Colunas Sociais Quinta Coluna

QUINTA COLUNA

Por Cesar Tadeu

17 de setembro de 2021

Acho que vi uma gatinha!!! Carolina Deodato está em beagá, onde estuda em um colégio Italiano – ela tem pretensões de ir morar na itália. agora mesmo Acabou de conseguir cidadania italiana! Carol ora è una bambina italiana! Nascida num 16 de setembro, Carol vai celebrar seus 15 anos de vida em novembro. roba da ragazze!


O bolo é uma bomba… de chocolate! Doutora talita chelala comemora o “dia do médico nuclear”, em tempo também de comemorar o primeiro ano de funcionamento do setor de Medicina Nuclear no complexo – e na complexa – Santa Casa de misericórdia de Passos. Neste primeiro ano de medicina nuclear na santahouse, com direito a todos os desafios impostos pela pandemia, o setor realizou mais de 1.000 exames.


venha conhecer “Soul FLOWERS” – a coleção nova d para a primavera /verão 21/22. porque todo poder emana da alma das flores. na flagship store nova d – na avenida da moda.


O caçulinha Heitor, mais o irmão-do-meio marco Túlio, mais o daddy Gilson Pereira de Souza, mais a mãezona Marilda medeiros… todo mundo num ensaio photográfico assinado por Eloisa Silveira, em torno de Gabi – daqui a pouco, doutora Gabriela Medeiros de Souza.


EXPRESS PRESS

“Nuances da Natureza” é uma criação de Juliana Medeiros, inspirada em poemas de Portinari. Peças cerâmicas que, muito além do encanto e da beleza, trazem sensibilidade em cada detalhe! Encontre o produto ideal para o seu ambiente, como a linha Areias Calmas BE Hard 120 x 120. A coleção “Nuances da Natureza” está na Ponto Bello Acabamentos – a primeira butique de pisos e revestimentos da região. Na Lavras, esquina com Dr Manoel Patti. Também pelo 35/9-8899-8600.
O diretor Maurílio Romão, em pessoa, já está pronto para sua próxima atuação: a partir do próximo dia 4 de outubro Maurílio – que além de diretor de Teatro formado pelo curso de Arte Cênicas da Universidade Federal de Ouro Pre to é, entre otras cositas mas, o idealizador e realizador do Festival Nacional de Teatro de Passos – se desdobrará no papel de professor de uma nova turma do Curso de Teatro da Trupe Ventania…

… As aulas acontecerão às segundas-feiras, das 18h30 ás 20h, ao longo de 6 meses. Com mensalidade de R$ 120,00 a quem possa se interessar. E que tenha idade acima de 12 anos. As matrículas já es-tão abertas. Mais informações pelo whatspp 3021-3606 (das13h às 17h)…

… A propósito do diretor Maurílio Romão e do Festival Nacional de Teatro de Passos – sempre um sucesso de público, crítica e realização… a sexta edição do FNTP, em 2022, já tem a persona a ser homenageada em forma de emprestar seu nome ao “Dionísio” – a escultura-prêmio assinada pelo carmelitano Junior, que é o troféu entregue aos que se destacam nas edições do festival. O quê??? Mas ainda não pode divulgar o nome?!? Mas, mas… spoiler, pode!?! Então ao segundo spolier, bugrada (essa quintacoluna já mandou ver um outro spoilerzinho, tempos atrás): seu nome tem 15 letras. Alguns dirão bem mais que 15 letras!…

… O Duo Braga-Faria, formado pe-lo flautista Alexandre Braga e pelo violonista passense Celso Faria, participa do FIV – Festival Inter-nacional de Violão, que acontecerá amanhã e no domingo, transmiti-do pelos canais digitais do festival…

… Depois de dividir live com o bam bambã Jorge Bischoff – da grife ho-mônima de sandálias e sapatos fe-mininos – Larissa Baggio Freire re-cebe dondocas, marocas e luluzi-nhas freguesas de suas lojas Preto & Branco para o lançamento oficial da nova coleção Primavera/Verão 2022 by Usaflex. Uma temporada leve e colorida, repleta de esperança se anuncia! Hoje, a partir das 10h, na loja Preto & Branco Conforto na Avenida da Moda…

… Por conta de premiações e títulos internacionais inéditos conquista dos, Nathany França participa ago rinha mesmo do Festival Dance a Vida – que acontece em Itapevi/SP – como avaliadora especial da com petição. Além de ser convidada de honra para apresentação no Show de Gala do evento. O “Dance a Vi da” teve início no dia 12 e tem ainda mais duas etapas: uma hoje e a última, no dia 26 de setembro…

