29 de maio de 2023
Rede de Notícias do Sindijori MG | www.sindijorimg.com.br
Nesta segunda-feira (29), comemora-se o Dia Mundial da Energia. Criada em Portugal, mais precisamente no ano de 1981, a data marca a celebração de um dos bens mais valiosos da humanidade. Nesse sentido, Minas Gerais sempre foi uma potência brasileira, a começar com a geração por geração da hidrelétricas. Mas a força mineira na produção de energia limpa não para por aí. Em abril, por exemplo, conforme dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Minas foi a primeira unidade da Federação a ultrapassar 5 gigawatts (GW) de energia solar fotovoltaica em operação. O resultado ocorreu em função de consideráveis investimentos nos últimos anos. (Diário do Comércio – Belo Horizonte)
O Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), de Santa Rita do Sapucaí (MG), foi selecionado para se tornar um Centro de Competência em Tecnologia e Infraestrutura de Conectividade 5G e 6G. O anúncio foi feito pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), no dia 24 de maio, em Brasília. O modelo é inédito no Brasil e o Centro receberá investimentos de R$ 60 milhões, que vão ser aplicados em um período de 42 meses em uma série de ações que combinam ampliação e fortalecimento de competência científica e tecnológica em PD&I; formação e capacitação de recursos humanos; associação tecnológica (modelo membership) e atração e criação de startups. (Diário Regional – Pouso Alegre)
Diversas turmas das escolas municipais de Poços de Caldas visitam o Balneário Dr. Mário Mourão neste mês de maio como parte do Projeto Jovens Mineiros Sustentáveis em parceria com a secretaria de Estado de Meio Ambiente. Fundado em 1896, o Balneário Doutor Mário Mourão é um dos estabelecimentos termais mais antigos do país. A água utilizada nos banhos sai diretamente da fonte a uma temperatura de 39 graus e chega nas banheiras entre 37 e 38 graus. Os benefícios para quem se banha em suas águas são inúmeros: ação sedativa, descongestionante, relaxante, analgésica e vasodilatora. A Escola Municipal Doutor Pedro Afonso Junqueira e Doutor Haroldo Affonso Junqueira conheceram a história do local um dos mais importantes atrativos turísticos da cidade. (Mantiqueira Online – Poços de Caldas)
Na Região Metropolitana do Vale do Aço mais de 86 mil doses da vacina contra a influenza (gripe) foram aplicadas neste ano. Os dados são do sistema LocalizaSUS, do Ministério da Saúde. O imunizante é considerado importante porque reduz a incidência da doença e evita que outras pessoas tenham a gripe. Em Minas Gerais, desde o 12 de maio há a recomendação da Secretaria de Estado de Saúde (SES) para a ampliação da oferta do imunizante a toda a população não vacinada a partir de 6 meses de idade. Até o momento, o quantitativo de doses aplicadas é de 3.536.893 em Minas. Conforme os dados do LocalizaSUS, a RMVA soma 86.533 doses aplicadas da vacina contra a gripe. Desse total, 33.426 são de Ipatinga, 37.716 de Coronel Fabriciano, 10.702 de Timóteo e 4.689 de Santana do Paraíso. (Diário do Aço – Ipatinga)