C. R. Claro

CARMO DO RIO CLARO

NANA DE MINAS

23 de junho de 2021

Resgate cultural de receitas tradicionais da culinária mineira

O curso de produção artesanal de doces realizado no Carmo, no mês de maio, pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES e Sindicato Rural, rendeu muitos frutos. O trabalho conduzido pela instrutora Luana Dias de Paula incluiu também o resgate cultural de receitas.
Para capitanear uma receita tradicional, a aluna escolhida foi a Clariane Vilela Brandão, formada em gastronomia e neta de produtores. Ela foi buscar no caderno de receitas da bisavó, Biginha, o tradicional torrone.
E as novidades não ficaram por aí. Novas doceiras começaram a despontar, como Fabiana Ribeiro que já prepara uma loja onde vai comercializar doces cristalizados e docinhos para festa.


Lápide

A missa de sétimo dia de Elaine Pimenta Peres (87) reuniu familiares e amigos na noite de domingo (20), na Matriz Nossa Senhora do Carmo. Elaine era viúva de Breno Corrêa Peres.

 

 

 

Elaine com os filhos Luciano, Rogério e a bisneta Laura – filha de Breno Neto e Marcela – que tanto amava. A foto é do arquivo pessoal de Breno Neto, filho de Rogério e Jacqueline

 


JORNAL, BORA SP E BORA BRASIL

O repórter Léo Zvarick, que faz parte do time do telejornal matinal “Bora SP” da Band São Paulo, no início do mês e de férias da TV, aproveitou para descansar na Aldeia dos Ipês, no “Carmo Calmo”, na companhia de seus pais Lucíola Zvarick e Renato Soares.
Léo recebeu todos os mimos da mãe Lucíola Zvarick que
também é jornalista.

 

 

 

Léo recebeu todos os mimos da mãe Lucíola Zvarick que também é jornalista.


Festa Junina em casa na quarentena

E acordou! É verdade, sô! Pois o mês de junho chegou e vai terminando com a tradicional festa junina. Famosa pela festividade multicultural e por celebrar santos como Santo Antônio, São Pedro e, principalmente, São João que é amanhã. Ah, e é claro, lembrada também pela culinária impecável que traz delícias como canjica, bolo de fubá, curau, pé de moleque e muito mais.
Embora, mais uma vez, as festas não tenham pipocado por causa da pandemia da COVID-19, alguns não a deixaram passar em branco. Petty Engel e o casal Guilherme Vilela e Muryel Nunes montaram um Arraiá em casa para comemorar o 11º mês do pequeno Eduardo.

 

 

Eduardo com titia Petty Engel e mamma Muryel Nunes.


Nova York sem máscaras

No último dia 16, Nova York festejou com fogos o fim de medidas restritivas para combater a Covid-19, enquanto o Brasil segue enterrando seus mortos.
Com as mudanças, o uso de máscaras e o distanciamento social deixam de ser obrigatórios em comércios e espaços públicos para quem já foi imunizado – quem recebeu as duas doses das vacinas.
Como disse Celiane Cardoso Carvalho, que mora Nova York, “Tem todo um processo em relação à máscara, mas com o tempo… ela se vai! No começo é difícil, bate insegurança!”.

 

 

 

Celiane com o irmão Thiago, a cunhada Simone e os sobrinhos Alice e Daniel, circulando no domingo sem máscaras pela Nova York.