Quinta Coluna

Express Press

CESAR TADEU

18 de junho de 2021

Ela cursa o último ano de comunicação social na ESPM in são paulo/sp, passou por estágios em Multinacionais como a Sunstar, a Sadia BRF e agora está na Samsung, fala ingles, espanhol e coreano – além do português, bugre! – é super antenada e a cara da mãe. ela é Juliana deodato, 21 anos de idade …desde o final da semana passada


A Arte não pode parar… E não para! Até a próxima segunda-feira, 21 de Junho, tem a segunda edição do “Leilão Virtual da ADESC & Pequenos Cantores de Passos” bombando no Whatsapp. Bombando é pouco! O leilão começou na segunda-feira, 7 de junho. De lá pra cá já foram apregoados cerca de duas centenas de brindes. Teve/tem de tudo nesse leilão: por exemplo um lote de 140 CDs (a maioria deles de música erudita/clássica), potes de sorvete e de açaí, carneiro vivo ou morto, escultura que acaba de chegar de expô na Itália, quadros de carimbados pintores locais, photografias assinadas, cursos de língua estrangeira, sessões de Pilates, mensalidades em academias, salgados, bolos, tortas, bombons…

…e doces caseiros feitos especialmente para o leilão, utensílios domésticos em geral, roupas, artesanatos, uma variedade inimaginável de sandubas & sanduíches gourmet, além de almoços ou jantares ofertados por bares, restaurantes e pelos chefs d’Ardeia, aparadores, fruteiras, oratórios e móveis rústicos quetais made in Passos, cervejas, vinhos, cachaças, espumantes nacionais e importados e, sim, tem também os clássicos de todos os leilões: o frango assado, básico e o pernil com pães de queijo. Isso é mais que um mercado livre.
E os lances são pra lá de aces-síveis. Noivesfora, de 7 a 17 de junho o “II Leilão Virtual da Adesc & Pe-quenos Cantores de Passos” já arrecadou R$ 21.620,00. Para que os Pequenos Cantores de Passos e a ADESC Regional continuem seus traba-lhos, mesmo nesses tempos de Covid-19.

A beleza das cores subaquáticas. A Ponto Bello tem, para pronta entrega, a coleção Atlantis, da Cerâmica Portinari. Peças no formarto 20 x 20cm, bold, nas cores Atlantis GN Lux e BL Lux. E também para pronta entrega a coleção Momento – uma seleção Portinari de marcas renomadas e peças marcantes, traduzidas pela sofisticação e neutralidade dos revestimentos. Disponíveis na Ponto Bello Acabamentos – a primeira butique de pisos e revestimentos de Passos e região. Na Lavras, esquina com Dr Manoel Patti.

Save the date! Para daqui a um mês a agenda marca a chegada da semana mais aguardada do ano: de 18 a 25 de julho a cena é toda do V Festival Nacional de Teatro de Passos. De forma livre, gratuita e democrática, como foram todas as edições anteriores do festival. Ainda que com peças sendo apresentadas on-line, neste ano o festival vai ter apresentações tipo drive-thru…

…que acontecerão em points da Ardeia, com performances de artistas locais! Nas telas, 14 espetáculos foram selecionados (entre mais de 160 inscritos) para a Mostra Competitiva, valendo o Troféu “Clélia Monteiro”. A programação completa do V FNTP está no forno e será divulgada em breve. Daí é só acessar www.festivalteatropassos.com se ligar nas redes sociais do evento (o todos os espetáculos e outras atividades serão transmitidos no link da bio do Instagram e no canal do FNTP no YouTube), assistir tudo, aplaudir muito.

A propósito, em sua 19ª reunião ordinária, realizada na segunda-feira 14, na refrigerada Câmara Municipal de Passos os nobres edis d’Ardeia realizaram também uma reunião extraordinária, a fim de agilizar a votação em segundo turno de projeto do Executivo que trata da transferência de R$ 20 mil para a Associação de Desenvolvimento Cultural Regional – a Adesc. Recurso esse destinado a ajudar na realização da quinta edição do Festival Nacional de Teatro de Passos que, como todos sabem e conforme aprovação da própria Câmara em legislaturas passadas, é parte integrante do calendário anual de festividades e eventos da cidade.

