Coluna MG

Montes Claros fica em 5º lugar

17 de fevereiro de 2021

O município de Montes Claros ficou em quinto lugar na área de saúde, no “Índice de Desafios da Gestão Municipal”, da consultoria Macroplan e publicado pela revista Exame nesta semana. No ranking geral, Montes Claros aparece como a 26ª melhor cidade para se viver em 2021, à frente de capitais como Rio de Janeiro e Porto Alegre. Se levada em consideração somente a região sudeste do país, Montes Claros aparece em 20º lugar, à frente de cidades mineiras de mesmo porte como Juiz de Fora, Betim e Contagem. (Gazeta Norte Mineira- Montes Claros)


O que você também vai ler neste artigo:

  • Itabirito na onda vermelha
  • Hospital aguarda leitos
  • Toque de recolher em Andradas
  • Zé Pereira em Ouro Preto
  • Iphan fará tombamento
  • Formiga reajusta salário

Itabirito na onda vermelha

Por decisão do Comitê Extraordinário Covid-19, liderado pelo Governo do Estado de Minas Gerais, Itabirito e os demais municípios da macrorregião Centro regrediram para a onda vermelha do Plano Minas Consciente. A decisão desde sábado, dia 13 de fevereiro. Em filas, a distância mínima exigida passa a ser de 3 metros. Hotéis terão limite de ocupação de 50%. Em eventos, a limitação será de 30 pessoas, considerando a capacidade de uma pessoa a cada 10 metros quadrados. Para os serviços não-essenciais, o novo protocolo prevê limitação a um cliente por atendente. (Jornal O Liberal- Itabirito)

Hospital aguarda leitos

Após a transferência dos pacientes de Manaus, o Hospital Regional de Uberaba ficou exclusivo para tratamento da covid-19 com capacidade para estruturar, segundo a direção do hospital, mais 30 leitos: 20 de UTI e 10 de enfermaria, sendo todos para casos suspeitos e confirmados da doença. A Secretaria de Estado de Saúde de Minas (SES-MG) informou que já recebeu ofício com o pedido de habilitação de 20 novos leitos de UTI/Covid-19 para Uberaba. (Jornal de Uberaba)

Toque de recolher em Andradas

Na segunda-feira, 15, entrou em vigor em Andradas o toque de recolher. Com medida, fica proibida a circulação e permanência de pessoas nas vias públicas. De acordo com o Decreto Nº 2362, de 12 de fevereiro de 2021, “Fica vedada, a partir do dia 15/02/2021, a circulação e permanência de pessoas nas vias públicas municipais no horário compreendido entre as 22h e 05h do dia posterior”. O decreto, entretanto, não se aplica ao deslocamento de trabalhadores que exerçam suas atividades em turnos. (Portal da Cidade- Andradas)

Zé Pereira em Ouro Preto

Irreverente, único e representativo, Zé Pereira é um dos blocos mais importantes do Carnaval ouro-pretano e, por isso, às vésperas do carnaval, foi inaugurado em sua sede, o Centro de Memória do Zé Pereira do Club dos Lacaios. Sendo o bloco mais antigo de Ouro Preto, com seus 154 anos, o centro retrata toda a história, tradição e música desse grupo carnavalesco que, ao primeiro toque dos seus clarins, toda comunidade sai para as ruas. É a entidade carnavalesca mais antiga do Brasil em atividade ininterrupta desde sua criação. (Jornal Voz Ativa- Ouro Preto)

Iphan fará tombamento

O município de Timóteo recebeu retorno positivo sobre o pedido de abertura do processo de tombamento e o status de “Tombamento provisório- processo nº01514.000347/2020-87 junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Os trabalhos também foram retomados para p reconhecimento do Forno junto ao Instituo Estadual do Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha). No âmbito municipal, o processo de tombamento local será devidamente instruído a partir do mês de março. (Diário do Aço- Ipatinga)

Formiga reajusta salário

A Câmara Municipal de Formiga aprovou, por unanimidade, os projetos de lei que concedem reajuste aos vencimentos dos servidores públicos dos poderes Executivo e Legislativo. Tanto os funcionários da Prefeitura como os da Câmara terão reajuste de 4,52% em seus salários. O índice utilizado para definir o percentual foi o IPCA (Índice Nacional de Preço ao Consumidor Amplo). O vale-alimentação dos servidores também sofrerá reajuste. Os funcionários do Legislativo terão aumento também de 4,52% em seu benefício, enquanto os do Executivo terão reajuste maior, de 5,26%.
(O Pergaminho – Formiga)

Rede de Notícias do Sindijori MG