Quinta Coluna Destaques

Express Press

Por Cesar Tadeu

28 de abril de 2021

“Caro Mario, serei eternamente grato a você e ao Fluminense por esse gesto que sigifica muito para os amigos e familiares do Branco, uma pessoa muito querida da minha cidade de Passos, que subiu ao Covid. A irmã dele, Lídia, também faleceu de Covid dias antes. Uma tristeza para nós todos. Ele era um torcedor ferrenho do Flu. Espero recebê-lo em Brasília para agradecê-lo pessoalmente. Abraços. Rodrigo Pacheco”

…e assim foi feito: o professor Branco Piantino foi homenageado com um minuto de silêncio no Estádio do Maracanã, no domingo passado, antes da partida entre Fluminense 4x1Madureira pela Série A do Campeonato carioca. A partir de um pedido de Rodrigo Pacheco ao presidente do Flu, Mário Bittencourt.

Pelos lados da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o estadual Cássio Soares dá conta de que depois de um dia de intenso trabalho, o Plano #RecomeçaMinas está pronto e aprovado para ser tramitado em Plenário.
Hoje começam as discussões em torno do projeto para incentivar a recuperação econômica do Estado, dando fôlego aos comerciantes mineiros neste momento de grandes dificuldades.

O plano proposto pela Assembleia Legislativa, depois de ouvir representantes de diversos setores em todas as regiões das Minas Geraes, tem o objetivo primeiro de incentivar e facilitar a regularização de dívidas tributárias, direcionando os recursos obtidos para a desoneração fiscal e o financiamento dos setores econômicos mais impactados pela crise econômica. Amém!

Em tempo: o delegado regional da Polícia Civil em Passos, Marcos Pimenta, fez rasante na Beagá capital, hontem, onde foi buscar uma nova viatura comprada com emenda parlamentar do deputado Cássio Soares.

Resgatar. Repensar. Ressignificar! A Castelatto Pisos e Revestimentos está proporcionando uma verdadeira experiência em design em sua nova coleção Castelatto: o resgate de um tipo de acabamento tão significativo para os mineiros – agora com toda a contemporaneidade do Século XXI: a Castelatto repensou e ressignificou as pra lá de tradicionais paredes em adobe, pau-a-pique e afins em uma linha completa de produtos premium para revestir pisos e paredes desse admirável mundo novo. Como?!?

…Castelatto é Ponto Bello Acabamentos – a primeira butique de pisos e revestimentos da região. Conheça a coleção Castelatto 2021, na real e presencialmente, na Lavras, esquina com Dr. Manoel Patti.

Para os amigos do Marchador – o Mangalarga Marchador -, a Marcha Brasil Assessoria e Leilões continua a trazer entrevistados do mais alto nível de conhecimento sobre a raça Marchador no “Marcha & Viola” em sua live semanal de entrevistas e bate-papo com criadores, artistas e fãs do Mangalarga Marchador. Depois da live de estreia com o Faxa Branca, “Marcha & Viola” recebe o médico veterinário e assessor comercial Vinícius Madeira, um expert de Marcha Picada – ao vivo, direto de Salvador/BA, pelos Instagram Marcha Brasil Assessoria e Marcha Brasil Leilões.

Em novo endereço nas redes, Fee Grilo – née Felipe Grilo – acaba de liberar seu primeiro video em novo canal: um cover em versão um pouco mais lo-fi pop de “Deus Me Proteja” (de Chico Cesar). Para Felipe (muito fã do Chico) a música “esse ano ganhou uma nova luz depois da Juliette Freire cantá-la no BBB21”. Ah, sim: Fee Grilo lembra aos fãs que precisa muito que todos se inscrevam em seu canal do YouTube pra chegar em 100 inscritos. O link do video está no perfil do Instagram do cantor @feegrilo

Ainda comemorando os 40 anos da publicação do livro “O Mago Desinventor”, o mago autor Marco Túlio Costa continua estrelando uma série de entrevistas no YouTube. Agora mesmo, por exemplo, foi ao ar o video produzido como parte do trabalho de extensão “Linguagem, discurso e memória: o caso da língua(gem) dos sapateiros na cidade de Passos, Minas Gerais”. Sobre a famosa Língua dos Sapateiros, sabida e praticada notadamente onde hoje é o bairro São Francisco e adjacências. Em depoimento/entrevista histórica de Marco Túlio Costa…

