29 de julho de 2023
Rede de Notícias do Sindijori MG | www.sindijorimg.com.br
A empresa Sigma Lithium realizou o primeiro embarque de materiais produzidos no Vale de Jequitinhonha. Saíram do Porto de Vitória (ES) rumo à China, 30 mil toneladas, sendo 15 mil de lítio pré-químico de alta pureza e a outra metade de rejeitos ultrafinos. O despacho foi efetuado para a chinesa Yahua. Essa foi a primeira exportação de lítio verde padrão triplo zero do mundo, considerado o mais elevado nível de sustentabilidade industrial na fabricação de insumos para baterias de veículos elétricos. A empresa já planeja construir uma quarta linha de produção no complexo Grota do Cirilo, localizado entre as cidades de Itinga e Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha. (Diário do Comércio – Belo Horizonte)
A Prefeitura de Sabará, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, recebeu R$ 1.145.968,43 milhão, da Lei Federal Paulo Gustavo. A cidade foi uma das primeiras de Minas a receber o recurso financeiro. Até o momento, apenas 17% dos municípios mineiros já estão com o dinheiro no caixa da administração municipal. Do valor total recebido por Sabará, 70% será destinado, exclusivamente, ao segmento audiovisual, conforme determinação da lei. (Folha de Sabará)
A Secretaria Municipal de Saúde de Além Paraíba dará início, no mês de agosto, a Campanha de Vacinação Antirrábica animal, vacinando cães e gatos contra a raiva animal. O vírus da raiva é transmitido através da saliva de um animal doente, principalmente pela mordida, mas também por arranhões produzidos pelas unhas do animal ou pelo contato de sua saliva com a pele ferida, esfolada ou arranhada, além das mucosas (olhos, boca, narinas, etc.). (Jornal Além Parahyba – Além Paraíba)
Após o desenvolvimento de estudos técnicos, o prefeito de Leopoldina, Pedro Augusto Junqueira Ferraz, encaminhou à Câmara Municipal de Leopoldina o Projeto Lei “Programa Tarifa Zero”, que tem como objetivo garantir, a partir de setembro, gratuidade do transporte público coletivo na zona urbana do município, ou seja, ônibus de graça para toda a população. Assim que aprovado pela Câmara, será aberto um processo licitatório para a escolha das empresas que irão prestar o serviço em Leopoldina. (Gazeta de Muriaé)
Na semana que passou a Prefeitura de Araguari, através da Secretaria de Administração realizou um leilão público, objetivando a alienação de veículos, sucatas e móveis de escritório, no módulo presencial. Foram leiloados os bens considerados inservíveis (material permanente), pertencentes às seguintes categorias: veículos leves e pesados; tratores agrícolas; sucatas de máquinas pesadas; sucatas de equipamentos diversos agrícolas; sucatas de equipamentos de informática; sucatas de móveis de copa, cozinha e eletrodomésticos; sucatas de móveis de escritório, e sucatas de ferro. O valor total arrematado foi de R$691.734,00. (Gazeta do Triângulo – Araguari)