Coluna MG

Vacinação de profissionais da Educação

2 de junho de 2021

A equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Caratinga anunciou que dará início à vacinação de profissionais da educação. Inicialmente serão imunizados os trabalhadores dos ensinos fundamental e médio da rede municipal de ensino e, em seguida, da rede privada. Na próxima semana, a vacinação será estendida para os trabalhadores da rede estadual e para os demais profissionais das redes pública e privada. Para isso, a equipe está realizando contato com todos os servidores, sendo que os trabalhos serão realizados por meio de equipes volantes. A ação visa preparar os profissionais para o retorno às aulas que acontecerá no modelo de ensino híbrido nas instituições públicas e privadas do município. (Diário de Caratinga)

Araxá divulga novo decreto

O Comitê de Enfrentamento à Covid-19 de Araxá definiu novas medidas para conter o avanço da doença na cidade. O Decreto Municipal tem como principais medidas o toque de recolher entre às 21h e às 5h, além da proibição de qualquer tipo de reunião com mais de 9 pessoas e do consumo de bebidas alcoólicas em qualquer estabelecimento. O Parque do Cristo já está fechado para visitação e, na Estância Hidromineral do Barreiro, está proibida a circulação de pessoas nas vias, bens e áreas públicas de todo o complexo. O retorno das aulas presenciais, previsto para esta semana, também foi suspenso e a vacinação dos trabalhadores da educação deve ser antecipada. As medidas valem até a próxima semana, sendo que o decreto completo está disponível no site www.araxa.mg.gov.br. (O Planalto – Araxá)

Parque da Ciência será revitalizado

O Parque da Ciência de Ipatinga, localizado no Parque Ipanema, um dos pontos de atração mais visitados do principal cartão-postal de Ipatinga e que está fechado ao público desde o dia 18 de março do ano passado, será revitalizado. A administração municipal informou que já deferiu o processo de intervenções previstas para o local. Além da reforma, o governo se propôs a adaptar os ambientes comuns de acordo com os protocolos sanitários relativos à covid-19 para que o atendimento às unidades escolares e ao público em geral possa ser retomado. A unidade integra a Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência (ABCMC) e seus representantes participam das reuniões da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizadas anualmente. (Diário do Aço – Ipatinga)

Descontos já podem ser requeridos

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) disponibilizou, em seu portal institucional, o acesso aos contribuintes interessados em se beneficiar com os descontos propostos na Lei da Anistia, para que possam regularizar a situação de inadimplência junto ao município. A nova legislação, que prevê condições especiais para o pagamento de valores devidos à Prefeitura, já está em vigor, uma vez que a norma estabelece critérios excepcionais para quitação dos débitos de natureza tributária e não tributária de contribuintes municipais. Com as regras, os cidadãos inscritos em dívida ativa poderão equacionar o passivo com desconto de até 50%, para quitação à vista, e, de forma parcelada, com desconto de 40%, em 12 vezes. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

Feirantes deixam avenidas

Os comerciantes que atuam nas feiras livres dos bairros Delfino Magalhães e Major Prates, em Montes Claros, foram impedidos, pela Guarda Municipal, de ocuparem as avenidas onde costumam trabalhar e, insatisfeitos com a situação, realizaram uma manifestação em frente a residência do atual prefeito, Humberto Souto. A suspensão dos eventos foi estabelecida para evitar aglomerações e conter a disseminação do novo coronavírus, no entanto, os feirantes foram para as ruas laterais, o que gerou uma concentração de pessoas ainda maior. As feiras podem funcionar de segunda a sábado, das 15h às 18h30 e, aos domingos, das 6h às 12h. Apresentações artísticas, áreas de lazer e diversão infantil, bem como praças de alimentação, estão proibidas. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)