14 de março de 2023
Foto: Divulgação
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), esteve em Uberlândia na sexta-feira para participar da posse da nova diretoria da Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub), que será comandada por Fábio Túlio Felippe. Durante sua passagem pela cidade, o chefe do Estado falou com a imprensa sobre a situação das rodovias no Triângulo Mineiro e do imbróglio envolvendo as obras no Anel Viário Sul. Questionado sobre uma possível duplicação da BR-452, entre Uberlândia e Araxá, e do trecho da BR-365, ele anunciou que as rodovias receberão obras de melhorias já no próximo semestre. (Diário de Uberlândia)
O prefeito André Merlo reuniu com deputados da região para discutir a retomada de importantes obras que estão paralisadas. Uma dela é a do Aeroporto Coronel Altino Machado. A iniciativa tem o objetivo de garantir a agilidade e andamento das obras em benefício da população, impulsionando o desenvolvimento da região. De acordo com a Prefeitura de Valadares, a obra do aeroporto foi abandonada pela empresa responsável no início de 2022. Inclusive só foram executados 25% da reforma. (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)
De acordo com o último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) feito pela Secretaria Municipal de Saúde, Itabira corre risco de entrar em um surto de dengue. Até o presente momento, a cidade já confirmou 11 casos positivos da doença no município, que está com o índice de infestação em 9%. O ideal é que esse número fique abaixo de 1%. De acordo com Natália Franco Barbosa de Andrade, superintendente de Vigilância em Saúde, Itabira superou a fase de alerta, que é quando os indicadores ficam entre 1% e 3,9%. (De Fato Online – Itabira)
O Serviço Móvel de Urgência (Samu) de Uberaba fez 3.377 atendimentos nos dois primeiros meses do ano. De acordo com relatório, foram 2.270 chamados para causas clínicas, 834 para traumas, 162 causas psiquiátricas, 62 obstétricas e 49 pediátricas. Ainda de acordo com o balanço, a maior parte dos atendimentos foi para o público masculino (1.793), seguido do feminino, com 1.579 registros, e outros cinco não informaram gênero. (Jornal da Manhã – Uberaba)
Direcionado a famílias de baixa renda, a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) garante descontos de até 65% na conta de luz, de acordo com consumo mensal. Atualmente, ao todo, mais de 98 mil clientes da Energisa Minas Rio são beneficiados em Minas. Para ter direito ao desconto na fatura de energia a família precisa estar com os dados atualizados no Cadastro Único (CadÚnico), do governo federal.
Além disso, é necessário ter renda familiar menor ou igual a meio salário-mínimo por pessoa, ou de até três salários-mínimos no caso de residências que possuam algum morador dependente de aparelho elétrico para manutenção da vida. (Diário de Manhuaçu)