Coluna MG

Coluna de Minas: Uberaba fará censo diário

2 de abril de 2020

Portaria da Prefeitura de Uberab instituiu o fluxo para encaminhamento obrigatório de censo hospitalar dos pacientes acometidos pela Covid-19 e/ou sob suspeita. Todos os hospitais da rede pública e privada de Uberaba devem encaminhar o censo duas vezes ao dia para o Complexo Regulador Municipal da Secretaria Municipal da Saúde, via e-mail. Segundo o secretário de Saúde de Uberaba, Iraci de Souza Neto, a medida busca responsabilizar os hospitais públicos e privados em encaminhar para a Secretaria todas as notificações suspeitas de síndromes gripais e respiratórias agudas graves, dengue, entre outras suspeitas de notificação compulsória. (Jornal de Uberaba)

Câmara faz reunião virtual

A Câmara Municipal de Formiga está promovendo uma série de ações para proteger a saúde dos vereadores, dos colaboradores da Casa e da população em geral. Uma delas foi implantar a reunião virtual. Inspirado no Senado Federal, o Legislativo formiguense realizou sua sessão ordinária nesta semana via video-conferência, com o presidente no plenário e os demais vereadores em suas casas. Os dois projetos de lei votados na reunião virtual foram aprovados por unanimidade. (O Pergaminho – Formiga)

Cadastro para voluntários

A Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, abriu cadastro de reserva para profissionais de diferentes áreas, interessados em atuar como voluntários no enfrentamento do novo Coronavírus – Covid 19. O processo atende ao Decreto que regulamenta o serviço voluntário no município de Poços de Caldas. Para se inscrever, é necessário enviar currículo para o e-mail: [email protected] Havendo a necessidade pela convocação, estes profissionais vão ser chamados para entrevista e celebração do Termo de Adesão ao Trabalho Voluntário. (A Folha Regional-Muzambinho)

UFOP se inscreve para realizar exames

O Laboratório de Imunopatologia, do Núcleo de Pesquisas em Ciências Biológicas da UFOP (Nupeb), está se credenciando para a realização dos exames de detecção da Covid-19. Para que isso aconteça, a Universidade tem realizado adequações para se integrar à Redelab Covid-19, organizada pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), que reúne laboratórios das redes pública e privada. Para que o laboratório seja credenciado é necessário que exista um padrão de segurança biológica nível NB2. Um dos laboratórios da UFOP que possui essa condição está pleiteando o credenciamento à Funed. (Jornal Voz Ativa- Ouro Preto)

Ipatinga vai receber kits de teste rápido

Durante reunião do Comitê Gestor de Crise em Ipatinga, que definiu que os estabelecimentos comerciais da cidade não essenciais vão continuar de portas fechadas, seguindo o decreto estadual, foi comunicado a compra de 1.600 testes rápidos para investigação de casos suspeitos de contaminação por Covid-19. O anúncio foi feito na reunião de segunda-feira, 30, por representantes do Ministério Público, órgão que doou recursos para a viabilização da compra dos kits. (Diário do aço- Ipatinga)