Coluna MG

Reabilitação pós-covid

9 de fevereiro de 2021

A Secretaria de Saúde em parceria com o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região (Crefito-4), promoveu o Circuito de Atualização em Reabilitação Pós-Covid para fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. O encontro capacitou esses profissionais que estão recebendo ou potencialmente receberão pacientes para reabilitação das múltiplas sequelas pós-covid, com o objetivo de evitar ou minimizar comprometimentos. “É uma atualização de extrema importância e vem a somar à proposta da nova gestão da Prefeitura de Araxá. Essa parceria continuada proporciona uma qualidade na assistência do cidadão araxaense”, destacou a Secretária Municipal de Saúde, Diane Dutra. (Correio de Araxá)


O que você também vai ler neste artigo:

  • Prefeito é eleito para Associação
  • Primeiro LIRAa aponta queda
  • Atendimento de 460 chamados
  • Inflação registra queda
  • Comércio irá abrir durante Carnaval

Prefeito é eleito para Associação

O prefeito de Itapecerica, Têko foi eleito nessa sexta-feira, 5, presidente da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais, para o biênio 2021-2022. A Associação foi fundada em 2003 com a finalidade de congregar e defender os objetivos de seus 30 municípios associados em toda Minas Gerais. Os municípios pertencentes à associação detém mais de 50% de todo o patrimônio tombado no Brasil. A cerimônia de posse foi realizada na noite de ontem, no Palácio da Liberdade. Foram empossados também o vice-presidente da Associação, o prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, e como 2º vice-presidente o prefeito do Serro, Epaminondas Pires de Miranda. (Portal Agora- Divinópolis)

Primeiro LIRAa aponta queda

O primeiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) realizado em Governador Valadares pelos agentes de Combate a Endemias do Centro de Controle de Zoonoses neste ano apontou 5,1% de infestação do mosquito transmissor das arboviroses (dengue, zika e chikungunya). O último LIRAa, realizado em janeiro do ano passado, apontou índice de 8%. No estudo, foram visitados 20% dos imóveis dos quarteirões sorteados nos 93 bairros de Valadares, de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde. Nele, os agentes puderam verificar que 90% dos focos do mosquito continuam dentro das casas, sendo 39,1% nos ralos, calhas e lajes. (Diário do Rio Doce- Governador Valadares)

Atendimento de 460 chamados

Com mudanças na estrutura, a Defesa Civil fechou o primeiro mês da nova gestão com 460 chamados atendidos. De acordo com a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), as ocorrências mais registradas são deslizamento de solo, com 103 casos, e ameaça de deslizamento, com 38. Também estão na lista 35 notificações de trinca em parede, 27 desabamentos de muros de divisa, 25 enxurradas e 25 ameaças de desabamento de muros de divisa. Com 112 notificações, a região Sul da cidade é a que registrou maior número de demandas, como, por exemplo, nas fortes chuvas que afetou pontos de bairros como São Mateus, Alto dos Passos e Graminha no início do mês passado. (Tribuna de Minas- Juiz de Fora)

Inflação registra queda

A cidade de Montes Claros registrou uma inflação de 0,6%, em janeiro deste ano, conforme o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), do Departamento de Economia da Unimontes. O percentual traz, em linhas gerais, uma redução no custo de vida porque, em relação ao último mês de 2020, houve queda de mais de 0,4%. A inflação em dezembro anterior foi de 1,05%. A desvalorização no preço de produtos entre os mais populares na mesa do montes-clarense, caso do leite longa vida (- 4,4%), frango (- 2,76%), óleo de soja (- 1,98%) e do arroz (- 1%), por exemplo, ajudaram na redução do índice. Além disso, o preço da carne bovina se manteve estável, assim como do leite tipo C. (Gazeta Norte Mineira- Montes Claros)

Comércio irá abrir durante Carnaval

O Sindicato do Comércio Varejista de Varginha (Sindvar), o Sindicato dos Empregados do Comércio de Varginha e Região (Sindcomerciários) e a Associação Comercial e Industrial de Varginha (ACIV) se juntaram para somar esforços no combate à pandemia da Covid-19. A exemplo da medida adotada pelo governo de Minas Gerais e pela Prefeitura Municipal de Varginha, as entidades acima também cancelaram o ponto facultativo no Carnaval 2021. Com isso, nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro, haverá a abertura normal do comércio em Varginha.

Rede de Notícias do Sindijori MG