Acupuntura para reequilibrar o corpo e a mente, nesses tempos de stress por conta de tudo isso aí fora. Acupuntura como trata-mento, massagem como relaxa-mento, com atendimento a domicílio e com todos os proce-dimentos de segurança, confor-me os dias atuais, no atendimen-to. Pela fisioterapeuta e acupun-turista Mayna Elias. Agenda-mentos pelo 9-9119-8690 ou 9-9946-0881.

A propósito, a propósito, como uma coisa puxa a outra: também é parte desse calendário de festividades e eventos anuais de Passos a realização (e o apoio da refrigerada Câmara) da Feira de Móveis Rústicos, aquela! O que se passa é que a atual diretoria da Acimove Passos não está fazendo o menor esforço para que tal evento aconteça, como milhares de eventos em Passos, em Minas, no Brasil e no mundo, desde o ano passado, de forma virtual – que é a forma possível de se realizar qualquer coisa, desde ano passado…

…alguém tem que explicar para quem de direito e de responsa pa-ra com os rumos da Acimov-Pas-sos e, de resto, toda a cadeia produtiva do setor moveleiro na cidade que, se quiserem fazer valer daqui o título de cidade “Capital Nacional dos Móveis Rústicos” a Feira de Móveis Rús-ticos tem que sim, acontecer! Assim fazem os líderes, as capi-tais (não necessariamente “os capitais”, é só ver o trabalho de Maurílio Romão e equipe por trás do Festival Nacional de Tea-tro de Passos onde o capital é mínimo e o evento é o máximo), os empreendedores de visão, os que são ponta de lança. O resto, vai atrás.

Pra falar numa linguagem mais fácil de ser entendida por algu-mas lideranças: cachorro não faz xixi em todos os postes porque tem bexiga solta: faz para marcar território. Ele, cachorro, entende (e até os cachorros entendem isso!) que se não marcar territó-rio o tempo todo, vem um outro viralatas e toma a propriedade. Entenderam, ou vai precisar de um cachorro para explicar me-lhor! Movam-se, bugrada. Me-lhor dizendo: moveis-se, rústi-cos!

Sangue Azul para ele, todos os dias! Casual, esporte, esporte fino, em roupas, sapatos, bolsas, mochilas, carteiras e acessórios. Para homens com estilo. Na Ave nida da Moda ou via Whatsapp (35/9-9141-3312) #sangueazul homem

Aquele doce de leite que você provou numa exposição agrope-cuária e nunca mais encontrou igual? Ou aquela geleia de pi-menta perfeita achada numa feira do interior? O desejo também pode ser por aquele queijo Minas Artesanal que não é vendido na padaria de esquina da sua casa… um café ou biscoito que você nem sabia que existia…

…Seus desejos foram cataloga-dos e o Escritório Regional do Se-nar in Passos – o ER-09 – manda ver que está no ar o “Empório Senar Minas – Guia Virtual Ma-io/Junho2021”. Um guia elabora-do pelo Sistema FAEMG/SE NAR Minas que coloca tudo isso e muito mais ao seu alcance. O contato de produtores e artesãos que contaram com a parceria do Sistema para se capacitar e a-perfeiçoar seus produtos, com as melhores práticas de qualidade e produção…

…Além das iguarias citadas, o “Empório Senar Minas” informa sobre outros tipos de doces, mel, farinhas, castanhas, frutas in na-tura ou congeladas, conservas, ricotas temperadas, cafés, licores, cachaças, pães de queijo, embuti-dos, defumados… Sem falar no vestuário, nos cosméticos, nas bolsas, mochilas, tapetes, biju-terias, no tear, na cerâmica, nas cestarias e nos utilitários de fibra de cana, palhas de milho ou bananeira… para o público em geral e também para chefs de cozinha, proprietários de restau-rantes, empórios, supermerca-dos, padarias, organizadores de feiras livres. As quase 90 páginas do “Empório Senar Minas – Guia Virtual Maio/Junho2021” podem ser lidas e baixadas no http://bit.ly/GuiaEmporioSENAR junho2021 Vale por uma viagem!

