1 de agosto de 2023
Rede de Notícias do Sindijori MG | www.sindijorimg.com.br
Dez detentos da Penitenciária Ariosvaldo Campos Pires mortos. Nove deles atrás das grades da unidade. Sete por supostos enforcamentos com cordas artesanais tipo “teresa” em celas lotadas, com cerca de 30 pessoas. Pelo menos um desses foi assassinado por colegas de cárcere, que forjaram seu autoextermínio, segundo investigação da Polícia Civil. Outros casos seguem em apuração e podem revelar outros “suicidados”. Esse é o alarmante saldo de 2023 do equipamento prisional situado no Bairro Linhares, Zona Leste de Juiz de Fora. Destinado aos condenados, o local passou a ser também porta de entrada do sistema há mais de dois anos. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)
A Prefeitura de Uberaba confirmou a presença de carrapatos infectados com a bactéria da família Rickettsia, causadora da febre maculosa, na cidade. No entanto, o Executivo alega que os animais em que os carrapatos foram encontrados não estavam infectados. O teste se refere às capivaras encontradas atropeladas na Univerdecidade, em 22 de junho deste ano. À época, material das três capivaras foram colhidos e enviados à Fundação Ezequiel Dias (Funed) em Belo Horizonte, onde o diagnóstico para febre maculosa nos animais foi negativo. (Jornal da Manhã – Uberaba)
A Prefeitura de Araxá está executando melhorias em um trecho da avenida Prefeito Aracely de Paula, na região do bairro João Ribeiro. O local está recebendo recapeamento na via com base asfáltica de 4 centímetros de espessura, melhorias do sistema de drenagem pluvial profunda e superficial, além da sinalização horizontal e vertical. O secretário municipal de Obras Públicas e Mobilidade Urbana, Ângelo França, afirma que esta intervenção vai aumentar a vida útil daquele trecho da avenida que é muito movimentada. (Correio de Araxá – Araxá)
Como parte das ações do julho Amarelo, o Serviço de Atenção Especializada (SAE) realizou na manhã da última sexta-feira, 28, Dia Mundial de Conscientização e Combate às Hepatites Virais, uma ação de testagem de hepatites virais em Caratinga. A equipe do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) esteve na Praça Marta Carli, no Bairro Santa Cruz, das 8 às 14 horas. Para se testar o paciente precisava apresentar documento de identidade com foto e cartão do SUS. Menores de idade deviam estar acompanhados pelos pais ou responsáveis. O “Julho Amarelo” é uma campanha dedicada ao combate às hepatites virais. (Jornal Diário de Caratinga – Caratinga)
Durante um mês inteiro, do dia 28 de junho ao dia 28 de julho de 2023, o Tiro de Guerra 04-032 de Conselheiro Lafaiete, uniu forças com a comunidade local e diversos parceiros para realizar uma nobre Campanha de combate à fome. O objetivo principal da iniciativa foi arrecadar alimentos para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social no município. Os atiradores mobilizaram a população e fizeram parcerias com supermercados amigos do TG e outras instituições para coletar as doações. O empenho e o envolvimento da comunidade foram fundamentais para o sucesso da campanha, que conseguiu arrecadar uma impressionante quantidade de alimentos, totalizando mais de 15 toneladas, ou 15.367 Kg. (Correio Online – Conselheiro Lafaiete)