Jornal Gente

Jornal Gente

23 de abril de 2020

Hoje é dia de TBT 

Há um ano Alexandre Ordones e Melina inauguravam a Clínica Ordones – sua nova ‘casa’ onde atuam, respectivamente, nas áreas de pediatria e otorrinolaringologia ele, ela como reumatologista e clínica médica.

Falando nisso, Alexandre vem abastecendo suas redes sociais com conteúdos bem interessantes sobre o momento, um deles são dicas para orientar as crianças sobre a pandemia do covid-19:

1 – Inicie perguntando o que sabem sobre a doença. Escute, deixe-as falar abertamente, desde a ausência da escola até o motivo de não poderem brincar no parquinho ou com amigos. Permita que falem usando desenhos ou bonecos e esteja focado em tudo o que falem. Valorize as preocupações que eles revelam.

2 – Seja sincero. Esteja preparado para responder as 4 principais perguntas recorrentes em crianças: O que é o novo coronavírus? Como eu pego o coronavírus? Porque algumas pessoas estão usando máscaras? Você pode morrer se pegar o coronavírus?

3 – Há vídeos no YouTube sobre a lavagem das mãos da “Galinha Pintadinha” e da “Palavra Cantada”. Use o reforço positivo durante os vídeos para realçar a importância de lavar as mãos – “viu como é importante lavar as mãos para limpar o bichinho invisível?”

4- Ofereça segurança: Quando vemos muitas imagens perturbadoras na TV ou online, às vezes pode parecer que a crise está ao nosso redor. As crianças podem não distinguir entre imagens na tela e sua própria realidade pessoal, e podem acreditar que estão em perigo iminente. Você pode ajudar sua criança a lidar com o estresse criando oportunidades para ela brincar e relaxar. Mantenha rotinas e agendas regulares o máximo possível, principalmente os horários das refeições e de dormir, ou ajude a criar novas rotinas em um novo ambiente.

5 – Cuide de você: Você poderá ajudar melhor suas crianças pelo seu próprio exemplo.

6 – Procure mostrar o lado positivo do isolamento social. O aumento do convívio entre pais e filhos é uma recompensa gratificante nesses tempos difíceis.

7 – É importante enfatizar que tudo vai acabar bem! É só uma fase!

***

Tassiane Alvarenga também teve um Abril/2019 especial! Foi nele o lançamento de Médicos na Cozinha – livro que assina junto a profissionais da psiquiatria, cardiologia e nutrição: “Tudo começou na Escola de Medicina de Harvard, onde realizamos o curso ‘Medicina do Estilo de Vida’ – base de todo o conteúdo do livro voltado a profissionais da saúde, pacientes e pessoas que queiram viver mais e melhor; são mais de 400 páginas de muita informação para a saúde!”

***

Mateus Giannini Silva recebeu recentemente o título de especialista em Endoscopia Digestiva da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva/SOBED, na condição de cirurgião geral cooperado Unimed Sudoeste de Minas, também sócio da Endodiagnose – empresa terceirizada do Hospital Unimed, na área de endoscopia. O título foi conquistado após aprovação em todas as etapas previstas pela SOBED, sendo a última prova realizada no Rio de Janeiro, em 08 de março.

***

Guilherme Prado/Giovana e Paola em ensaio gestante a espera de Gael – príncipe que logo logo chega alegrando mais ainda a vida de Devanir Vieira Prado/Denise e Nahim Simão/Mônica – os avós corujas da historinha!

***

Gabriela Martins Vieira fez bonito no vestibular e uma das vagas em Psicologia, na Puc Campinas é sua: agora é aguardar a volta da rotina escolar e encara vida nova!

***

Nestes dias de tantas incertezas e momentos de reflexão, lanço um bate bola, me diz aí:
Mandem no meu email a resposta. Vou adorar compartilhar com vocês! Minha resposta são meus pais, há quase 20 dias não nos vemos nem de longe e está sendo bem difícil essa distância, apesar da telinha do celular ajudar um pouco com as ligações por vídeo, mas nada que supere bons momentos de prosa e aquele abraço gostoso.

***

Rilda Ponssancini

lançou a campanha ‘Ação Solidária Rilda Supermarket’, em prol de entidades assistenciais, e você pode junto ser também solidário neste momento atual: visite uma das lojas Rilda Supermarket e saiba como ajudar. É o tal negócio: juntos podemos ser MAIS neste momento de fraternidade e amor ao próximo.

***

Gilberto
Melo Andrade e Eleida completam hoje 37 anos de casados – Bodas de Aventurina, uma pedra de beleza singular e também rara, portanto preciosa, assim como a união deles.

Adalberto
Castro e Fabiana esperam só pela meia noite para celebrar mais um ano de bem juntinhos…

Tania
Andrade Pimenta é aniversariante 1 na folhinha de hoje – 23 de abril que chega colocando velinha a mais também no bolo de Claudia Cristina Rodrigues, Mariana Oliveira Santos, Mayna Chagas Barbosa, Nelson Jorge Maia e Jos Miguel Salomão.

Já amanhã, o dia amanhece cantando parabéns para Annielle Magalhães Souto, Samantha Caetano Sant’Ana, Luciene de Souza Batista, Marco Antônio de Souza Andrade.

***

Photo Boutique

***

Semana passada, o Poliedro Unidade Passos iniciou as aulas “on-line”, ministradas pelos próprios professores do Colégio que na impossibilidade das aulas presenciais no momento, vem cumprindo a grade através de plataformas digitais. Tudo muito novo, pra todo mundo, e hoje trago depoimentos de mães de alunos sobre a atual situação:

“Quero parabenizar o Poliedro pela plataforma. Não tenho conhecimento de nenhuma escola aqui em Passos com aulas tão enriquecedoras e dinâmicas. A Cecília, minha filha, já pede para acessar os exercícios todos os dias. Os links, vídeos e jogos prendem a atenção da criança. Queria dar uma opinião: mesmo quando voltarem às aulas, que os deveres de casa sejam na plataforma. Só com os gestos e a música, a Cecília já decorou as retas; acessar os mapas das cidades atraiu demais a atenção dela; o jogo de Estados do Brasil fez com que ela decorasse todos eles em 3 dias. Então, acredito que depois de as crianças terem experimentado esse tipo de estudo, será necessário, no retorno às aulas, rever a forma de dar aula. Sinceramente, acho que a internet veio para ficar no ensino das crianças”.

Chrystiane Pereira de Castro Carvalho, mãe da Cecília/4°ano e Isabela que concluiu o Cursinho PV Poliedro.