Quinta Coluna

Express Press

Cesar Tadeu

20 de agosto de 2021

entre futuros solares e a ancestral colina, luciene deodato – agora também no papel de empreendedora de imóveis premium – molha os pés em águas naturais correntes, merecedoras de especiais atenções em seu “solar da Colina”… só para os de tratos mais finos


ana araujo é uma das alunas das aulas de violão oferecidas pela associação “pequenos cantores de passos”. onde tal atividade segue o ritmo da metodologia aplicada pelo professor rubens assis maia, que incentiva a auto-pesquisa.
em Projeto financiado por apoiadores Doadores e por recursos oriundos do
2º Leilão Beneficente adesc/pequenos cantores


O mais carioca dos passenses, freguês de todas as edições pas sadas – e, garante, também das futuras – Alexandre Brandão man da ver: “E a Flipassos, o que foi feito dela? A festa em forma de ‘Feira Literária de Passos’ virou lei, o que significa que deveria acontecer anualmente”, lembra Xandão. “No ano passado, com o susto da Pandemia e por ques tões de calendário (como houve eleição, não podia acontecer a partir de uma certa data), a festa foi cancelada. Neste ano, não ou vi nada a respeito”…

…Continua o escrevinhador: “As festas virtuais estão aconte cendo pelo país afora. E nossa Pas sos tem um exemplo magnífico, o Festival Nacional de Teatro, or ganizado fora da esfera pública, pelo incansável Maurílio Romão e sua gente da Trupe Ventania, já teve duas edições com espetácu los virtuais e alguma coisa semi presencial (as pessoas passam de carro na rua em que a Trupe se a presenta). Enfim, meus conterrâ neos, a festa vai ser esquecida? A lei descumprida?”…

Com a palavra, caro Alexandre Brandão, a Secretaria de Educa ção e a Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico da Prefeitu ra Municipal de Passos, que orga nizam a FIiPassos. FLiPassos que, inclusive já tem o patrono de sua próxima edição – o escritor Gilberto Abreu – seja lá quando essa próxima edição acontecer…

…O perigo, Xandão, é acontecer de que os que chegam se esquece rem de que tal feira já é um acon tecimento na Ardeia e o facto de não ter, eventualmente, aconte cido (os motivos nem precisam ser tão radicais quanto uma pan demia) a FLiPassos acabou. En tão, gente, “vamos criar a FLOPassos – Festa LiteráriOto ral de Passos”. “Uma festa que vai levar o nome de Passos a ser conhecido nacionalmente”, ar remataria algum outro funcioná rio público municipal de passa gem, em alguma rede social oficial…

…E assim caminha a umanida de por aqui, Brandão. Humanida de sem “H”, sabe como é que é a falta que as aulas presenciais fazem!

Nem tudo é revestimento cerâ mico na Ponto Bello Acabamen tos. A primeira butique de pisos e reves timentos da região tem também pi sos e revestimentos em madeira. Madeira de verdade! Resistente e com seus irreprodu zíveis desenhos naturais, a Cuma ru – por exemplo – é uma das ma deiras brasileiras mais clássicas e prestigiadas no mundo! A perfeita união da esté tica, do conforto e da tecnologia. Revestimentos em Cumaru, natu ral, e em outras madeiras, a Ponto Bello tem. Conheça essa e outras soluções em pisos e revestimen tos na Ponto Bello Acabamen tos.Na Lavras, esquina com Dr Manoel Patti. Contatos pelo (35) 9-8899-8600.

