Coluna MG

Combustível

30 de abril de 2020

O Procon/Poços divulgou a pesquisa mensal de preços dos combustíveis vendidos na cidade. Os preços da gasolina aditivada, da gasolina comum, do etanol, do diesel comum e do diesel S10 caíram, respectivamente, 8,46%, 7,86%, 15,19%, 4,84% e 3,90% em relação à pesquisa realizada nos dias 22 e 24 de março. No comparativo com a pesquisa feita em abril de 2019, também foi registrada queda da gasolina aditivada, gasolina comum, etanol, diesel comum e diesel S10, respectivamente, 4,58%, 3,67%. (Jornal da Cidade – Poços de Caldas)

Justiça

Uma decisão judicial determinou a suspensão do Decreto Municipal Nº 8.035/2020 que flexibilizou a reabertura do comércio em geral no município de Teófilo Otoni, com restrições. O comércio foi reaberto na quarta-feira passada, funcionando alguns segmentos pela manhã das 8h às 12h e outros segmentos das 14h às 18h, com um intervalo de duas horas todos fechados, das 12h às 14h. Numa Ação Civil Pública movida pela Defensoria Pública e acatada pelo juiz da 2ª Vara Cível, Emerson Chaves Motta, o comércio vai ser fechado novamente. (Diário Tribuna – Teófilo Otoni)

Rede de Ensino

Com a suspensão das aulas presenciais por tempo indeterminado, como medida de prevenção para evitar propagação do novo coronavírus, a Secretaria de Educação e Esportes criou o Programa Municipal de Atividades Tutoradas (PMAT), que disponibilizará plano de estudo aos alunos matriculados na pré-escola e no ensino fundamental. De acordo com o titular da pasta, Jaderson Teixeira, o programa terá início no dia 11 de maio. |(Nova Imprensa – Formiga)

Empresa doa testes

A Mosaic Fertilizantes, uma das maiores produtoras de fosfatados e potássio combinados, está investindo para disponibilizar – via Instituto Mosaic – 10 mil testes do tipo PCR para ajudar na confirmação de casos de covid-19. A ação é fruto de uma iniciativa da Universidade Federal do Triângulo Mineiro em parceria com a Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba. Os testes serão disponibilizados para a região do Triângulo Sul, que inclui 30 municípios, como Uberaba, Araxá, Tapira, entre outros. (Jornal de Patrocínio)

Campanha

O Banco do Nordeste abriu a campanha Juntos pela Vida, em parceria com o Camed Saúde, que visa minimizar os impactos da pandemia de Covid-19 em populações de maior vulnerabilidade social e que vai cobrir toda área de sua jurisdição, incluindo a área mineira da Sudene, formada pelo Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha. A ação conjunta objetiva arrecadar recursos financeiros para compra de alimentos, equipamentos de proteção individual (EPIs) e materiais de higiene, a serem doados a instituições beneficentes de todo o Nordeste e norte dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. (Gazeta Norte Mineira- Montes Claros)

Paróquias

As Paróquias de Varginha vão ser reabertas sob restrições na cidade. Em um comunicado divulgado na tarde de quarta-feira, 29, pela Paróquia Matriz do Divino Espírito Santo, ficou decidido a volta de celebrações e confissões em igrejas do município. “A Prefeitura Municipal de Varginha estabeleceu a reabertura do comercio local, incluindo, a partir da última segunda-feira, 27, o funcionamento de bares, restaurantes e academias. Contudo, tendo em vista que o período para manifestação dos primeiros sintomas da covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus) é de 7 a 14 dias, as Paróquias de Varginha. (Correio do Sul- Varginha)