… Nathany diz que recebe convites para avaliação e workshops nacionais e internacionais há alguns anos, mas que esses convites se intensificaram com o peso de premiações por ela conquistadas em grandes campeonatos e, principalmente, depois da premiação no “Orientalismo” – copa mundial de danças orientais recentemente rea lizada na Espanha, onde Nathany trouxe um prêmio inédito da competição para o Brasil…

… A Primavera-Verão 21/22 em roupas, acessórios e calçados mas-culinos já está na Sangue Azul. Sociais, esportivas, estilosos e confortáveis, como pedem os looks das próximas estações. Conheça as novas coleções Sangue Azul – butique multimarcas masculina – na Avenida da Moda, 3092. Ou via Whatsapp 35/9-9141-3312.

… Claudia Arouca, a mente brilhante por trás do +Educa, capitanea – de amanhã à quarta-feira 22 -, a quarta edição do concorrido “Mais Educa Fitness”. Que mais uma vez acontecerá todo online – e gratuito -, recheado de atrações como palestras e mesas redondas, Mostra Mineira de Pilates e rodadas de negócios.

… Na Rodada de Negócios da 4ª e-dição Mais Educa Fitness, por exemplo, participam a 3D Digital, a Acept, a CBVA, Floorball, o Gru-po Mulheres do Brasil, o Instituto Inclua FBB, o Instituto Patrícia Medrado, Personal 2.2, a Natural Fitness, Orthocampus, o Sebrae Minas e o Studio Novos Hábitos…

… De 20 a 22 de setembro, em plataforma digital, as empresas, pro-fissionais do segmento do bem-estar, fitness, educação, projetos e esportes estarão apresentando seus produtos, serviços, metodologia para interessados em novas possibilidades de parcerias e negócios. Os links estão disponíveis no por-tal mais educa eventos.

… Acupuntura como tratamento, massagem como relaxamento, com atendimento a domicílio e com todos os procedimentos de segurança, conforme os dias atuais. Pela fisioterapeuta e acupunturista Mayna Elias. Agendamentos pelo 9-9119-8690 ou 9-9946-0881.

… Amanhã tem o Dia Mundial da Limpeza pra ser comemorado. Um dia de ações em torno da limpeza – ampla, geral e irrestrita. Em sua quarta edição, a cidade de Passos tem participação confirmada nesse auê, mas precisa do envolvimento dos passenses nessa que é a maior ação cívica no mundo, reunindo mais de 50 milhões de voluntários em todo o planeta, para 24h de limpeza…

… A participação pode ser aí da sua casa mesmo, realizando uma limpeza ambiental (separação de recicláveis, limpeza de focos de dengue e quetais) ou u ma limpeza digital nos seus dispositivos (celular, tablet, PC e gadgets afins); uma limpeza solidária (doando o que já não te serve mais) ou até mesmo uma limpeza mental (em forma de meditação, ou prática de esportes, dança, música, yoga etc)…

… Pequenos gestos fazem a grande diferença no “Dia Mundial da Limpeza”! “Eu Cuido do Meu Quadrado” é o mote da vez e em Passos, a Coocares, por exemplo, está nessa…

… A Prefeitura de Passos também! E programa para entre ás 9h e o meio-dia de amanhã, uma série de atividades e ações que irão aconte-cer no Parque Emílio Piantino. A-ções como visitação ao parque, reco lhimento de materiais recicláveis e plantio de mudas.

… Preocupada com a incidência de crimes contra os pontos de comér-cio nas principais vias comerciais d’Ardeia, a diretoria da ACIP, na pessoa de seu presidente Renato Mohallem, o prefeito Diego Oli-veira, o capitão Nascimento, o pre-sidente da refrigerada Câmara mu-nicipal Alex Bueno e o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas – a CDL Passos, Frank Lemos Freire, entre outros, se reuniram mais uma vez com o comando da Polícia Militar para pedir mais policiamento e maior segurança para o setor, com o aumento do efetivo policial nos corredores comerciais, a criação da Guarda Municipal, a ampliação do sistema “Olho Vivo” de monitoramento por câmeras e quetais.

