Coluna MG

Prefeitos pedem mais imunizantes

Coluna Minas Gerais

4 de agosto de 2021

Prefeituras mineiras solicitaram ao Estado o envio com urgência de mais doses de vacinas contra a covid-19 para atender a demanda dos municípios do Triângulo Sul. O documento encaminhado ao governador Romeu Zema e ao secretário estadual de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, também contesta a base de dados utilizada para calcular a quantidade destinada a cada cidade. O ofício é assinado pela prefeita Elisa Araújo, que está à frente do Consórcio de Urgência e Emergência do Triângulo Sul. No documento, ela posiciona que o cálculo da quantidade de imunizantes para cada município da região está sendo feito com base em dados defasados de 2012. (Jornal da Manhã – Uberaba)

Incentivo ao Projeto Busca Escolar

A Prefeitura Municipal de Santa Bárbara do Leste realizou, nesta semana, uma reunião entre representantes das Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social para alinharem os últimos detalhes sobre a implementação do Projeto Busca Ativa. Segundo a secretária municipal de Educação, Meire Débora Silveira, o projeto conta com a participação efetiva de profissionais de diferentes áreas, com o objetivo de criar uma rede de proteção para identificar crianças e adolescentes com idade entre 4 e 17 anos que estão fora da escola ou em risco de abandono. (Diário de Caratinga)

Zoonoses disponibiliza animais

Cães e gatos estão disponíveis para adoção por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Ipatinga, na Seção de Controle de Zoonoses, que funciona no pátio da Suplan, no bairro Cidade Nobre. Tratam-se de animais que foram recolhidos por se encontrarem em situação de abandono, tendo sido vítimas de maus-tratos ou por estarem perdidos, entre outros motivos, explica Eliane Oliveira Garção Lana, diretora do departamento. A Seção de Controle de Zoonoses funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Os interessados em adotar devem manifestar interesse e enviar documentação ao e-mail [email protected], não sendo necessário levar pessoalmente. (Diário do Aço – Ipatinga)

Prefeitura prorroga prazos

O contribuinte de Araxá agora pode requerer até o dia 23 de dezembro o parcelamento de débitos tributários e não tributários, por meio do Programa de Regularização Fiscal do Município (Refim). A prorrogação foi sancionada pelo prefeito Robson Magela por meio da lei nº7.581, publicada no último Diário Oficial do Município de Araxá (Doma). A renegociação de dívidas é requerida no Balcão de Atendimento da prefeitura. O Refim objetiva estimular o contribuinte a regularizar seus débitos tributários e não tributários inscritos ou não em dívida ativa. (O Planalto – Araxá)

Ato cobra retorno de aulas presenciais

O movimento Escolas Abertas realizou mais um ato, nesta semana, a favor do retorno das aulas presenciais, com modelo híbrido, facultativo e mediante protocolos, nas instituições de ensino públicas e privadas de Juiz de Fora. Desta vez, pais e estudantes fizeram manifestação na porta de colégios no dia em que se iniciou o segundo semestre letivo em boa parte das instituições. O protesto também é contra o documento apresentado pela Prefeitura de Juiz de Fora ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais, que condicionou a retomada das atividades presenciais escolares a quando todos os professores estiverem completamente imunizados, sem indicar uma data prevista. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

Cassação de mandatos

O juiz eleitoral de Lajinha, Felipe Zanotto, cassou o mandato do prefeito João Rosendo e do vice, João Dutra, bem como do vereador Beto Lamparina (presidente da Câmara), além de aplicar multa e outras sanções dentro de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) sobre compra de votos e abuso de poder econômico nas eleições de 2020. Ao todo, foram denunciados 15 fatos. Na defesa, os investigados alegaram a inexistência de tais irregularidades. Segundo o processo, o primeiro fato é a realização de “obra eleitoreira” consistente no calçamento de via pública do Bairro São Sebastião, (Diário de Manhuaçu).