…A propósito, sintonizado no canal e na entrevista, um outro mago des-inventor de palavras & finos textos Antonio Barreto, até fez uma listinha de escritores que já falaram sobre essa língua e seus inesquecíveis personagens: Paulo Regissilva (in memoriam), Gilberto Andrade Abreu, Alexandre Brandão, Alexandre Marino, o memoriando Sebastião Wenceslau Borges e Paulinho Assunção (em matéria para a revista “Paca Tatu Cutia Não”). Londres não, Sucupira, que se saiba, não também: mas ess’Ardeia já teve (já teve?!?) até uma língua própria, a “Língua dos Sapateiros”.

Enquanto prepara a quinta edição do aplaudido “Festival Nacional de Teatro de Passos”, o diretor Maurílio Romão dá tratos para a realização do “Rua em Cena” – Festival de Teatro de Rua …Na rua e on-line! A programação do “Rua em Cena” agenda para o primeiro dia, Edu Silva (@educoliseum) com “Contos e Causos de um Mineiro”; no 1º de Maio, ás 20h, no site (www.festivalteatropassos.com/ruaemcena fnteatropassos) e no canal do YouTube!..

…No dia 2 de Maio tem “Malacutáia”, com o itauense Davi Ribeiro – o Palhaço Tijela mentor e realizador do Circus Zu (@tijelaoficial). No dia 3, o Rua em Cena apresenta “Caboclo d’Água”; no dia 4, “Folia de Príncipe”. Encerrando o festival no dia 5 de Maio rola a apresentação do “Auto do Boi da Manta”. O Festival de Teatro de Rua “Rua em Cena” é uma realização da Adesc, a partir de recursos da Lei nº14.017 – a famigerada Lei Aldir Blanc.

A irmã do Piruá (um histórico professor de Geografia ness’Ardeia) a carmelitana Maria do Carmo Soares, voltou á ribalta, agora para apresentar a “Senhora do Destino”, texto de Maciel Silva. Dividindo a cena com Felipe Calixto, dirigidos por Fernando Cardoso…

… Não espalhem (também não importa isso!) Maria do Carmo Soares Mota, a atriz e professora de teatro brasileiraconhecida profissionalmente como Maria do Carmo Soares foi nascida em Nilópolis/RJ, aos 17 de setembro de 1940. Enquanto atriz de teatro, Maria do Carmo é também uma das fundadoras do antológico Grupo de Teatro Mambembe.

Bermudas Dudalina, gravatas, camisetas da Beagle, casual VR, drives e sapatênis Sergio’s, camisetas Highstil, jeans DTA, camisas Richards… o Outono/21 já está Sangue Azul. Para homens com estilo. Na Avenida da Moda ou via Whatsapp (35/9-9141-3312) e com serviço de entrega a domicílio. #sangueazul homem

Enquanto prepara a quinta edição do aplaudido “Festival Nacional de Teatro de Passos”, o diretor Maurílio Romão dá tratos para a realização do “Rua em Cena” – Festival de Teatro de Rua …Na rua e on-line! A programação do “Rua em Cena” agenda para o primeiro dia, Edu Silva (@educoliseum) com “Contos e Causos de um Mineiro”; no 1º de Maio, ás 20h, no site (www.festivalteatropassos.com/ruaemcena fnteatropassos) e no canal do YouTube!..

…No dia 2 de Maio tem “Malacutáia”, com o itauense Davi Ribeiro – o Palhaço Tijela mentor e realizador do Circus Zu (@tijelaoficial). No dia 3, o Rua em Cena apresenta “Caboclo d’Água”; no dia 4, “Folia de Príncipe”. Encerrando o festival no dia 5 de Maio rola a apresentação do “Auto do Boi da Manta”. O Festival de Teatro de Rua “Rua em Cena” é uma realização da Adesc, a partir de recursos da Lei nº14.017 – a famigerada Lei Aldir Blanc.

A irmã do Piruá (um histórico professor de Geografia ness’Ardeia) a carmelitana Maria do Carmo Soares, voltou á ribalta, agora para apresentar a “Senhora do Destino”, texto de Maciel Silva. Dividindo a cena com Felipe Calixto, dirigidos por Fernando Cardoso. Não espalhem (também não importa isso!) Maria do Carmo Soares Mota, a atriz e professora de teatro brasileiraconhecida profissionalmente como Maria do Carmo Soares foi nascida em Nilópolis/RJ, aos 17 de setembro de 1940. Enquanto atriz de teatro, Maria do Carmo é também uma das fundadoras do antológico Grupo de Teatro Mambembe.

