Coluna MG

Poços recebe cerca de R$ 470 mil

8 de abril de 2020

Foi publicada no Diário Oficial de Poços de Caldas de segunda-feira, 6, a notificação de recebimento de recursos federais e estaduais durante o mês de março. Dentre eles está o repasse de R$ 479.995 para o combate e prevenção do novo coronavírus, disponibilizados pelo Fundo Nacional de Saúde, do Ministério da Saúde. Outros recursos de grande porte disponibilizados são para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb – federal), Atenção à saúde da população (FNS), e Unidade de Pronto Atendimento (UPA – estadual). (Jornal Mantiqueira- Poços de Caldas)

 

Museu expõe acervo virtual

O Museu Regional de São João del-Rei inaugurou neste domingo, 5, a exposição virtual “Oratórios: a religiosidade no cotidiano”, um trabalho com 12 obras produzidas entre os séculos XVIII e XIX. A mostra pertence ao acervo do museu, e possui características do barroco mineiro e do rococó, além de também possuir três classificações: lapinha, itinerante e eremita. Os visitantes virtuais podem conferir a exposição no site da instituição até o dia 5 de julho, sem sair de casa durante o isolamento social devido ao novo coronavírus. (Gazeta de São João Del Rei)

 

Salas de aula viram dormitórios

As salas de aula viraram dormitórios, e os espaços antes ocupados por carteiras, agora estão preenchidos com camas. No lugar de crianças e jovens, estão moradores em situação de rua com mais de 50 anos. Desde o dia 31 março, esta é a nova realidade da Escola Municipal Dilermando Cruz, que fica na Vila Ideal, Zona Sudeste de Juiz de Fora. Com a suspensão das atividades curriculares devido à pandemia, o colégio virou casa para pelo menos 30 pessoas em situação de vulnerabilidade social, que estavam ainda mais expostas ao risco de se infectarem pelo novo coronavírus. (Tribuna de Minas- Juiz de Fora)

 

UFOP recebe bolsas

Em meio aos cortes de bolsas de pós-graduação impostos pelo Governo Federal, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) liberou duas bolsas de mestrado e duas bolsas de doutorado para o Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas da UFOP. O objetivo é financiar pesquisas que de alguma forma contribuam para o conhecimento científico no enfrentamento à Covid-19. O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Sérgio Aquino, destaca o papel que as Universidades têm neste momento. (Jornal Voz Ativa- Ouro Preto)

 

Leitos são disponibilizados

Em busca de alternativas para bem atender a população formiguense em caso de surgimento de registros positivos do novo coronavírus, a Prefeitura de Formiga está firmando parceria com o Hospital Santa Marta. O objetivo é que aproximadamente, 25 leitos sejam disponibilizados para a realização de atendimentos que são feitos pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Desta maneira, a UPA vai ser usada exclusivamente para atender os cidadãos, que, porventura, sejam diagnosticados com covid-19. Desde o dia 23 de março o Executivo está negociando com a direção do hospital. (Jornal Nova Imprensa- Formiga)