Coluna MG

Uberlândia retoma as aulas

12 de junho de 2021

A Prefeitura de Uberlândia autorizou o retorno das aulas presenciais e manteve a cidade na fase amarela do Plano Municipal de Funcionamento das Atividades Econômicas. As medidas foram deliberadas nesta semana pelo Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19. A liberação ocorre após a Justiça permitir que o município retome as aulas presenciais. Além disso, ocorre um dia após os trabalhadores da Educação começarem a ser vacinados na cidade. A volta às aulas será na próxima segunda-feira, 14, em sistema híbrido, ou seja, com revezamento entre aulas presenciais e remotas, tanto na rede municipal de ensino quanto na particular. (Jornal 10 – Uberlândia)

Concurso abre inscrições

A Academia de Letras e Artes de Araguari abriu inscrições para 52º concurso de contos e poesias Abdala Mameri, que podem ser realizadas, até o dia 25 de julho, por meio do site da instituição: alaa.com.br, onde também se encontra disponível o edital. O concurso é realizado anualmente e sempre homenageia os “centenários”, ou seja, figuras importantes que completam 100 anos no mesmo ano da edição. Em 2021 será a vez dos araguarinos Padre Nilo Tabuquine e Maria Conceição Ferreira Henriques. Além disso, também recebe homenagem o ilustre educador e filósofo brasileiro, Paulo Freire, que revolucionou a educação no Brasil e trouxe uma visão inovadora e humana para a seara. (Gazeta do Triângulo – Araguari)

MOC treina servidores da UPA

A Prefeitura de Montes Claros realizou treinamento com os servidores da Unidade de Pronto Atendimento (Upa) do Chiquinho Guimarães para atendimento ao paciente em parada cardiorrespiratória (PCR), manobras de Reanimação Cardiopulmonar (RCP) e discussão de casos clínicos. Os treinamentos foram realizados com 58 profissionais, entre técnicos em enfermagem, equipes de enfermeiros e médicos plantonistas. Foram quatro dias de treinamentos, ministrados pela responsável pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) da UPA, Sheila Michaelle; enfermeiro preceptor do curso superior de Enfermagem, Thiago Guimarães e; acadêmicos de Enfermagem do 8° período das Faculdades Santo Agostinho (FASA). (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)

Bom Jardim preserva

A Prefeitura de Bom Jardim de Minas lançou oficialmente dois programas importantes para a política ambiental do município: o Preservar Nascentes e o Plantando um Bom Jardim. No primeiro, proprietários de imóveis rurais terão acesso às mudas da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente para que façam o plantio em áreas de nascentes de água; já o segundo, diversas flores e plantas são produzidas no viveiro municipal para serem destinadas tanto à manutenção de praças e jardins da cidade, quanto à doação aos moradores para que façam jardins em suas casas. (Jornal Panorama – Baependi)

Divinópolis convoca estagiários

A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Administração, Orçamento, Informação, Ciência e Tecnologia (Semad), iniciou a convocação de estagiários de cursos superiores que foram aprovados no Processo Seletivo nº 01/2021. O provimento de vagas para estágio acontece de acordo com o surgimento de vagas obtidas da necessidade e capacidade de cada Secretaria Municipal, sendo que o tempo de estágio é de 12 meses prorrogáveis por igual período, conforme Lei Federal n° 11.788. O valor da bolsa é de R$300 para quatro horas diárias de estágio e R$400 para seis horas diárias, além de vale-transporte em pecúnia, dependendo da necessidade do estagiário de deslocar-se do trajeto de sua residência para o estágio. (Portal Agora – Divinópolis)

Dia de vacinação exclusiva

A Prefeitura de Juiz de Fora disponibiliza neste sábado, 12, dois locais para aplicação exclusiva de segundas doses contra a Covid-19. Na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a imunização acontece das 9h às 16h, no modelo drive-thru, onde as pessoas podem ser vacinadas dentro dos carros. Já no Sport Club Juiz de Fora, o horário disponível é das 8h às 16h. Neste, a fila de entrada para a vacinação a pé será pela Avenida Brasil. Já a aplicação na UFJF acontece no estacionamento da Faculdade de Educação (Faced). As equipes da PJF e da UFJF estarão na universidade para orientar os motoristas que farão as filas de carros para a imunização. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)