22 de setembro de 2023
Rede de Notícias do Sindijori MG | www.sindijorimg.com.br
O Ministério da Agricultura e Pecuária identificou os 100 municípios mais ricos do Brasil no agronegócio. A análise foi feita a partir da pesquisa anual do IBGE da Produção Agrícola Municipal. A pesquisa englobou os dados da produção agrícola municipal, referentes a 2022. No topo da lista dos 100 mais ricos, selecionados de uma relação de 5.563 municípios, encontram-se Sorriso (MT), Campo Novo do Parecis (MT), Sapezal (MT), Rio Verde (GO) e São Desidério (BA). Em Minas Gerais, os municípios mais ricos são Unaí, Uberaba, Paracatu, Perdizes, Sacramento, Buritis, Patrocínio, Araguari, Coromandel, Uberlândia e Guarda Mor. (Gazeta do Triângulo – Araguari)
A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) esclarece que opera os serviços de abastecimento e de esgotamento sanitário em Patos de Minas em conformidade com o contrato vigente e que vigora até 2038. O Contrato de Programa existente entre o município e a Copasa foi celebrado em 2008. O índice de cobertura de água em Patos de Minas é de 99,9%, superior à meta de universalização de 99% até 2033. O mesmo acontece para esgotamento sanitário onde o índice de cobertura com tratamento é de 95,9% no município superior ao que preconiza a legislação.(Folha Patense)
Itatiaiuçu vai realizar a sua 14ª Corrida Rústica, evento esportivo que tem como objetivo proporcionar a diversão, além de estimular a prática da corrida e conscientização da necessidade de praticar atividades físicas como benefício à saúde e qualidade de vida. Conforme divulgado, o evento será realizado no dia 1° de outubro, com início previsto às 8h, na Praça Antônio Quirino da Silva. Como nas outras edições, o evento possui suas regras, como obedecer rigorosamente ao horário da largada da corrida. A corrida será disputada em percurso único masculino e feminino, totalizando 10 quilômetros. (Folha do Povo – Itatiaiuçu)
A Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovou na quarta-feira, 20, o Projeto de Lei que isenta motoristas de pagar o mesmo pedágio duas vezes no mesmo dia. De acordo com o texto, condutores que já tenham pagado a taxa uma vez e retornem para o destino de origem até às 22h do mesmo dia ficam isentos da contribuição. “Vai reduzir essa injustiça com muitos moradores que vivem próximos a praça de pedágio”, explicou o deputado estadual Marquinhos Lemos, autor do projeto. (Correio Online – Conselheiro Lafaiete)
Em Itabira, a Semana do Turismo é celebrada com ações que fortalecem o trade turístico da cidade com um grande potencial de desenvolvimento, além de ser um importante aporte para a diversificação econômica no município. A programação começou com o tradicional Itamotorock, que movimentou o final de semana com apresentações e shows. Evento prosseguiu até quarta-feira (20), com workshop e palestras estão disponíveis para os profissionais e interessados na área. A ação é promovida pela Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo. (Itabira Notícias)