Coluna MG

Samu pode ser acionado em app

17 de abril de 2021

Desde quinta-feira, 15, o aplicativo “192 Online” do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) está disponível para a população de Poços. O app tem como principal objetivo facilitar o acionamento em casos de urgência. A ferramenta foi desenvolvida pela empresa que já é responsável por toda sistematização do Samu na cidade. O aplicativo que está disponível para Android e IOS. Além de fazer um cadastro prévio da ficha médica do paciente, a tecnologia permite que o usuário seja “monitorado” pela central de regulação quando for pegar a estrada, por exemplo. (Jornal Mantiqueira- Poços de Caldas)


O que você também vai ler neste artigo:

  • Montes Claros sedia conferência
  • Mais mulheres infectadas
  • MP quer dados de vacinados
  • Uberaba com mais casos de dengue
  • Araguari cria ‘Cidadão Online’

Montes Claros sedia conferência

A cidade de Montes Claros sediará a Conferência Internacional Medievalismos Globais, evento virtual programado para acontecer entre os dias 28 a 30 de abril, com a participação de pesquisadores convidados do Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Dinamarca, Portugal e de Cabo Verde. A iniciativa é do Grupo de História Medieval da Universidade Estadual de Montes Claros, que tem apenas um ano de atividades, mas já coloca a instituição como uma referencia no país. O prazo para inscrição dos trabalhos terminou nesta quinta-feira, 15. A programação será online, como medida preventiva neste momento de pandemia do novo coronavírus (Covid-19). (Gazeta Norte Mineira- Montes Claros)

Mais mulheres infectadas

De acordo com um levantamento divulgado pela Prefeitura, com dados do último dia 8, as mulheres são a maioria a contrair a Covid-19 em João Monlevade: 51%. No entanto, são os homens que mais morrem, respondendo por 53% dos óbitos. A faixa etária a mais perder cidadãos é aquela entre os 70 e os 79 anos, com 33,3% dos falecimentos, seguida pelos grupos entre 60 a 69 anos (25%), entre 80 e 89 anos (16,6%) e entre 50 a 59 anos (15,27%). Já quando se trata de contaminação, os adultos em idade ativa são a maior parte dos casos comprovados da Covid-19 no município. De acordo com o estudo, 77,73% dos contaminados pelo coronavírus têm entre 20 e 59 anos. (A Notícia – João Monlevade)

MP quer dados de vacinados

Os Ministérios Públicos Federal e Estadual publicaram, nesta quinta-feira, 15, uma recomendação para que os órgãos responsáveis pela vacinação contra a Covid-19 disponibilizem os dados das pessoas que já receberam o imunizante. O documento esclarece que tem o objetivo de garantir transparência, fiscalização e controle do processo. O Plano Nacional de Vacinação compete aos estados e municípios a aplicação das vacinas destinadas aos grupos prioritários e especiais. Porém, o documento emitido é destinado não só ao município de Uberlândia e ao estado de Minas Gerais, como também aos hospitais privados e operadoras de saúde da região. (Diário de Uberlândia)

Uberaba com mais casos de dengue

Dados do Boletim Epidemiológico de Monitoramento dos casos de Dengue, Chikungunya e Zika, divulgado na terça-feira, 13, aponta que Uberaba registrou uma queda no número de casos de dengue. No boletim desta terça, Uberaba aponta 960 casos prováveis (casos notificados exceto os descartados) da doença. No boletim anterior, do dia 6, o município registrava 1.084 casos, ou seja, pelo menos 124 casos a menos. O superintendente Regional de Saúde de Uberaba, Maurício Ferreira explica que os casos prováveis são os casos suspeitos menos os casos descartados. (Jornal de Uberaba)

Araguari cria ‘Cidadão Online’

Comemorando os cem dias de governo, completados no último dia 10 de abril, a administração do município recebeu no Palácio dos Ferroviários para um café da manhã, por volta das 7h30, agentes políticos, secretários, representantes de entidades de classe, diretores do grupo Sonner, empresa que desenvolve o aplicativo, a imprensa e ainda o deputado estadual Doorgal Andrada (Patriota). O momento foi oportuno para que a administração atual apresentasse uma série de realizações com menos de quatro meses de trabalho. Dentre as ações, está o lançamento do aplicativo “Cidadão Online”. (Gazeta do Triângulo- Araguari)

Rede de Notícias do Sindijori MG