Coluna MG

MPMG recomenda medidas

17 de julho de 2021

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) alertou os municípios da Comarca de Caratinga sobre pessoas que estão sendo vacinadas com uma terceira dose do imunizante contra a covid-19. De acordo com o documento enviado, é necessário que os órgãos responsáveis adorem medidas efetivas para impedir essa prática, chamada de “revanicação”. Em publicação oficial divulgada pelo MPMG, por meio das redes sociais, o órgão alerta ainda que a revacinação, além de trazer riscos à saúde de quem busca tomar uma terceira dose, pode configurar crime de estelionato, com possibilidade de acarretar em multa e pena de reclusão de 1 a 5 anos. (Diário de Caratinga)


O que você também vai ler neste artigo: 

  • Estacionamentos serão tarifados
  • Criação da Paróquia São José
  • Vereadores pedem regulamentação
  • MOC convoca conferência municipal
  • Pedido para utilização de centro educacional
  • Univale oferece bolsa

Estacionamentos serão tarifados

A partir do mês de agosto, o estacionamento do Hospital Márcio Cunha, em frente à portaria principal e ao Pronto Socorro, na unidade I, localizado em Ipatinga, será administrado por uma empresa terceirizada, a Autopark. Desta forma, o usuário terá de pagar para estacionar seu veículo no local. Um comunicado a respeito da implementação do estacionamento pago foi publicado nas mídias sociais nesta semana e a informação foi confirmada pela assessoria do hospital. Conforme o material, todo o valor arrecadado será destinado à compra de material didático para estudantes bolsistas do Colégio São Francisco Xavier. (Diário do Aço – Ipatinga)

Criação da Paróquia São José

A Comunidade Católica São José, em Manhuaçu, será elevada ao título de paróquia em homenagem ao santo, neste domingo, 18. A solenidade deve contar com a presença do bispo diocesano, dom Emanuel Messias de Oliveira, responsável por todos os atos necessários para a instalação da nova paróquia. O processo para a criação e elevação da Comunidade São José à Paróquia foi rápido e se deu a partir da manifestação dos participantes e da Paróquia São Lourenço. A nova paróquia terá sob sua responsabilidade 16 comunidades rurais (sendo quatro na zona urbana) que até então são abrangidas pela Paróquia São Lourenço. (Diário de Manhuaçu)

Vereadores pedem regulamentação

Representantes de 50 Câmaras legislativas da Zona da Mata mineira estiveram reunidos no Palácio Barbosa Lima, em Juiz de Fora, para uma ação de apoio aos profissionais de enfermagem. A mobilização conjunta objetivou reunir forças para pedir ao Senado federal que coloque em votação o Projeto de Lei 2.564, de 2020, que altera a regulamentação da profissão, instituindo piso salarial e carga horária. O encontro foi proposto pelo presidente da Câmara Municipal de Juiz de Fora, Juraci Scheffer, e resultou na assinatura de um documento de apoio à classe, que inclui enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

MOC convoca conferência municipal

A Prefeitura de Montes Claros publicou o Decreto 4.246, o qual convoca a XI Conferência Municipal de Assistência Social, conforme ato assinado pelo prefeito Humberto Souto, com o argumento a necessidade de avaliar e propor diretrizes da Política de Assistência Social. A Conferência deve ser realizada no dia 25 de agosto, tendo como tema: “Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com Financiamento Público, para Enfrentar as Desigualdades e Garantir Proteção Social”. Ele determina ainda que a realização do evento deverá atender a todas as determinações sanitárias objetivando a prevenção ao contágio da covid-19, notadamente, o disposto no Decreto Municipal n.º 4046/20, que criou o plano municipal “Avança Moc, Com Responsabilidade”. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)

Pedido para utilização de centro educacional

Os vereadores de Poços de Caldas, Wellington Paulista e Douglas Dofu protocolaram a Indicação nº 999/2021 que solicita à Secretaria Municipal de Educação a utilização do Centro Educacional Municipal Doutor João Batista Ferreira Monteiro, aos sábados e domingos, como clube para a prática de atividades físicas, esportivas, culturais e para o convívio familiar. Ou seja, um espaço público para o lazer de todos, dando ao local o protagonismo que já teve no passado. Eles buscam essa possibilidade junto ao prefeito e às secretarias competentes. (Jornal da Mantiqueira – Poços de Caldas)

Univale oferece bolsa

Estão abertas as inscrições para o Mestrado em Gestão Integrada do Território (GIT) da Universidade Vale do Rio Doce (Univale). Nesta edição, o programa oferecerá uma bolsa de 100% para o candidato aprovado em primeiro lugar no processo seletivo, além de vários outros descontos para públicos específicos, conforme a política de incentivo. As inscrições podem ser feitas pelo site www.univale.br/mestrado e as etapas de seleção incluem análise de currículo, entrevista e prova com base na bibliografia disponibilizada no edital. (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)

Rede de Notícias do Sindijori MG