Coluna MG

IBGE entrevista por telefone

8 de Maio de 2020

Uberabenses vão ser entrevistados por telefone pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) para pesquisa em parceria com o Ministério da Saúde. A coleta de dados do Pnad-Covid-19, iniciada esta semana, é uma versão da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua para quantificar as pessoas com sintomas de Covid-19 e os impactos da pandemia no mercado de trabalho. Cerca de dois mil agentes do IBGE já começaram a telefonar para 193,6 mil domicílios distribuídos em 3.364 municípios de todos os estados do país. (Jornal de Uberaba)

Alerta sobre subnotificações

Novos mapas produzidos pelo Grupo de Estudos em Planejamento Territorial e Ambiental do IF Sul de Minas, do campus de Poços de Caldas, chamam a atenção para a possibilidade de subnotificação no número de casos e mortes pelo novo coronavírus no Sul de Minas. O mapa compara o número de mortes por doenças respiratórias e o número de mortes por Covid. Poços de Caldas, Pouso Alegre e Varginha, por exemplo, registram de uma a cinco mortes pela Covid-19, mas possuem entre 35 e 64 mortes por doenças respiratórias. (Jornal da Cidade – Poços de Caldas)

Comércio com horário especial

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Caratinga divulgou horário especial de funcionamento do comércio para o Dia das Mães. Nesta sexta-feira, as lojas abrem às 9h e fecham às 20h. Já no sábado, 9, o horário de funcionamento será de 9h às 16h. Na hora de ir às compras, é importante lembrar que não somente os funcionários, mas os clientes, devem estar utilizando máscaras de proteção. (Diário de Caratinga)

Câmara de Machado investiga

A Câmara de Vereadores de Machado estuda a possibilidade de instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar as denúncias feitas pela ex-servidora municipal Aline Branquinho Caixeta, exonerada da Secretaria de Ação Social, após 16 anos de serviços prestados ao Município. Aline fez severas e graves denúncias aos vereadores sobre o favorecimento na concessão de benefícios sociais, principalmente, na concessão de cestas básicas. (Folha Machadense)

Índice de SRAG aumenta

O número de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave em 2020 aumentou 850% em relação ao mesmo período do ano passado. A pesquisa analisou dados existentes desde o início do ano até a última semana que foi a 18° semana epidemiológica. Em 2019, até a presente data, foram oito internações enquanto 2020 já somam 76 hospitalizações por Srag de 15 municípios diferentes. As informações são da Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis, obtidas através da plataforma Sivep-Gripe, publicadas na última segunda-feira, 4. (Gazeta do Oeste- Divinópolis)

Guardas aptas

O Ministério da Justiça e Segurança Pública do Governo Federal divulgou a listagem das 38 cidades brasileiras com suas Guardas Municipais totalmente regularizadas, credenciadas e aptas a firmar convênio para receber recursos financeiros junto à União. Em Minas Gerais apenas 04 cidades foram consideradas aptas: Guaxupé, Juiz de Fora, Lagoa da Prata e São João Del Rei. A informação recebida através da Secretaria Municipal de Segurança foi bastante comemorada pelo Governo Municipal. (A Folha Regional- Muzambinho)