Lugar de aula – e de aluno – é na sala de aula! Como parte do re torno gradual às aulas presen ciais na cidade e no município de Passos, iniciado em 9 de agosto para alunos matriculados do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamen tal, próxima segunda-feira 23 a saga comtinua, dessa vez com o retorno dos alunos da Pré-Escola, 8º ano e 9º ano do Ensino Funda mental…

…pelo calendário proposto pela Secretaria Municipal de Educa ção, no 30 de agosto voltam às sa las de aulas os alunos do Mater nal II; no dia 8 de setembro, os alunos do Berçário, Maternal I e do 7º ano do Ensino Fundamen tal; finalmente, no dia 13 de setembro, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental…

…As escolas foram organizadas de acordo com o número de alu nos que as salas comportam, de acordo com o distanciamento de liberado pelo Comitê Covid Esta dual; foram adaptadas para rece ber as crianças, desde a entrada, rotinas dentro da escola, banhei ros, bebedouros, lanche escolar, até a saída…

…Para os alunos que continua- rem em aulas remotas, continua também o atendimento virtual, lembrando que o conteúdo esco lar a ser trabalhado é o mesmo, tanto em aulas remotas quanto presenciais. Mas…

…como é óbvio, o rendimento de quem assiste a uma aula numa tela de qualquer espécie de midia teletransmitida é totalmente ou tro em relação ao rendimento de quem assiste uma aula no presen cial.Quer queiram os pais super protetores (e, por vezes, nem tão esclarecidos assim), quer não queiram.

A propósito desses tempos de novo coronavirus, lá no Planalto Central o Senado presidido por Rodrigo Pacheco aprovou, ante ontem, o Projeto de Lei 1208/2021 que cria o “Programa Pró-Pesquisa-Covid-19” de incentivo tributário para empresas que apo iarem projetos de enfrentamento da pandemia do novo corona vírus…

…Por meio de doações ao pro grama, as empresas tributadas pelo lucro real que aderirem poderão deduzir do Imposto de Renda valor igual ao repassado até o limite de 30% do imposto devido. A execução dos projetos será feita por instituições creden ciadas no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. A maté ria, que já passou pelo Congresso, agora vai à Câmara dos Deputa dos.

A nova coleção Primavera-Ve rão 21/22 de calçados masculinos já chegou na Sangue Azul. Mo delos estilosos e confortáveis em sapatos de couro, para compor looks de Verão para homens com estilo. Na Sangue Azul – butique masculina – na Avenida da Moda. Ou no Whatsapp 35/9-9141-3312.

Parte integrante – mas ás vezes vendido separadamente – da Tru pe Ventania, presença histórica nas montagens & remontagens da Paixão ao Vivo in Passos etc. etc. etc, o ator/manequim/mode lo Thales Di Carmo acaba de ser oficialmente comunicado pelos organizadores: “Temos o prazer de anunciar o primeiro ator a clas sificar para final da edição 2021. Parabéns Thales Di Carmo”. A final em questão é a do 13º Festi val RNAB… Festival o quê???

…Festival RNAB, bugrada, de “Revelando Novos Atores Brasi leiros”. Que vem a ser um festival internacional com monólogos, curtas, videoclipes e trailers de filmes e documentários. Segundo os organizadores, um evento de classificação do IMDb, com exibições de curtas nacionais e in ternacionais de todos os gêneros, com prêmio de melhor ator e atriz para atores brasileiros e que, consequentemente, os classifica para o Actor Mund, em Los Ange les…

…Participam do Festival RN AB alunos de artes dramáticas e atores formados de qualquer região do país. Serão premiados os melhores “ator e atriz” nas categorias Adulto e Infantil. Di Carmo foi o primeiro classificado da a final!

Enquanto as viagens interna cionais ainda são meio incertas, reveja o roteiro, globetrotter! Fa ça como fazem os estrangeiros e não perca a oportunidade de navegar pelo Rio Amazonas em um hotel flutuante padrão 5 estrelas, repleto de luxo! No caso, embarque a bordo do Iberostar Heritage Grand Amazon, onde é possível aproveitar a aventura, a natureza e o encontro com popu lações tradicionais dessa magnífi ca floresta tropical em um dos três itinerários disponíveis para descobrir a Amazônia…

