Coluna MG

Coluna Minas Gerais

22 de dezembro de 2023

Rede de Notícias do Sindijori MG | www.sindijorimg.com.br

Indústria derruba PIB de Minas

Nem mesmo a continuidade do crescimento real do setor de serviços e da agropecuária foi suficiente para compensar o desempenho ruim da indústria mineira, principal responsável pela redução do Produto Interno Bruto de Minas Gerais no terceiro trimestre de 2023. Dados da Fundação João Pinheiro apontam que a economia do Estado, ao somar R$ 257,8 bilhões entre julho e setembro, recuou 1,4% na comparação com os três meses imediatamente anteriores. Enquanto as atividades de serviços e agropecuária cresceram 0,6% e 0,3%, respectivamente, a indústria mineira, que representa mais de um quarto da economia estadual, registrou um decréscimo de 1,7%. (Diário do Comércio – Belo Horizonte)

Caeté tem 12.083 inadimplentes

De acordo com dados de novembro do Serasa – Serviços de Assessoria S.A., 12.083 pessoas de Caeté estão com o nome negativado neste mês de novembro com 37.123 dívidas, o que significa 31,16% da população. No mês de outubro o número de Caeté registrado no Serasa foi um pouco maior: 12.124 pessoas num total de 37.483 dívidas. A Serasa é uma empresa privada e se consolidou como uma referência em análises e informações para decisões de crédito. Em outras palavras, é um birô de crédito que reúne dados enviados por lojas, bancos e instituições financeiras. (Jornal Opinião – Caeté)

MinasTec forma primeira turma

Foi realizada nesta semana a formatura da primeira turma do projeto MinasTec, iniciativa promovida pelo Senac em Minas em parceria com o Sindcomércio de Teófilo Otoni e a Prefeitura local, no Sesc da cidade. Com o encerramento da primeira turma, o mercado de Teófilo Otoni e região recebe cerca de 27 adolescentes qualificados para a área de programação. O sucesso desta primeira edição se deve à parceria entre o Senac e Sindcomércio que apoiou as ações educacionais durante os quatro meses de curso”, afirma a diretora da unidade do Senac em Governador Valadares, Daniele Moura. (Diário Tribuna – Teófilo Otoni)

Vândalos destroem decoração em Lafaiete

Pelo segundo ano consecutivo, o Sicredi reuniu parceiros para levar as luzes natalinas à região central de Lafaiete. E pelo segundo ano consecutivo, essa decoração foi vandalizada, conforme revela a gerente de agência da Sicredi em Lafaiete, Francine Bergmann. “Estamos com o mesmo problema do ano passado. Parece que fazem de propósito: vão lá e cortam, pelo menos, um fio dos cordões. Com isso, o coreto ficou todo desligado de novo. Pelas imagens que fizemos, dá para ver que alguns fios foram cortados, e outros, arrancados. E lá vamos nós fazer a segunda manutenção só este ano”, desabafa. (Jornal da Cidade – Conselheiro Lafaiete)