Coluna MG

Prefeito emprega parentes

13 de Maio de 2020

Por meio de uma Recomendação, o Ministério Público de Minas Gerais orientou o prefeito Milton Barbosa (PT), de Espinosa, no Norte de Minas, a exonerar os parentes, até terceiro grau, que estejam ocupando irregularmente cargos na administração. Entre eles, estariam: a secretária adjunta de Serviço Social, Josenira Marta Nunes Xavier Lima (esposa), a chefe de Gabinete adjunta, Sandra Souza (nora) e a secretária adjunta de Educação. Marilucia Nogueira Barbosa Lima (cunhada). A Promotoria recomenda também que o prefeito exonere o irmão, Gilmar Barbosa Lima, do cargo de secretário municipal de Saúde por não ter “qualificação técnica” necessária. (Folha do Norte – Montes Claros)

Barbacena tem mais enfermeiros

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou a distribuição de médicos, enfermeiros, leitos de UTIs (unidades de terapia intensiva) e respiradores por unidades da federação e regiões do Brasil que são referência no atendimento de saúde de baixa e média complexidade. Os dados mostram que Barbacena é a cidade que mais apresenta profissionais de enfermagem atuantes no Sistema Único de Saúde e nos hospitais privados, somando 279, de acordo com dados de dezembro de 2019. Deste número, 238 são profissionais do SUS. (Folha de Barbacena)

Comércio abre no feriado

Um acordo entre patrões e empregados de Poços de Caldas autorizou a abertura das lojas ontem, feriado na cidade. A decisão ficou a cargo de cada comerciante e empresário. O decreto municipal de flexibilização, publicado em 1º de maio, não proíbe o funcionamento do comércio em feriados. O horário de funcionamento seguiu a resolução que define o horário especial para cada setor por conta da pandemia de covid-19, sem esquecer as regras sanitárias definidas pelas autoridades de saúde. A abertura foi fruto de acordo entre o Sindicomércio e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Poços de Caldas. (Jornal da Cidade – Poços de Caldas)

Município cria Cartilha

A Vigilância Sanitária de Varginha criou uma Cartilha com recomendações para a prevenção da covid-19 para os trabalhadores rurais. De acordo com o prefeito Vérdi Melo, essas recomendações destinam-se aos trabalhadores rurais, com destaque às condições de alojamento, transporte e medidas gerais relacionadas à organização do trabalho. Em um documento que vai ser encaminhado para as instituições ligados ao meio rural, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária começa explicando que os coronavírus são uma grande família viral. (Gazeta de Varginha)

Álcool gel é obrigatório

O prefeito Aracely de Paula sancionou Lei Municipal de autoria dos vereadores Robson Magela e Raphael Rios, que exige a instalação de recipientes com álcool líquido ou em gel antisséptico 70% em estabelecimentos públicos e privados que prestam serviços ao público, como forma de ampliar as medidas de prevenção ao novo coronavírus para usuários, clientes e funcionários em Araxá. A lei foi publicada no último dia 8 de maio, na edição nº 326 do Diário Oficial do Município de Araxá. Os estabelecimentos devem se adequar à lei até o próximo dia 23 de maio. (Diário de Araxá)

Rede de Notícias do Sindijori MG