Coluna MG

Barbacena lidera vacinação

6 de março de 2021

Barbacena lidera o ranking em relação ao percentual de vacinação e aplicou 80,66% das doses que recebeu, enquanto Juiz de Fora aplicou 55,57%. Os dados são da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e dos vacinômetros das prefeituras. Com a chegada da 5ª remessa de vacinas na última segunda-feira, 2, as principais cidades do Campo das Vertentes e Zona da Mata – Barbacena, Juiz de Fora, Muriaé, São João del Rei, Viçosa e Ubá – receberam, desde janeiro, mais de 100 mil doses dos imunizantes (AstraZeneca e CoronaVac) contra a Covid-19.. (Folha de Barbacena)


O que você também vai ler neste artigo:

  • Nova variante em Ibitiúra
  • Poços continua em calamidade
  • Ufop participa de confirmação
  • Macrorregião de JF vacina 3,7%
  • Autistas terão carteirinha

Nova variante em Ibitiúra

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) foi oficialmente comunicada sobre a confirmação laboratorial de novas variantes da covid-19 em Minas Gerais. Um dos casos identificados no estado foi em Ibitiúra de Minas. Diante desse quadro, a SES intensificou ainda mais as investigações sobre a circulação das variantes no estado. A cepa P.2, em circulação no país desde outubro de 2020, foi confirmada em amostras da Fundação Ezequiel Dias em três municípios mineiros e, pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em 15 casos, distribuídos em 12 cidades. (Portal da Cidade- Andradas)

Poços continua em calamidade

O Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovou, na quinta-feira, 4, quatro projetos de resolução que reconhecem, até 30 de junho deste ano, a prorrogação do estado de calamidade pública ou o início dessa situação de exceção em 99 municípios mineiros, em decorrência da pandemia de covid-19. O município de Poços de Caldas está entre as cidades que terão este prolongamento de data, dentro do PRE 113/21. O Decreto Municipal 13.552 já havia prorrogado para 21 de março o prazo de vigência do estado de calamidade pública em Poços. (Jornal Mantiqueira- Poços de Caldas)

Ufop participa de confirmação

O primeiro caso de reinfecção por Sars-CoV-2 em Minas Gerais foi confirmado laboratorialmente na última segunda, 1º. O processo de detecção contou com participação de pesquisadores do Laboratório de Imunopatologia da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). O caso se refere a um paciente de 29 anos, médico, sem comorbidades ou imunodeficiências. Ele reside em Sabará, onde trabalha, e atende também em Belo Horizonte e Caeté. O primeiro diagnóstico veio em maio, a partir do exame RT-PCR. Na época, o médico teve sintomas da Covid-19, incluindo febre, mialgia, tosse seca, faringite e diarreia. Não houve necessidade de internação e a recuperação foi completa. (Jornal Voz Ativa- Ouro Preto)

Macrorregião de JF vacina 3,7%

Nos mais de 30 municípios mineiros que integram a macrorregião de saúde polarizada por Juiz de Fora, até aqui, 3,7% da população receberam pelo menos uma dose de vacina; percentual que cai para 1,9% quando se considera o contingente de pessoas que tomaram as duas aplicações necessárias. Os percentuais foram levantados com base em informações do “vacinômetro” mantido pelo Governo de Minas. As cidades que atingiram um maior contingente populacional foram Bias Fortes, que conseguiu vacinar 4,4% da população, Juiz de Fora, Olaria, Paiva e Pedro Teixeira, que deram a dose inicial a 3,9% de seus cidadãos. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

Autistas terão carteirinha

A partir de 10 de março de 2021, o município de Coronel Fabriciano dará um passo no reconhecimento da pessoa autista. O município vai iniciar a emissão da carteirinha de identificação do portador de TEA (Transtorno de Espectro Autista), como instrumento de direito e acessibilidade no dia-a-dia, no comércio, no trabalho e em todas as esferas do serviço público e privado. O objetivo é facilitar o acesso à carteirinha e assegurar às pessoas com autismo prioridade no atendimento e tratamento, sobretudo, nos serviços de saúde, educação e assistência social. (Diário do Aço- Ipatinga)

Rede de Notícias do Sindijori MG