Coluna MG

Verba para atender venezuelanos

14 de julho de 2021

O Governo Federal disponibilizou R$360 mil para Montes Claros atender aos venezuelanos que estão residindo na cidade. Através da portaria 641, de 9 de julho, repassou de forma emergencial os recursos federais para a execução de ações socioassistenciais no município. O Ministério da Cidadania informou que a medida foi adotada em atendimento às situações de risco pessoal e social, em especial às situações de rompimento de vínculos comunitários, o que exige soluções protetivas mais flexíveis, bem como de serviços socioassistenciais em promoção de apoio e proteção à população atingida pelas situações de migração. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)


O que você também vai ler neste artigo: 

  • Servidores vão contar com plano de saúde
  • Araxá adere ao Circuito Turístico
  • JF avança para onda amarela
  • Parlamentar defende análise de águas
  • Portaria confirma aulas presenciais

Servidores vão contar com plano de saúde

O prefeito Bruno Morato reuniu-se com representantes da Unimed Vale do Aço, em Coronel Fabriciano, para reativar a parceria entre a cooperativa e a Prefeitura de Santana do Paraíso. Pelo contrato acertado entre as partes, o governo irá oferecer plano de saúde aos servidores públicos do município e seus dependentes, informou o Executivo. De acordo com o secretário municipal de Administração, Reinaldo Luiz, o acordo conta com bases. “A data de início do contrato é 1º de julho de 2021. O modelo se baseia na livre adesão, ou seja, não se trata de obrigatoriedade”, disse. (Diário do Aço – Ipatinga)

Araxá adere ao Circuito Turístico

Uma cidade histórica, rica em belezas naturais e famosa pelas águas termais. Araxá se destaca pelas águas terapêuticas, gastronomia típica e natureza inconfundível que atrai visitantes de todas as partes do país. Para aprimorar o cenário turístico na cidade, o prefeito Robson Magela assinou o termo associativo do Município de Araxá ao Circuito Turístico Nascentes das Gerais e Canastra. A adesão permite à cidade receber recursos estaduais e federais para aplicação no turismo. Além de Araxá, os municípios associados ao circuito são: Alpinópolis, Capitólio, Carmo do Rio Claro, Cássia, Claraval, Delfinópolis, Guapé, Ibiraci, Itaú de Minas, Passos, Pratápolis, São João Batista do Glória, São José da Barra, Piumhi, São Roque de Minas, Ilicínea, Tapira e Vargem Bonita. (Correio de Araxá)

JF avança para onda amarela

Após quatro semanas consecutivas na faixa laranja, o município de Juiz de Fora avança para a faixa amarela do programa Juiz de Fora pela Vida – programa municipal que estabelece regras e protocolos para o enfrentamento à pandemia do novo coronavírus na cidade e também para o funcionamento do setor produtivo, como comércio e serviços. A decisão foi informada pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), após avaliação semanal do Fórum em Defesa da Vida. Nesta fase, cenário é classificado de “risco baixo” para a covid-19, o que, conforme os indicadores epidemiológicos analisados, permite o avanço. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

Parlamentar defende análise de águas

A Lei Municipal nº 9.411/2020 dispõe sobre a realização de análise das águas e dos reservatórios das escolas e Centros de Educação Infantil municipais. A matéria foi aprovada pela Câmara no ano passado e decorre de um Anteprojeto de Lei do vereador Marcelo Heitor, atual presidente da Casa. O parlamentar apresentou, nesta semana, um Requerimento solicitando informações da Prefeitura sobre o cumprimento da norma, tendo em vista a importância de medidas de proteção à saúde dos alunos e comunidade escolar. De acordo com a legislação, a coleta de amostras para análise das águas deve ser feita quadrimestralmente, em parceria com o Departamento Municipal de Água e Esgoto. (Jornal da Mantiqueira – Poços de Caldas)

Portaria confirma aulas presenciais

A Prefeitura Municipal de Uberaba publicou uma portaria que oficializa o cronograma para retorno gradual das aulas presenciais a partir do próximo mês. Pelo calendário, alunos e professores devem retornar no início do mês de agosto. A portaria estabelece a retomada das atividades presenciais na rede municipal em três fases, com intervalo de 15 dias entre cada etapa. Na primeira semana de agosto, o plano de retorno presencial inclui somente as turmas de Pré-II (Educação Infantil), de 5º ano do Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos (EJA) 1º e 2º segmentos. (Jornal da Manhã – Uberaba)

Rede de Notícias do Sindijori MG