uma visita surpresa – participou da primeira celebração, onde o convidado espe-cial foi padre Gil, de Ribeirão Pre-to.Também já particiuparam da Festa da Penha no santuário os pa-dres Felipe, de Paraguaçu; Luiz Henrique, de Alfenas e o padre João Batista, de Areado…

…Hoje a missa no Santuário tem celebração conduzida pelo diácono Gustavo, de Itaú de Minas. Ama-nhã, pelo padre Gentil, da Paróqui-a São Benedito; no domingo, pelo padre Marcinho, de Ribeirão Pre-to. Na segunda-feira, padre Dênis, de Casa Branca reza a missa e na terça-feira, 7 de Setembro, encer-rando a “Novena de Nossa Senho-ra da Penha”, tem o padre Vitor, de Passos…

…Mas Penha, teu outro nome é tradição! Assim sendo, de tradici-onal, mesmo, na Festa da Penha 2021 só a “Procissão de Carros” – e não carreata, incautos: a da Penha é uma procissão. Carreata é para as outras paróquias! No 7 de Setem-bro, porém ás 10h (e não ás tradici-onais 15h, oras!), saindo do Santu-ário, passando por algumas ruas da cidade, em direção à Capela da Pe-nha, onde vai rolar a benção dos veículos. “Nossa Senhora da Penha – caminha, cuida e intercede pelas famílias” é o mote.

Sim, é claro: nesses tempos ultra mudernos, com um velho corona-virus e suas novas variantes lá fora, o negócio do virtuoso leilão é um leilão virtual. Assim na Penha, co-mo em outras paróquias, o “I Lei-lão Virtual da Paróquia” terá primeiro lance ofertado no dia 8 de setembro, prosseguindo até o dia 19 de setembro. Via Whatsapp, se conectem!..
…Para não se confundirem: mes-mo com toda a pandemia e todo o pré-apocalipse por aí afora, o dia da padroeira Nossa Senhora da Pe-nha ainda continua sendo o 9 de Setembro.

Compre à pronta entrega! Reves-timentos da Coleção Downtown, da Portinari, HD GR NAT, 90cm x 90cm, retificado. Ou o Timeless WH POL, no formato 100cm x 100cm, Portinari. Na Ponto Bello Acabamentos – a primeira butique de pisos e revestimentos da região. Conheça essa e outras soluções em pisos e revestimentos na Lavras, esquina com Dr Manoel Patti. Contatos pelo (35) 9-8899-8600.

O Festival Nacional da Canção que estreia hoje aqui n’Ardeia, em sua edição 51, nasceu em 1971 lá nos tempos dos grandes festivais de MPB. Era, então, o Festival da Canção de Boa Esperança. Mais recentemente tal festival se tornou itinerante e assim ganhou uma sobrevida…

…Nesta fase itinerante o Festival Nacional da Canção chega à cida-de, em forma de evento totalmente gratuito, carregadinho de outras atrações que o movimentam desde a manhã até a hora da apresentação e concurso das canções, propria-mente dito. Porém com limitação de público.

O 51º Festival Nacional da Can-ção ocorrerá de forma híbrida. Du-rante todo o dia de hoje (e até o dia 6), a partir de 9h45, serão apre-sentadas no Parque de Exposições Adolfo Coelho várias atrações pre-senciais para um público a ser defi-nido pela área de Saúde de Passos…

…A partir de 21h, além dos espe-táculos presenciais – tipo apresen-tações de Dança, Teatro, Artes Cir-censes, Músicas clássica e instru mental – acontecerão as apresenta ções do concurso de música, por meio de telões espalhados no par que, com transmissão ao vivo pelo YouTube do festival (www.festival nacionaldacancao.com.br)…

…Como participar dessas tardes recheadas de arte e noites com mui ta música boa? Aos interessados, a entrada no evento é gratuita, mas é necessário ingresso, que podem retirar no Palácio da Cultura, de 9h ás 16h – dependendo da disponi bilidade de tais ingressos, que são limitados e válidos para seções de duas horas (de permanência no parque)…

…Será obrigatório o uso de más- cara, álcool em gel e distanciamen- to social durante toda a permanên-cia no evento. No mais, é só esco-lher a atração que mais combina com você, retirar o convite e “pas-sar bons momentos” a bordo “do maior festival de música do Brasil”, convida a Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico de Passos. Outras informações pelo 35/3522-7050.