…Mais luxuoso que o navio só mesmo a oportunidade de usuflu-ir do sistema all inclusive, com todos os passeios incluídos e 50% off para o segundo passageiro. Válido para reservas até o próxi mo 7 de Setembro! Fale com um dos agentes Munditur, no presen cial (na Rua Santo Antônio, 79) Ou pelo 35/3521-6373. Ou [email protected] com. br Ou ainda @munditurviagens
Em noite de live festivo-musi cal pilotada pelo Hospital Regio nal do Câncer de Passos, para o lançamento da 5ª edição da cam- panha “Casa Amor 21/22”, o mistério foi revelado…

…E o prêmio da vez é um big & lindo apartamento localizado no Edifício Velázquez – plantado na Rua José Merchioratto, 793 no bairro Canjeranus – ali quase em frente ao Sesi/Colégio Del Rey. O apartamento vem com a assi natura da Construtora Saneatec, tem 84,30 metros quadrados de área construída, totalmente de corado e pronto para morar…

…Tem uma suíte, dois dormitó rios, sala de jantar e sala de estar, área gourmet, banheiro social, duas vagas de garagem (com saí-da pela Rua Mogiana), hall com elevador, espaço gourmet com churrasqueira, piscina e portaria com sistema CFTV…

A dica agora é acompanhar pelas redes sociais do Hospital Regional do Câncer e da Santa Casa de Passos mais outras novi-dades que virão e garantir sua participação na campanha Casa Amor 21/22. O convite é “Vem fazer parte dessa corrente solidá ria! HRC e Você: Juntos pelo Amor ao Próximo”.

Acupuntura como tratamento, massagem como relaxamento, com atendimento a domicílio e com todos os procedimentos de segurança, conforme os dias atuais. Pela fisioterapeuta e acupunturista Mayna Elias. Agendamentos pelo 9-9119-8690 ou 9-9946-0881.

Para o domingo, 22 de agosto, a pedida é uma porção de “porco à paraguaia” a ser assado por Tita & João Pedro, em prol de Daniel Amparado. A iguaria será servida em marmitex, acompa nhada de arroz, tutu e vinagrete. Ao custo de R$ 40,00 o prato, bem servido. A ser retirado á Rua Barto lomeu de Gusmão, 30.

É “tempo de transformar conhe cimento em ação”. Pronuncia mento da presidente Suderli Ni colau de Barros Maia, seguido da apresentação de video institucio nal, mais a homenagem aos 50 anos da instituição in Passos, com a participação das usuárias Cintia de Paula Andrade e Thais Caroline Campos de Paula abrem amanhã – em live – a “Semana Na cional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla”da cin quentenária APAE de Passos…

…A semana, carregadinha de eventos, prosseguirá até o 29 de agosto, tudo no virtual, pelo Ca nal Professores APAE do You Tube.

Apresentador do programa es- portivo Tempo e Placar, nas on- das da Rádio Alternativa/FM, ro-tariano e funcionário público municipal, João Aoun festeja a-manhã seus 49 anos bem vividos. Estejam avisados!


vale avon, l’acqua, natura, phebo. vale até jequiti…
só não vale levar mimos de qualquer linha o boticário, quando os amigos e fãs forem cumprimentar o cheirosão Lucas Reis Morais pela data querida. hoje


delícias do xyko, agora, só para a bem-amada rilda!
Francisco petrônio faz fundo para secos & molhados que mereceram tratos e temperos especiais em dia em que xyko foi dublê de mestre cuca e aniversariante. hontem!


Como você usaria o vestido com transparência puff poás???
Com um contrastante blazer vermelho, um all black, ou com um sobretudo em uma dupla de tons neutros?
para qualquer uma das opções tem LIQUIDA “cores que encantam” na nova d. com descontos de até 50% em até 6x sem juros.
na flagship store nova d, na avenida da moda. ou no site novad


só feras no estudio!
ex-Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda da prefeitura de passos,
tatiana capute PONSANCINI fez rasante na vizinha cássia – de santa rita – para participar de Encontro
acerca da rede de defesa e garantia de direitos da criança e adolescente, implantação do Serviço de Acolhimento Família e afins. Em discussão capitaneada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação da prefeitura de cássia, comandada por Olguinha Bastos