Acupuntura para reequilibrar o corpo e a mente, nesses tempos de stress por conta de tudo isso aí fora. Acupuntura como tratamento, massagem como relaxamento, com atendimento a domicílio e com todos os procedimentos de segurança, conforme os dias atuais, no atendimento. Pela fisioterapeuta e acupunturista Mayna Elias. Agendamentos pelo 9-9119-8690 ou 9-9946-0881.

O IFSuldeminas foi classificado como o melhor dos IFs nas Minas Geraes e também o único entre os IFs mineiros com nota 4 na avaliação do INEP divulgada por meio do Índice Geral de Cursos, o IGC (uma nota 3,291531494 valendo 4; o melhor avaliado nesse ranking nascional foi o IF de Santa Catarina, com nota 3,34620836) . Mais ainda: na classificação nacional, o IFSuldeminas é o segundo IF melhor avaliado e o quarto entre IFs, Universidade Tecnológica e Cefet. Para o bugre que não entendeu, oIFSuldeminas – que tem sim, sinhô, um big campus aqui in Passos – está entre as instituições de ensino superior melhor avaliadas no Brasil, considerando a rede federal em geral e privadas (10% das IES do país).

O supra-citado IGC é a média ponderada entre os conceitos de cursos de graduação e pós-graduação de uma instituição de Ensino Superior e, assim sendo, é um termômetro importante para o estudante fazer a escolha de onde buscar formação profissional com qualidade e inserção no mercado. Nessa, o IFSuldeminas assim como todos os IFs, são instituições de relevância acadêmica e social. Os IFs, em especial e pela sua abrangência, são essenciais para o desenvolvimento educacional, tecnológico e científico de nossa sociedade. Um projeto ousado de Educação. Ou, como dizia Dr. Hernani, o prefeito que trouxe o campus do IFSuldeminas para Passos: “O IF vale por uma gestão”.

Com o Dia das Mães à vista, a quase cinquentenária APAE de Passos sai na frente e propoe presentear as mamães com artesanatos e até um farto combo festivo, tudo made in Apae de Passos. De 5 a 7 de Maio, em tempo de “Festival APAE de Artesanatos & Combo”. A venda dos artesanatos acontece pelo Whatsapp 35/9-9876-1381; a venda dos combos pelo 3529-1700 ou pelo 9-9977-6835. Ah, sim: o combo é digamos, todo comestível e com uma pegada, também digamos, junina: vem com 2 caldos de feijão, 2 pipocas, uma porção de arroz doce, uma porção de canjicada e uma fatia de bolo de fubá.


Maria do Carmo Soares iluminada. Telas repartidas multiplicam a potência da atriz. O compasso do tempo no mostrador do relógio do cenário, marcado por ela. A noite cai, sonhos vão e os pássaros cantam. Sinônimos desfilam misérias e preconceitos. Definições acerca do amor empesteiam o ar. CPFs cancelados. Cortes e edições. Gabinetes de ódio. Gritos por liberdade. Teatro beija flor! De Nilópolis para o Jardim da Luz. Maria do Carmo. Senhora dos palcos. Se apresenta em cena virtual. Transpassa a lente das câmeras. Abraça a equipe. Atravessa o olhar. Maria do Carmo Soares é a “Senhora no Jardim”. dividindo a cena com Felipe Calixto


Entre uma Palestra sobre Saúde Bucal, atendimentos no consultório, José Carlos Lemos encontra tempo para emprestar sua voz para a radio conexao – a rádio que você pode ouvir …os plugados entenderão!


PRESENTEIE COM AMOR, COR E COM 30% OFF: A Nova D tem peças selecionadas especialmente pra você
presentear sua mãe no dia 09 de maio. Compre pelo e-commerce, pelo WhatsApp ou na loja Nova D na Avenida da Moda


Grilo cantante Mineiro, uai. artista, Cantor e compositor, Fee Grilo poe na rede uma versão lo-fi de
Deus me proteja” (Chico César) como vídeo de estreia, agora no youtu.be/31dMkjxv1Ys