1 de dezembro de 2023
Rede de Notícias do Sindijori MG | www.sindijorimg.com.br
O número de casos confirmados de dengue em Uberlândia teve um salto de 430% de 2022 para 2023. Segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde, a cidade acumula um total de 27.528 notificações positivas da doença neste ano, sendo o município mineiro com o maior índice do estado, à frente inclusive da capital Belo Horizonte. Em todo o ano de 2022, Uberlândia contabilizou 5.192 notificações positivas da enfermidade. O salto de casos neste ano supera em mais que o dobro o número de confirmados na capital mineira, que acumula 11.125 casos da doença e 10 mortes. (Diário de Uberlândia)
A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais realizou uma audiência pública, nesta quarta-feira, 29, para tratar da situação das vagas de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na região de Campos das Vertentes, e cobrar a readequação de leitos que foram utilizados durante a pandemia para o tratamento de pacientes com Covid-19 nos municípios da área de abrangência. De acordo com o deputado Lucas Lasmar, cerca de 90% de todos os atendimentos de saúde pública de urgência e emergência da área são feitos por meio do SUS. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)
Águas de Pará de Minas conquistou, no dia 26 de outubro, em São Paulo, no GRI Infra Awards 2023, o “Prêmio Água”, com o projeto “Sistema de Esgotamento Sanitário Rural”. O evento anual celebra programas, projetos e ações dos setores de transporte, energia, saneamento básico, infraestrutura urbana e social, e ativos ambientais. O projeto, em parceria com a Prefeitura Municipal, prevê a instalação de sistemas de tratamento de efluentes de baixo custo de implantação e manutenção nas áreas campestres, melhorando a qualidade de vida da população e prevenindo a poluição ambiental. (Jornal Diário – Pará de Minas)
Na tarde desta segunda-feira, 27, a Universidade Federal de Ouro Preto, anunciou que suspendeu suas atividades acadêmicas por três dias. A decisão foi tomada após exames realizados em vários pontos do Campus Morro do Cruzeiro, em Ouro Preto, detectarem a presença de organismos indicadores de contaminação na água. Os organismos foram encontrados somente em alguns pontos, que foram isolados e receberam a sanitização química com cloro. Os serviços do Restaurante Universitário também estão suspensos temporariamente até quarta-feira, em Ouro Preto e Mariana, que recebe a alimentação produzida no Campus Morro do Cruzeiro, devendo voltar à normalidade na quinta-feira, 30. (O Liberal – Ouro Preto)
O Distrito Industrial de Poços de Caldas está chegando em 2024 com uma renovação completa e já acumula cerca de R$ 2 bilhões em investimentos privados feitos por novas empresas em fase de instalação no local. Para atender a demanda e permitir a criação de novos empregos na cidade, a Prefeitura tem expandido a capacidade e a infraestrutura da região. As obras em andamento incluem a pavimentação asfáltica, a ampliação do sistema de esgoto e a construção de um reservatório com capacidade para meio milhão de litros de água. (Jornal Mantiqueira – Poços de Caldas)