Coluna MG

Crise hídrica preocupa Caeté

19 de junho de 2021

O superintendente do SAAE de Caeté, Fernando Silva, alertou que nesse cenário de seca, o risco do município enfrentar uma crise hídrica é o mesmo da região sudeste. “Corremos o risco, sim, de escassez de água, devido à baixa precipitação do período chuvoso”, admitiu. Para que a cidade não tenha racionamentos rígidos em um cenário de crise hídrica, o superintendente informou que estão em estudos de viabilidade para perfuração e uso de novos poços, aliados a manobras e adequações de ordem técnica. (Jornal Opinião – Caeté)

Lions Clube distribui cobertores

A Campanha “Aquecer e Não Esquecer”, do Lions Clube Caratinga Itaúna, mesmo em meio à pandemia da Covid-19, cumpriu sua missão, em mais um ano de edição. Neste ano, 1.200 cobertores, mantas e cobertas foram arrecadados e os itens já foram distribuídos para 13 conferências, Pastorais da Criança, quatro núcleos e centros espíritas, a Casa de Amparo aos Irmãos de Rua, ao Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, ao Asilo Monsenhor Rocha, Lar das Meninas e outras instituições. Há 22 anos a Casa de Amparo aos Irmãos de Rua presta serviços à comunidade desenvolvendo vários projetos sociais. (Diário de Caratinga)

ALMG recebe CPI da Cemig

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) recebeu nesta quarta-feira (16/6/21) requerimento para abertura de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar irregularidades na gestão da Cemig. Durante a Reunião Ordinária de Plenário, o 2º vice-presidente da Casa, deputado Doutor Jean Freire (PT), fez a leitura do pedido de instalação da CPI, com 27 assinaturas e tendo como primeiro signatário o deputado Professor Cleiton (PSB). (Folha de Sabará)

Ipatinga vacina mais de 60 mil

Ipatinga ultrapassou, nesta semana, a marca de 63.420 pessoas imunizadas com a primeira dose da vacina contra a covid-19, conforme divulgado pela Prefeitura Municipal. Isso representa 23,7% da população estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que aponta a existência de 265.405 residentes na cidade. De acordo com dados divulgados diariamente no boletim epidemiológico do município, foram aplicadas, até o momento, 91.530 mil doses de vacinas, sendo que 28.110 são referentes às duas doses. Para acelerar ainda mais a vacinação da população, o Executivo vai promover o Dia D de Vacinação contra a Covid-19, neste sábado, 19, uma vez que a intenção é alcançar mais de 4 mil pessoas. (Diário do Aço – Ipatinga)

Ferrovia é tema de debate

Nesta semana, os prefeitos de Conceição do Rio Verde e São Sebastião do Rio Verde, Pedro Paulo e Sandro Martins, se reuniram para discutir sobre o projeto ferroviário entre Três Corações a Cruzeiro para transporte de cargas e de turismo. Os municípios estão dentro do leito ferroviário, devido o decreto do Governador Romeu Zema que autoriza um novo regime de operação de ferrovias em Minas Gerais. A nova legislação vai regulamentar as chamadas shortlines – linhas de menor distância que ligam localidades mais afastadas às redes principais. (Jornal Panorama – Baependi)

Câmara pede informações de vacinação

Em documento com pedido de informação encaminhado à Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a Câmara Municipal, por meio do vereador Mello Casal, solicitou esclarecimentos à Secretaria de Saúde sobre os critérios adotados para a vacinação de dez funcionários que seriam ligados à pasta municipal. A relação dos nomes dos profissionais está listada no requerimento. No pedido, o parlamentar solicita, ainda, informações sobre as datas e os locais onde os profissionais teriam sido imunizados, além do setor onde cada estaria lotado. O pedido também solicita informações sobre onde seriam os postos de vacinação em que os funcionários receberam as doses e a relação de profissionais da saúde que aplicaram as doses. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)