Coluna MG

Comércio pode funcionar no feriado

30 de abril de 2021

Com a divulgação da Medida Provisória nº1046, do Governo Federal, que dispõe sobre as deliberações trabalhistas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus, o comércio pode seguir com suas atividades durante feriados. Em Divinópolis, A Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e o Sindicato do Comércio Varejista (Sindicomércio) já buscava esta autorização e, com a MP, podem até solicitar o aproveitamento de horas negativas dos trabalhadores mesmo durante feriados, sendo que a norma permanece vigente por até 120 dias. (Portal Agora – Divinópolis)


O que você também vai ler neste artigo: 

  • Prefeito recebe escolas particulares
  • Tecnologia de Araxá chega ao espaço
  • Unimontes incentiva patentes
  • Alunos solicitam volta das aulas
  • Clube do Trabalhado retoma atividades

Prefeito recebe escolas particulares

O prefeito de Pouso Alegre, Rafael Simões, teve um encontro com representantes das escolas particulares do município. Eles procuraram a Prefeitura para verificar a possibilidade do retorno das aulas de forma híbrida e seguindo o “mais rígido protocolo de segurança” em relação à covid-19. De acordo com um dos representantes, no momento em que as aulas haviam sido retomadas – em fevereiro desse ano – de forma presencial não houve casos de famílias infectadas, o que ocorreu, sim, durante o período de pausa nas aulas, evidenciando um ambiente seguro nas escolas com a adoção das medidas de segurança sanitária. (Diário Regional – Pouso Alegre)

Tecnologia de Araxá chega ao espaço

O foguete Falcon 9, contendo tecnologia de nióbio desenvolvida em Araxá, levou quatro astronautas do Centro Espacial Kenndy, nos Estados Unidos, até a Estação Espacial Internacional. As ligas especiais baseadas ou que contam com o elemento compõem o sistema de propulsão e exaustão de novas espaçonaves, como esta que foi desenvolvida pela empresa SpaceX. Para a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) esta é uma grande conquista, já que a liga, chamada C103 é uma das únicas capazes de resistir à altas temperaturas para suportar uma missão espacial. (O Planalto – Araxá)

Unimontes incentiva patentes

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) incentiva e apoia seus professores no desenvolvimento de produtos, como o registro de patentes, marcas e de softwares (programas de computadores) junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O trabalho apresenta avanços e resultados positivos, sob a supervisão do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e pela Coordenadoria de Inovação Tecnológica, ambos vinculados à Pró-Reitoria de Pesquisa. Até o momento, a Unimontes já encaminhou ao INPI doze solicitações de patentes, com duas cartas concedidas e alcançou 19 marcas registradas, diante de 28 pedidos encaminhados. Foram feitos 16 pedidos de registros de software da universidade junto ao Instituto, dos quais nove foram certificados. (Jornal de Notícias – Montes Claros)

Alunos solicitam volta das aulas

Acadêmicos dos cursos de saúde da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) estão reivindicando uma nova avaliação epidemiológica sobre o avanço do novo coronavírus para que, de acordo com os resultados, possam retomar as atividades práticas. Conforme o corpo discente, a falta das aulas tem causado prejuízos à formação dos alunos, já que está suspensa há mais de ano. As principais consequências mencionadas foram os danos do que se refere ao aprendizado, além de possível atraso para a formatura. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

Clube do Trabalhado retoma atividades

As atividades realizadas nas dependências do Clube do Trabalhador devem ser retomadas a partir da próxima terça-feira, 04, conforme informa uma nota divulgada pela Prefeitura Municipal de Nova Serrana. Ao todo, o local vai oferecer aulas de natação, hidroginástica e futebol (crianças de 4 a 15 anos) e os interessados devem realizar a inscrição no local ou por meio do telefone (37) 3226-4684. Informações sobre dias e horários das aulas serão disponibilizadas durante o cadastro dos participantes. (O Popular – Nova Serrana)

Rede de Notícias do Sindijori MG