Coluna MG

Caratinga abre licitação

18 de junho de 2021

A Prefeitura de Caratinga abriu processo de licitação que tem por objeto realizar a contratação de serviços especializados em planejamento urbano para elaboração de estudos técnicos para a ampliação do perímetro urbano do município. Dentre as considerações para a licitação, o Executivo mencionou que o estudo técnico para expansão do perímetro urbano alberga uma série de empreendimentos considerados clandestinos e impossibilitados de sofrerem processos de regularização fundiária, incluindo com vários deles objetos em processos de inquéritos e/ou ações do Ministério Público. (Diário de Caratinga)

Programa vai capacitar professores

A Secretaria Municipal de Educação de Belo Oriente informa que iniciou, nesta semana, o Programa Professor Digital – “O futuro é agora”, com o objetivo de formar e capacitar os docentes no uso de tecnologias em sala de aula. Durante as capacitações, os professores entrarão em contato com novas formas de ensinar e usar a tecnologia a seu favor, podendo inclusive ramificar suas aulas fazendo com que os alunos se sintam mais estimulados e engajados no processo educativo. O programa possui quatro módulos que serão implantados de acordo com as habilidades dos profissionais com o ambiente virtual e os dispositivos digitais. (Diário do Aço – Ipatinga)

Santa Rita cria Parque

A Prefeitura Municipal de Santa Rita de Jacutinga, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realizará Consulta Pública para a criação de um Parque Natural Municipal entre o distrito do Itaboca e a comunidade do Cruzeiro. A população santarritense pode acompanhar via Facebook da prefeitura no dia 28 de junho, às 19h. (Jornal Panorama – Baependi)

Festival reúne artistas

Amplificar e fazer ecoar as vozes de artistas de Juiz de Fora por meio de encontros com grandes nomes da música brasileira: este é o objetivo do Festival Eco Subterrâneo, que teve início nesta quarta-feira, 16, e prossegue até o próximo dia 28, com o lançamento de singles e videoclipes, e exibição de pocket shows e roda de samba, além de um minidocumentário. A programação completa pode ser conferida nas redes sociais do Sensorial Centro de Cultura e do espaço OAndarDeBaixo, idealizadores do projeto, o qual é organizado por meio da Lei Aldir Blanc em Minas Gerais. (Tribuna de Minas – Juiz de fora)

Sindicato elege nova diretoria

O Sindicato dos Produtores Rurais de Manhuaçu definiu a nova diretoria, em razão do falecimento do então Presidente Lino da Costa e Silva. A entidade também avança com novos projetos e melhorias para o atendimento às famílias do campo, a partir da ampliação das instalações físicas e novos serviços ao produtor. A nova diretoria para o quinquênio 2021/2026 é formada pelos seguintes associados: Antônio Teodoro Dutra (presidente), Márcio José Caldeira Rhodes (vice-presidente), Luiz Fernando Silva Aquino (vice-presidente), José Geraldo da Silva (1º secretário), Maria Amélia de Paiva Ferreira Braga (2º secretário), José Luiz de Aquino (1º tesoureiro), Flaviano da Silva Dutra (2º tesoureiro). (Diário de Manhuaçu)

Casarão será sede do Procon

A Prefeitura de Montes Claros está realizando as obras de reforma do Casarão dos Telles e Menezes, uma construção histórica que sediará a futura sede do Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon). A restauração está sendo realizada com verbas do acordo judicial celebrado pela Copasa com o Ministério Público, no valor de R$ 10 milhões, em 2016, devido à cobrança indevida da taxa de esgoto da população. O casarão estava em processo de deterioração, com risco de desabamento. No mesmo terreno, ainda será instalada a Escola de Defesa do Consumidor, que vai ampliar o trabalho já realizado pelo Procon, por meio de cursos de orientação sobre finanças e direitos do consumidor. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)