Rede de Notícias do Sindijori MG | www.sindijorimg.com.br
Minas terá 10 novos parques de energia solar
Dez municípios de Minas Gerais serão contemplados com a instalação de parques de energia solar da joint venture formada pela Detronic Energia e Appian Capital Advisory. As usinas fotovoltaicas terão uma capacidade total de 62,4 megawatts-pico (MWp). O projeto também deve gerar cerca de 1.240 empregos diretos e de 600 a mil indiretos. As cidades escolhidas foram: Porteirinha, no Norte do Estado; Andradas e Santa Rita de Caldas, no Sul; Araxá e Monte Carmelo, no Alto Paranaíba; Prudente de Morais e Sete Lagoas, na região Central; e Igarapé, Paraopeba e Pedro Leopoldo na Grande Belo Horizonte. (Diário do Comércio – Belo Horizonte)
Casamentos homoafetivos aumentam
Desde a autorização nacional para que os Cartórios de Registro Civil mineiros passassem a realizar casamentos entre pessoas do mesmo sexo, há dez anos, o número de matrimônios entre casais homoafetivos cresceu e superou a marca dos cinco mil em Minas Gerais, em 2023. De acordo com o Sindicato dos Oficiais de Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado de Minas Gerais (Recivil), em média, são realizadas 498 celebrações por ano no estado, sendo que 55,9% delas são entre casais do sexo feminino e 44,1% entre pessoas do sexo masculino. Em Juiz de Fora, são, em média, 17 celebrações por ano – das quais mais da metade, 54,3%, são entre casais femininos. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)
Saúde aprova 37 bolsas para Unimontes
O Ministério da Saúde anunciou o resultado final do edital de seleção de programas de residência para a concessão de bolsas no âmbito do Programa Nacional de Bolsas para Residências Multiprofissionais e em Área Profissional da Saúde (Pró-residência). Foram aprovados 79 programas, em todas as áreas de concentração, contemplados com 644 novas bolsas, em 17 Estados que aderiram ao edital. A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) teve 37 bolsas aprovadas, em quatro áreas. Em Minas Gerais, no total foram selecionadas 74 bolsas, sendo 47 em outras cidades e unidades do Estado. O Ministério da Saúde informa que a ampliação da concessão de bolsas financiadas representa um compromisso do governo federal (Jornal de Notícias – Montes Claros)
Projeto leva melhorias para escolas rurais
Entre os dias 12 e 16 de junho, 1200 estudantes de oito escolas municipais localizadas em zonas rurais dos municípios de Uberlândia, Uberaba, Coromandel, Ibiá e Araxá terão um dia dedicado a inaugurar e vivenciar ações implementadas pelo Projeto Escola Transforma em suas instalações. Com as intervenções do projeto, as escolas mineiras ganham espaços, como salas de leitura com ambientação lúdica e acervo de 400 novos livros, hortas suspensas e parques infantis. O objetivo do projeto é proporcionar conquistas pedagógicas e melhorias na estrutura física dos estabelecimentos educacionais e, assim, contribuir para alavancar os indicadores de qualidade da educação municipal. (Jornal de Uberaba – Uberaba)
Uberlândia regulamenta motoristas de aplicativos
O prefeito Odelmo Leão sancionou a lei que estabelece uma regulamentação para o serviço de transporte individual de passageiros por motoristas de aplicativo em Uberlândia. O texto já havia sido aprovado pela Câmara Municipal por 19 votos favoráveis e sete contrários. A legislação traz diversas mudanças para a categoria, entre elas a exigência de um cadastro municipal. Na prática, a lei dará ao Município o poder de fiscalização sobre os serviços prestados por empresas e motoristas de Uberlândia. Entre as exigências propostas na regulamentação, está o cadastramento das empresas de aplicativos na Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran). (Diário de Uberlândia – Uberlândia)