Ah, sim: o 51ºFestival Nacional da Canção (de Boa Esperança) pre-mia com o“Trófeu Lamartine Ba-bo” seus vencedores. Além do tro-féu Lalá, serão distribuídos R$ 70 mil em premiações.

Reclama não, bugrada: mais uma boa notícia via Munditur. A da vez é que Portugal também reabriu a fronteira para viajantes brasileiros a lazer! A apresentação de um teste negativo (PCR ou antígeno) para covid-19 é a única exigência para a entrada no país, ou seja, não é obri-gatório estar vacinado. Também não é necessário cumprir quarente-na na chegada. A medida está va-lendo desde 1º de setembro. O tal teste molecular PCR deve ser emi-tido até 72 horas antes do embar-que; o teste rápido de antígeno pre-cisa ter no máximo 48 horas de antecedência…

…Aos vacinados, basta levar o comprovante de vacinação, mas va-le o reforço: vacinação não é obri-gatória para entrar em Portugal, basta o teste PCR ou antígeno ne-gativo. Esse despacho do governo de Portugal é válido até 16 de se-tembro. Embarque nesta oportu-nidade! Dúvidas? Fale com o pes-soal da Munditur, na Rua Santo Antônio, 79. Ou pelo 35/3521-6373. Ou [email protected] com. br Ou ainda @munditur viagens

Vamos carnavalizar a vida! Só pa-ra puxar pela memória, a última aglomeração em uma festa, diga-mos, em escala mundial foi o Des-file das Campeãs (em 2020) que encerra anualmente – e no sábado/domingo seguintes ao domingo de Carnaval – o ciclo da festa carioca. E brasileira. De lá pra cá, aglome-rações oficiais só em forma de eventos-teste…

…Nem a Olimpíada Tokyo 2020 escapou! A notícia da hora é que agora mesmo as ligas das Escolas de Samba do Rio/RJ e de São Paulo /SP divulgaram os calendários de desfiles para o Carnaval 2022. Yes, foliões, vai ter Carnaval em 2022! Também divulgaram os enredos das escolas de samba dos grupos especiais de São Paulo e do Rio. O resto é concentração!

Doce promoção para uma volta ao novo – ou nem tanto assim – nor-mal! Pelos lados do Planeta Kids – buffet & salão de festas infantis ancorado ali na Praça da Matriz – Wanessa Alux fez parceria com Delícia por Vania, para deixar a fes-ta da criançada ainda mais diver-tida. De segunda a quarta-feira o salão de festas, com toda estrutura e 2 monitoras, 200 doces e um bolo de 4kg, é festa garantida por mer-recas R$ 890,00! Mas a promoção no Planeta Kids é por tempo li-mitado! Agilize-se!

Todo dia é dia, mas já fica aí sabendo, bugrada, que daqui a 15 dias, no judiado Planeta Terra, o dia 18 de Setembro é o dia de ações em torno do “Dia Mundial da Limpeza”. Em sua quarta edição, a cidade de Passos tem participa-ção confirmada nesse auê, informa Frank Dias Ferreira, mas que pre-cisa da ajuda dos passenses nessa que vem a ser a maior ação cívica do mundo, engajando mais de 50 milhões de voluntários por todo o mundo para 24h de limpeza pelo Planeta afora…

…Frank lembra que a participa-ção pode ser aí da sua casa mesmo, realizando uma limpeza ambiental (separação de recicláveis, limpeza de focos de dengue e quetais) ou u ma limpeza digital nos seus dispo-sitivos (celular, tablet, PC e gadgets afins); uma limpeza solidária (do-ando o que já não te serve mais) ou até mesmo uma limpeza mental (em forma de meditação, ou prática de esportes, dança, música, yoga etc). Pequenos gestos fazem a gran-de diferença o “Dia Mundial da Limpeza”! “Eu Cuido do Meu Qua drado” é o mote da vez e em Passos, a Coocares, por exemplo, está nessa

A nova coleção Primavera-Verão 21/22 de calçados masculinos já chegou na Sangue Azul. Modelos estilosos e confortáveis em sapatos de couro, para compor looks de Verão. Na Sangue Azul – butique masculina – na Avenida da Moda. Ou no Whatsapp 35/9-9141-3312.