… Castrem os cães! A recém, porém experiente Associação Pública dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande – o Consórcio AMEG – está com recursos da ordem de R$ 1.177.972,00 em caixa, disponíveis para a esterilização de 9.610 cães e 1.220 gatos nos municípios que compõem o Consórcio AMEG. Recursos provenientes da indicação de emenda parlamentar do deputado Osvaldo Lopes ao orçamento do Governo do Estado de Minas Gerais, via Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e a transferência via Fundo Especial do Ministério Público de Minas Gerais…

… Pelo grande volume de cirurgias a serem realizadas até o final de 2022, o Consórcio AMEG busca a ampliação da capacidade de realizar as cirurgias em seus municípios. Assim, além do Castramóvel AMEG, veículo adquirido com recursos de emenda do estadual Cássio Soares, a associação adquiriu com recursos próprios um trailer com capacidade de realização de duas cirurgias simultâneas. A AMEG vem realizando cirurgias em seus municípios desde dezembro de 2019 e mesmo com a pandemia de Covid-19 o projeto foi mantido, com todos os cuidados e cumprimento de protocolos de segurança sanitária…

… Foram realizados mais de 1.300 atendimentos nos municípios de Passos, Piumhi, Capitólio, Delfinópolis, São João Batista do Glória, Cássia, Pratápolis, Capetinga e Carmo do Rio Claro com recursos da AMEG e dos associados. Além das cirurgias de castração o projeto executado pela AMEG também prevê, paralelamente, a realização de um programa de educação ambiental e guarda responsável.

… De volta ao quase normal, a Mun ditur orgulhosamente anuncia que os musicais estão voltando à cena cultural paulistana e a Munditur está de volta aos musicais. “Venha conosco ao espetáculo que promete fazer todo mundo dançar com os hits de Donna Summer, diva do disco music. Além disso, divirta-se com a comédia musical “Silvio Santos Vem Aí!”, que conta a tra jetória deste grande ícone da televi são brasileira. Escolha seu espetácu lo, ou todos eles, e embarque com a gente nesse roteiro imperdível!

… Serão 3 noites de hospedagem no Hotel Meliá Jardim Europa – um 4 estrelas, com café da manhã incluso; mais um almoço e um jantar; passeios culturais no domingo e na segunda-feira com guia acompanhante Munditur, mais assistência Seguro Viagem (Seguro Saúde). Saída no próximo feriadão prolongado do dia 2 de Novembro. Mais informações, no presencial, com o pessoal da Munditur na Rua Santo Antônio, 79.Ou pelo 35/3521-6373. Ou [email protected] Ou ainda @munditurviagens

… Porque o novo normal é voltar ao normal sem se esquecer que temos a companhia de um novo coronavirus – o 19. Igual a outros velhos coronavirus, que a humanidade já assimilou. E sobreviveu. Depois de um ano e meio de quarentena, a hora é de começar a volta à vida. De preferência, vacinados (lembrando que ainda assim vale – muito – usar uma máscara, se lambuzar de álcool gel, mas viver). Pé na estrada, bugrada!

… Ah, sim: a velha e boa Sessão Pi poca & Bala Pipper está de volta às noites d’Ardeia, oba! Apresen tando, na próxima terça-feira, uma produção norteamericana de 1957, “Amor na Tarde”. Com ícones de Hollywood no elenco, como Gary Cooper, Audrey Hepburn e Maurice Chevalier dirigidos por Billy Wilder. O filme, um mezzo romance/mezzo comédia dramática, conta a história da filha de um detetive particular que descobre que um caso de infelidade no casamento resolvido pelo pai detetive vai terminar em morte…

… Pois o marido ofendido vai matar o amante da sua mulher, um milionário americano. Que é um conquistador galinha, daí a mocinha se apaixona por ele, apronta um monte de situações para provocar ciúmes no galinha, que, sem saber, contrata o pai detetive da mocinha para investigá-la. Terça-feira, ás 20h, no Anfiteatro da Casa da Cultura, com entrada franca.

… De modos que os musicais estão de volta, seja em palcos paulistanos ou nos palcos da Broadway, in Nova York; as viagens, nacionais e internacionais, estão de volta na Munditur; o Cineclube Sessão Pipoca & Bala Pipper está de novo em cartaz nas noites de terça-feira no Anfiteatro da Casa da Cultura; o Cine A, em São Sebastião do páraíso está de volta com até dois filmes diferentes em exibição, diariamente… e por aqui o quase septuagenário Cine Roxy – que é parte da centenária tradição da família Figueiredo de proprietários de salas de cinema – continua fechado. E começando a ter sua fachada deteriorada. Acorda, Átila!