Para outros destinos, outros ro-teiros gastronômicos, históri cos, de pura lazer, mares ou monta-nhas, tem a Munditur! Desde 1992 a Munditur te leva para qualquer um deles! Ou a qual-quer um dos melhores destinos no planeta Terra, por terra, pelo mar ou pelo ar. Na região, no estado, em outras regiões e esta-dos, brasileiros ou internaci-onais. Fale com a equipe Munditur, ela tem seu próximo destino. Presencial! A Munditur está na Rua Santo Antônio, 79. Por telefone, dial 35/3521-6373. Ou [email protected] br Ou @munditurviagens

Sobre o 19 de Junho – amanhã – que vem raiando em Passos… Os organizadores lembram que não se trata de um momento de lazer ou entretenimento. Trata-se de um protesto em local a-berto, para manifestar a indigna-ção contra o desgoverno federal…

…Por isso, os organizadores do auê lembram que se você estiver com sintomas de gripe, morar com pessoas que pertencem aos grupos de risco para Covid-19 ou algum grupo de risco, não vá ao ato marcado pra rolar naquela esplanada da Estação Cultura – que é bem ampla, geral e irrestri-ta. A partir das 10h…

…Se decidir ir ao ato, proteja-se o máximo possível: use más-cara o tempo todo; como o espaço é aberto, evite ficar muito próxi-mo de outras pessoas; não cum-primente (por enquanto!) amigos e conhecidos com abraços. Se precisar beber água ou comer algo, afaste-se das pessoas, retire a máscara pelas alças e depois co-loque-a novamente; leve cartazes ou objetos que façam barulho para manifestar a sua indignação e cuide-se. O mote é “Vacina no braço, comida no prato”. Para o Brasil voltar a sonhar.

Para hoje, tem a edição 2021 do Festival Arte no Mato – que teve sua primeira edição em 2019 na Araúna, que é na zona rural da mais ou menos vizinha Guapé. Arte no Mato é dança, música, o teatro, a leitura, a criatividade, a gastronomia, as artes circenses, o entretenimento para todas as idades, a tradição folclórica de Guapé, a capoeira, a fotografia, o desenho, a crença, a natureza, o céu, a represa, pessoas nativas que puderam ter um contato mais próximo da arte e cultura.

O Festival Arte no Mato é realizado com subsídios da Lei Aldair Blanc e pode ser visto pelo YouTube (https://youtube.com/channel/UClrSLSuY3sh U7sR_jpFB3Pg ) ao vivo, hoje, a partir das 19h. Quando será di-vulgado os vencedores do Con-curso Bicho de Mato e as atrações gravadas na Casa Volante, na Araúna.


Nem parece, mas já se passaram 6 anos. assim passados, Stefhanie Zorzin Borges – a filha de walter faria borges e janaína zorzin – acaba de realizar o seu maior sonho: concluir o curso de medicina pela unaerp/ribeirão

 

 

 

 


primeira estagiária do Grupo Folha – que edita essa Folha da Manhã – a ser imunizada, Gabriella Alux está como um bom queijo mineiro: meio-curada, depois de tomar uma primeira dose da pfizer/astrazeneca.
ou a 50% de se tornar uma jacarezinha.
Viva o SUS!

 

 

 

 

 

 


Blusas com gola renascentistas, em modelitos encorpados e elegantes, especialmente para aquela reunião, presencial ou remota… da maravilhosa coleção #ultra da Nova D, em peças exclusivas. Blusas selecionadas com 30% OFF em até 6X sem juros, em venda especial… mas somente até segunda-feira 21. Não perca!
Na loja Nova d, na avenida da moda. ou entre em contato através do WhatsApp

 

 

 


Artista, arteiro de multitalentos, o clown Emanoel Arcanjo aparece assim, numa gravação anunciando o “festival arte no mato”. O video realizado na casa volante teatro teve a ajuda e a participação de artistas do circuito canastra-rio grande. A foto de arcanjo é arte de Tassio Lopes.
o “festival arte no mato”, versão 2021, acontece hoje. com transmissão pelo youtube