Vento, ventania, ventilados. Dalber Rodrigues está uma canina nha! Todo fim de semana ele junta a galera pra soltar pipas, empinar raias e papagaios. Esse ano, na falta do folclórico “Festival de Raias, Pipas e Papagaios” – por quase 30 anos organizado e realizado pela atual Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico -, Dalber e a galera fizeram um festival por conta e risco… mas pediram lá a colaboração da mencionada secretaria e até do prefeito em exercício para ajudar na realização da empreita…

…O prefeito, segundo Rodrigues, até se propôs ir ao evento e “le vantar 150 pipas com seu drone e soltá-las para o público”… “fize mos tudo perfeito”, diz Dalber Ro-drigues. Só que deu cerol! O com-binado não aconteceu, o prefeito não apareceu, nem o telefone a-tendeu!..

…Dalber ficou com a cara grande para com a galera, pois as pipas não foram soltas e o espetáculo não a-conteceu. “Total descaso”. Dalber relata também que se propôs a aju-dar na realização do “Festival de Raias, Pipas e Papagaios” oficial e “até hoje ninguém voltou a nos procurar. Nem pra alguma ajuda. Seria lindo se voltasse com festival artístico de pipas. Mas não têm interesse!” Dalber ainda lembra que a esplanada da Estação Cultura tem tudo a ver com esse tipo de atividade. Aquela área é pratica-mente um “pipódromo”, lembra. Que não pode o colorir o céu de agosto com raias, pipas, papagaios e uma tradição que costuma povoar as mentes por toda uma vida. Para quem já experimentou dessa brin cadeira, em algum lugar do pas-sado.

Acupuntura como tratamento, massagem como relaxamento, com atendimento a domicílio e com todos os procedimentos de seguran ça, conforme os dias atuais. Pela fisioterapeuta e acupunturista Mayna Elias. Agendamentos pelo 9-9119-8690 ou 9-9946-0881.

Lugar de aula – e de aluno – é na sala de aula! Assim, continua o retorno gradual às aulas presenci-ais na cidade e no município de Passos, iniciado lá no começo de agosto para alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, depois com o retorno dos alunos da Pré-Escola, 8º ano e 9º ano do Ensino Funda mental e no dia 30 de agosto voltaram às salas de aulas os alunos do Maternal II…

…para depois do feriado da Inde-pendência, no próxima quarta-feira, 8 de setembro, será a vez dos alunos do Berçário, Maternal I e do 7º ano do Ensino Fundamental da rede pública municipal volta-rem para as salas de aula. E final-mente, no 13 de setembro,o retor-no dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental…

…Tudo conforme o combinado com a Secretaria Municipal de E-ducação. As escolas foram organi-zadas de acordo com o número de alunos que as salas comportam, de acordo com o distanciamento deli-berado pelo Comitê Covid Estadu-al; foram adaptadas para receber as crianças, desde a entrada, rotinas dentro da escola, banheiros, bebe-douros, lanche escolar, até a saída. Aos alunos que continuam em aulas remotas, continua também o atendimento virtual, com o mesmo conteúdo escolar a ser trabalhado – tanto em aulas remotas quanto presenciais. E assim vai manquito-lando a Humanidade!


 

 

 

 

 

 

 

semana que vem tem coleção nova nas lojas. enquanto “soul Flowers” não chega, últimos dias da LIQUIDA “cores que encantam” pelos lados da nova d – na avenida da moda. ou no site, com
descontos de até 50% em até 6x sem juros


“nossa senhora da penha: caminha, cuida e intercede pelas famílias!”. porque a hora é de festa na paróquia nossa senhora da penha. Com o padre Aloisio Miguel capitaneando a mais tradicional entre as festas & quermesses de santos padroeiros nessa ardeia – a “festa da penha”. nesse anno domini 2021 ainda (e pela última vez, espera-se) na forma virtual. No santuário, a padroeira recebe os devotos em meio à arte floral de naldinho lima reis e seus anjos ajudantes na paisagem mineira