Agronegócio

Coluna Agronegócio

20 de janeiro de 2024

Posse

A posse do novo presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Passos, Elder Maia dos Reis, foi prestigiada pelas lideranças locais e por produtores rurais e familiares. No discurso do ex-presidente, Darlan Esper Kallas, agradecimento a todos os envolvidos nos dois mandatos liderados por ele e o saldo positivo deixado. No discurso do atual presidente, o desenvolvimento com sustentabilidade.

Pedágio

Produtores rurais de Muzambinho e Alfenas participaram na quinta-feira, dia 18\01, de manifesto na BR 146, onde está sendo construída uma praça de pedágio. Eles pedem providências quanto a cobrança de taxa para aqueles que precisam trafegar pela rodovia para trabalhar. Participaram do ato deputados estaduais e federais. O questionamento está sobre a localização da obra, uma vez que grande parte de pequenos produtores tem propriedades após a praça do pedágio, o que implicaria na cobrança diária da taxa já estipulada em R$ 13,17.

Concessão

O lote 3 de concessão das rodovias mineiras abrange 430 quilômetros e 22 cidades, entre São Sebastião do Paraíso e Três Corações. Nesses pontos estão sendo construídas seis praças de pedágio: BR-146 – Muzambinho; BR-265 – Nepomuceno; BR-265 – Boa Esperança; CMG-491 – Monte Santo de Minas; CMG-491 – Alfenas e CMG-491 – Três Corações.

Nova plataforma

Com o objetivo de discutir soluções para o setor agroexportador brasileiro diante dos desafios apresentados pela Lei Antidesmatamento da União Europeia (UE), o Ministério das Relações Exteriores (MRE) reuniu representantes de quatro ministérios e presidentes das associações ligadas aos setores agropecuários afetados pela medida. Durante os encontros foi apresentada a Plataforma AgroBrasil+Sustentável, ferramenta desenvolvida pelo Mistério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que disponibilizará informações organizadas, rastreáveis e confiáveis sobre a produção agrícola sustentável, sendo uma alternativa estratégica para que o produtor possa atender as exigências do mercado.

Desenvolvimento

Em fase de elaboração pela Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI) do Mapa, a Plataforma AgroBrasil+Sustentável será uma ferramenta digital governamental voluntária, universal e gratuita. A expectativa é de que os primeiros módulos estejam disponíveis em julho deste ano, contribuindo com a transparência dos processos produtivos e com a redução de riscos e custos em toda a cadeia de valor.